Histórico
É uma associação religiosa dirigida por leigos engajados na Igreja Católica Apostólica Romana. Foi fundada em 27 de maio de 1844, na Bélgica, pelo capitão do exército Huberto Henrique Belletable, sob orientação dos Padres Redentoristas, que logo se empenharam em difundi-la por toda a Europa.
A Liga Católica foi trazida para o Brasil em 1902, pelos Missionários Redentoristas holandeses, que, na cidade de Juiz de Fora-MG, fundaram a primeira Liga, existente até hoje.
No Brasil, o movimento ligüista se espalhou pelas principais cidades e tornou-se um importante instrumento de evangelização das pessoas e das famílias e continua atuante até os dias de hoje. É o homem orando e trabalhando na construção do Reino de Deus.
A primeira “Liga Católica Jesus, Maria, José” foi fundada na Igreja de Santo Afonso, na cidade do Rio de Janeiro, em março de 1908, com 125 homens.
Em 1919 contava com 1.239, só na igreja. Em 1924, no então Distrito Federal (Rio), havia 16 Ligas. Depois, as Ligas difundiram-se por vários Estados: Minas Gerais (22 Ligas), São Paulo (6 Ligas) e Espírito Santo (1 Liga) e ainda em Pernambuco (1 Liga) e Pará (2 Ligas).
Organização das Ligas Católicas
As Ligas Católicas são autônomas, isto é, são organizadas e dirigidas por leigos, pessoas da comunidade, que se reúnem na paróquia em que são desenvolvidas.
As diversas Ligas de uma cidade ou região formam uma Federação Arquidiocesana, sob a orientação espiritual do Bispo.
No Brasil, as Federações e Ligas são dirigidas pela Confederação Nacional das Ligas Católicas, com sede na Casa do Ligüista, em Campos-RJ, sob a coordenação e orientação dos Padres Redentoristas.
Liga Católica no Loreto
Em 21 de outubro de 2012 a Liga Católica do Loreto completou 88 anos.
Leia matéria em: https://www.loreto.org.br/jornal2012/dez2012_pag15.pdf