Open/Close Menu A Paróquia de Nossa Senhora de Loreto quer ser comunidade de fé e de amor. Reúne numerosíssimos fiéis em movimentos, serviços e pastorais, espaço de convivência, de fraternidade, de acolhimento e partilha. Quer oferecer oportunidade para aprimorar convivência cristã em torno da Palavra e dos serviços de ajuda aos mais necessitados. Lugar de um culto sempre mais aprimorado, de louvor e de cursos de formação.

Unidos a missionários de todo o mundo, jovens, famílias e crianças e contando com uma grande parte de paroquianos da nossa Paróquia, mais uma vez a Juventude e Família Missionária viveu atendendo o chamado da Nova Evangelização o tríduo sacro na Semana Santa.

Esse ano, a cidade escolhida foi Vassouras, situada a 131 km da capital Fluminense. Distribuídos pelos povoados de Bacia de Pedra, Grecco, Massambará e São José dos Ferreiros, além de participar das atividades e promover a participação dos moradores locais nas mesmas, os missionários fizeram visitas porta a porta nas casas, falando um pouco sobre o tempo litúrgico vivido, fazendo orações ou simplesmente conversando e trocando experiências com pessoas de todas idades e religiões. Uma oportunidade de reacender a vivência desses dias tão importantes e muitas vezes também despertar nos corações que não conhecem a Cristo um pouco do seu amor por cada um de nós!

Rebecca Addum, Gisele Gonçalves, Mariana Souto e Cecília Mangiarini visitando as famílias na comunidade de Massambará – Vassouras

Além das atividades, os 250 missionários (sendo 150 participantes da Juventude e outros 100 da Família Missionária) receberam acompanhamento espiritual como confissão e direções espirituais, dados pelos padres e consagradas do Movimento Regnum Christi que os acompanharam nessa missão.

Resumindo as missões, a jovem Mariana Souto, participante do EAC Loreto diz que “as missões são um momento em que mergulhamos no amor infinito de Deus. Saímos para evangelizar e transmitir amor, voltamos evangelizados e sentindo o amor”. E é isso que de fato acontece, Deus reserva uma experiência pessoal para cada um daqueles que abre mão da sua zona de conforto para ser Ele mesmo para aqueles que não tem facil acesso aos sacramentos e à Palavra como nós temos nos centros urbanos.

 

João Pedro Valle, na celebração da Santa Cruz

Além da parte espiritual, os missionários tem atividades de integração entre eles e a comunidade como futebol, palestras, terço em equipe, campanhas (que funcionam como jogos de tabuleiros baseados em propósitos diários) e a oportunidade de conhecer realidades muito diferentes das que estão acostumados.

“A Juventude Missionária me proporcionou grandes experiências e me ensinou o quão importante é a Semana Santa. As missões nos mostram um lado do mundo que não vemos, como em Grecco (comunidade de Vassouras), o caso de uma senhora chamada Tereza que não perdeu a fé, mesmo em meio a muitas dificuldades, e muitas outras histórias e experiências que recebemos a cada ano.” – João Pedro Valle,18 anos, também participante do EAC e missionário pela 2ª vez.

A Juventude e Família Missionária está presente em diversos países e nasceu em Cotija de la Paz, Michoacán, no México em 1986. Desde lá em feriados como Páscoa, Nossa Senhora Aparecida e Corpus Christi ela promove missões de evangelização e humanitárias. Especificamente na Semana Santa, onde o mundo todo está em missão, chamamos de Megamissões por formarmos uma grande rede de evangelização.

O grupo de missionários unidos para a Santa Missa de encerramento, no domingo de Páscoa.

Siga-nos: