Uma Construção de Amor

 

O dia 19 de setembro ficará marcado para sempre nos corações da família Betânia. Foi um evento inesquecível para a Instituição, que com os parceiros do Projeto Cozinha Escola e muitos amigos solidários, realizaram a cerimônia da Benção Inaugural, presidida pelo Padre Sebastião. Desde o ano 2000, a ASAB, ao receber em comodato da Arquidiocese uma casinha em ruínas, num terreno de 1.300 m², vem sonhando com melhorias, contando com parcerias solidárias.

A ASAB, na época recém fundada (03/12/1999), também estava sem teto, como os próprios destinatários da sua missão, adultos em situação de rua. Foi quando uma paroquiana, a psicóloga Luciene C. Giovannoni, conheceu a Irmã Elci, soube de seu projeto e convidou-a para falar com o Pároco Padre Victor sobre um imóvel na Praça Nossa Senhora do Loreto, herança doada à Arquidiocese e que estava desativado. Em homenagem póstuma (+19/09/2009) a essa primeira voluntária, sócia fundadora da ASAB, a atual Diretoria decidiu dar o seu nome à nova cozinha escola, como memória histórica de um legado deixado por ela, que foi a Estrela que conduziu a ASAB até o Loreto.

A cerimônia de inauguração foi uma festa de muita alegria e emoções, compartilhando os talentos dos acolhidos com música, cantos e abraços acolhedores. Todos unidos pela mesma causa, financiadores, colaboradores da campanha ”Construindo Solidariedade II”, funcionários, voluntários (alguns desde o ano 2000), grupos de abordagem de rua e parceiros: Instituto PHI, Consulado Geral da República Federal da Alemanha, Construtora Calçada, Banco Rio de Alimentos e Protege.  Na acolhida, uma surpresa: Um farto e apetitoso café da manhã oferecido pelo Buffet Platô e a exposição de produtos da horta orgânica do Sitio Betânia Jesus Mestre, Projeto Plantando Sustentabilidade, apoiado pelo Instituto Rio, também presente no evento.

O vice-diretor, sr. Nelson Lopes acolheu a todos dando boas vindas e deu-se início à cerimônia com a apresentação do vídeo histórico das cozinhas provisórias, desde o ano dois mil, sendo a primeira com um toldo cercado de prateleiras com alguns utensílios. Irmã Elci convidou as primeiras voluntárias, chamadas Mães de Betânia, para dar um breve depoimento sobre o primeiro café da manhã, servido por elas em julho do ano 2000. Foi emocionante elas narrarem que traziam alimentos preparados de casa, quando ainda estávamos de mãos vazias, para servirem aqueles irmãozinhos que chegavam na Betânia pela primeira vez.

O ritual da benção envolveu a todos na proclamação da passagem do Evangelho: Marta, Maria e Lázaro em Betânia (Lc.10,38-42). Padre Sebastião Cintra, iniciou o rito da Benção saudando a todos: “Irmãos e irmãs, o texto do Evangelho nos remete à Betânia de Jerusalém, onde Jesus era recebido pelos irmãos: Marta, Maria e Lázaro. Hoje invocamos essa presença de Jesus abençoando Betânia e seus moradores com sua nova cozinha”. Todos prosseguiram em procissão, com o canto dos acolhidos até o local, onde ao invés da tradicional fila, os acolhidos ficaram de mão dadas, expressando seus agradecimentos aos que ajudaram na construção da cozinha. João LuísPereira, o benemérito, arquiteto voluntário das obras na ASAB e Admir Gotardo, engenheiro e conselheiro na Diretoria da ASAB, com ex acolhidos que trabalharam na construção, entregaram a obra, retirando os painéis para a entrada do público.

O momento mais emocionante foi quando, após o depoimento da sócia fundadora Teresinha Donato e do irmão do Marco e esposa, a sra. Nely C. Giovannoni, mãe de Luciene, desesteirou a cortina que cobria a placa comemorativa, elevando suas mãos como se abraçasse a própria filha, sorridente e ali permanecendo por alguns instantes, como que num diálogo silencioso.

Após a benção de encerramento, agradecimentos e entrega de um tijolinho de lembrança do evento, o Sr. Amaral, diretor de relações externas, fez o convite para a próxima Campanha Construindo Solidariedade III:  “Nosso sonho continua, participem dessa nova Campanha divulgando e nos apoiando. Vamos transformar a nossa antiga casa verde em um amplo refeitório e salas de administração, complementando assim a obra da cozinha.  Queremos contar com vocês na realização de mais esse desafio, para garantir a sustentabilidade com eventos beneficentes e dignidade nas refeições de nossos irmãos aqui acolhidos”.

Associação Solidários Amigos de Betânia

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM