Valeu a Penna esperar
Após 12 anos a Igreja de Nossa Senhora da Penna inaugura seu Plano Inclinado
No último dia 24, a igreja da Penna inaugurou seu plano inclinado contando com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio, D. Orani e diversas autoridades. O projeto facilitará a chegada dos fieis até o topo da pedra do Galo, onde se encontra a igrejinha de Nossa Senhora da Penna, Padroeira de Jacarepaguá, que abençoa o bairro há 353 anos.
O projeto do Plano Inclinado surgiu em 2002, após a irmandade, que administra a igreja, notar a necessidade de inclusão, uma vez que muitos idosos e deficientes sofriam dificuldade para chegar ao santuário.
Para a festa da padroeira, realizada durante todo o mês de setembro, o plano inclinado já está em operação, auxiliando os fiéis na subida, já que para descer, “todo santo ajuda”. No mês de setembro a igreja possui um movimento maior que o comum, uma vez que as missas ocorrem aos domingos em dois horários, às 11h e às 18h.
A aparição de Nossa Senhora da Penna, ocorreu em 8 de setembro de 1661, quando uma criança escrava perdeu a vaca de um fazendeiro, e sendo ameaçado caso não a encontrasse, pediu a proteção da Virgem Maria. Ao olhar para cima, viu Nossa Senhora apontando para o local onde se encontrava a vaca. O fazendeiro presenciando tal fato ordenou a construção da igreja e alforriou o menino, sendo esta a primeira alforria registrada no Brasil Colonial.
Além desse, outros milagres também foram realizados por intercessão de Nossa Senhora. Quando a igreja passava por obras no ano de 1770, a água era trazida até o outeiro com grande sacrifício, foi quando um escravo de idade avançada pediu ajuda a Nossa Senhora da Penna, que fez correr água da pedra e mantém correndo até hoje, na chamada fonte da água milagrosa.
Também conhecida como padroeira da imprensa e protetora das artes e das ciências, Nossa Senhora da Penna atrai ao seu santuário, inúmeros fiéis, que durante todo o ano podem assistir as missas dominicais celebradas às 11h e ainda contemplar o visual de Jacarepaguá.
A nossa contracapa deste mês homenageia Nossa Senhora da Penna. Rogai por nós, santa mãe de Deus!
Por: Philipe Rabelo