Terço dos Homens
Pais de Família em busca de espiritualidade
Tentar definir o termo pai é reprimir toda grandiosidade de um sentimento que é muito maior do que os padrões impostos pela sociedade ao longo dos anos, limitando-os à genitores ou patriarcas da família. Não é de hoje que, assim como as mulheres, que vem lutando pelo seu espaço no mundo, os homens, cada vez mais tem se firmado como alicerces no seio familiar, compartilhando com a mãe a presença ativa e afável no cuidado com os filhos, com a casa e com a vida espiritual.
Hoje nós somos filhos desses pais, no amanhã seremos pais deles, e um dia, quem sabe, nossos filhos não serão nossos pais? De sangue ou de coração, não existe um formato único, nem um padrão a seguir, pois o amor se reconhece através da alma. Ser pai é ser o eixo vital nos momentos de amor, mas também, ser o parceiro que chega com a voz embargada para dar um abraço nos momentos de dor. A recompensa desse pai será sempre a felicidade do filho. O amor que ele carrega é imensurável e a sua jornada é infinda.
Em pleno mês de comemorações pelo dia dos pais, a edição de agosto de O Mensageiro levanta o papel da figura masculina na esfera familiar e cristã, despertando para a importância da integração do homem nos movimentos da comunidade.
Dessa forma, fomos conhecer um pouco de um grupo que reúne homens no seio da igreja, homens que são filhos e que também são pais. Homens que se reúnem, semanalmente, para a oração do santo terço, e que acima de tudo buscam o aprofundamento na fé cristã, no amor de Deus e na caridade para com os seus irmãos.
Ao longo dos anos, segundo o Pe. Etienne Richer ,“ já se conhecia e praticava uma devoção mariana caracterizada por numerosas Ave-Marias, com prostrações rítmicas em honra de Nossa Senhora, primeiro em comemoração das suas alegrias, depois dos seus sofrimentos”. O nome “rosário” começou associado a esta prática.
E desde os tempos mais remotos, a presença da mulher no seio da igreja é predominante, enquanto que o homem é atraído facilmente para outros compromissos, muitas vezes se distanciando de um comprometimento maior com o espirito. O terço dos homens também é uma campanha em prol da família, sendo um alicerce de fortalecimento, estreitando os laços da fé, de amor e união.
Na igreja Nossa Senhora do Loreto, o terço dos homens foi fundado há três anos, e semanalmente reúne um grupo para a oração do santo terço. Conversamos com o coordenador Leonardo James, que nos contou um pouco sobre o grupo que atua na paróquia.
1 – Qual o objetivo do terço dos homens, e de que forma ele atua na comunidade?
O objetivo do Terço dos Homens é despertar entre os homens o comprometimento com a oração, com a fé, com a evangelização, com a mudança de vida e o amor ao irmão necessitado. Com o Terço dos Homens esperamos alcançar grandes graças religiosas e pessoais, além de transformações de vidas, como testemunhos de amor, exemplos de caridade e gratidão.
2 – Por que só homens?
Sabemos que é mais difícil os homens se dedicarem à oração cotidiana, e temos neste momento um espaço para nos aprofundarmos na oração, na escuta da palavra e na meditação dos mistérios da vida de Cristo. Além, de podermos levar para nossos lares um espírito revigorado e são, fortalecendo a família através do amor. Porém, as mulheres que assim desejarem, também podem participar, pois, o terço é dos homens, mas a casa é de Deus. Atualmente temos a participação efetiva de três mulheres que recitam os mistérios.
3 – Os encontros são sempre as terças na paróquia, ou o grupo também se reúne em outro lugar?
Seguimos a rotina dos encontros às terças-feiras, mas estamos com um projeto da recitação do terço pelo menos uma vez por mês, também na casa de um dos participantes.
4 – Costumam colocar as intensões dos membros do grupo nas orações?
Sim, no final da celebração nos reunimos em frente ao altar e colocamos as orações pessoais, clamando pela intercessão de Nossa Senhora por cada intenção que carregamos em nossos corações.
5 – Estamos falando de homens no seio da igreja, e de pais/filhos no âmbito familiar. E já que estamos nos mês dos pais, no que diz respeito ao relacionamento familiar, a participação no terço ajuda de alguma forma?
Venho de uma família extremamente Mariana, meu Pai era um mariano fervoroso, que já se encontra no Reino do Céu. Acredito que quem dobra seu joelho e clama pela intercessão de Maria junto ao seu filho Jesus, consegue todas as graças que necessita para sua vida. Pede à mãe que o Filho atende!
E, certamente, a participação em um movimento cristão, nos aprofundando na fé, nos direcionando no caminho do bem, possibilitando-nos viver dentro do amor de Deus e da comunhão com o Espírito Santo, só vem a agregar no relacionamento familiar, seja com os filhos, pais ou esposas.
6 – Qual o procedimento para quem queira fazer parte do movimento?
Basta comparecer toda terça-feira às 20:30h na paróquia do Loreto, onde disponibilizamos apostilas para que sejam meditados os mistérios do santo terço.
Reservem um tempinho nas suas agendas, é muito importante criarmos um espaço para a comunhão com Deus e Nossa Senhora, além de alimentarmos a nossa saúde espiritual. Juntem-se a nós e sejam muito bem-vindos!
Aproveitamos também a oportunidade para desejar um Feliz dia dos Pais a todos!
Entrevista: Luciana Magalhães