Um pouco da história do Apostolado da Oração

“O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, na França. O padre Francisco Xavier Guatrelet explicou como orações e sacrifícios poderiam levar preciosíssimo auxílio aos que já trabalham na Seara do Senhor.

As ideias propostas deram origem ao Apostolado da Oração, que se tornou conhecido em toda a França e, em seguida, às outras nações.

O padre Henrique Raviere foi o grande organizador do Apostolado da Oração e publicou um livro intitulado “O Apostolado da Oração, Santa liga de corações cristãos unidos ao coração de Jesus”. E em seguida criou uma revista mensal “Mensageiro do Coração de Jesus”.

No Brasil, o primeiro centro do Apostolado da Oração foi fundado em 30 de junho de 1867 em Recife. O padre Bartolomeu Taddei em 1871 fundou outros centros em nível diocesano e nacional.

Foi nomeado Diretor Nacional e estendeu a todos os estados, de tal forma que o Cardeal D. Sebastião Leme pode afirmar que “o crescimento espiritual do Brasil é obra do Apostolado da Oração”.

O Primeiro Congresso Católico Brasileiro foi celebrado em 1900 na Bahia, completado em São Paulo e Rio de Janeiro. Esses Congressos prepararam o caminho para a Ação Católica e Ação Social em nosso país.

O Apostolado da Oração revitalizou a prática da Religião tanto individualmente, como nas famílias com a Entronização do quadro ou imagem do Sagrado Coração de Jesus. A consagração do nosso país foi realizada oficialmente por ocasião do 36° Congresso Eucarístico Internacional, celebrado em 1955 no Rio de Janeiro.

Na nossa Paróquia, o Apostolado da Oração, foi fundado em 1882. Nesta ocasião falava-se muito em uma reforma do mundo, em consequência reforma na Igreja. O então Papa Leão XIII pronunciava que para que acontecesse essa “reforma” a Igreja precisaria da participação especial das famílias que eram convidadas a orarem o terço e a participarem da comunhão reparadora, o que caracterizava assim, a expansão do fundamento do Apostolado da Oração à construção de uma casa, onde devemos começar sempre pelo “alicerce” – oração e reparação, para chegarmos ao cume – vida de santidade.

Só em 1902, que o padre Climério enviou oficialmente para a diocese o comunicado da fundação do Apostolado da Oração em nossa paróquia, passando a funcionar reconhecidamente a partir deste dia. O mesmo padre deu início às comunhões reparadoras nas primeiras sextas – feiras do mês, em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus.

De 1916 a 1921 o padre Magaldi intensificou o movimento com a reza do terço e as comunhões reparadoras para todos os fiéis. Em janeiro de 1921, o padre Luiz Balzarotti, primeiro barnabita a assumir a Paróquia, deu continuidade e ênfase. P. Paulo Lecourieux, o segundo pároco barnabita (1923-1933), deixou escrito em seu relatório anual, como estava preocupado com as distâncias que os fiéis tinham que percorrer para participarem da comunhão reparadora, gostaria de sugerir que essa prática fosse feita no domingo e não só na primeira sexta feira. As capelas mais distantes, como Vargem Grande, estavam a mais de 25 quilômetros da matriz.

Segundo os Novos Estatutos, os membros do Apostolado da Oração, colaboram na salvação do mundo pela união vital com Jesus por meio do oferecimento de cada momento e atividades diárias, vividas no espírito do Sacrifício Eucarístico, de doação e serviço. Colaboram, imitando Jesus que ensinando e praticando as obras de misericórdia, propagava o reino de Deus”.

Dilma e Dayse, membros do Apostolado da Oração
da Paróquia Nossa Senhora de Loreto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM