Terço dos Homens

Pais de Família em busca de espiritualidade

Tentar definir o termo pai é reprimir toda grandiosidade de um sentimento que é muito maior do que os padrões impostos pela sociedade ao longo dos anos, limitando-os à genitores ou patriarcas da família. Não é de hoje que, assim como as mulheres, que vem lutando pelo seu espaço no mundo, os homens, cada vez mais tem se firmado como alicerces no seio familiar, compartilhando com a mãe a presença ativa e afável no cuidado com os filhos, com a casa e com a vida espiritual.

Hoje nós somos filhos desses pais, no amanhã seremos pais deles, e um dia, quem sabe, nossos filhos não serão nossos pais? De sangue ou de coração, não existe um formato único, nem um padrão a seguir, pois o amor se reconhece através da alma. Ser pai é ser o eixo vital nos momentos de amor, mas também, ser o parceiro que chega com a voz embargada para dar um abraço nos momentos de dor. A recompensa desse pai será sempre a felicidade do filho. O amor que ele carrega é imensurável e a sua jornada é infinda.

Em pleno mês de comemorações pelo dia dos pais, a edição de agosto de O Mensageiro levanta o papel da figura masculina na esfera familiar e cristã, despertando para a importância da integração do homem nos movimentos da comunidade.

Dessa forma, fomos conhecer um pouco de um grupo que reúne homens no seio da igreja, homens que são filhos e que também são pais. Homens que se reúnem, semanalmente, para a oração do santo terço, e que acima de tudo buscam o aprofundamento na fé cristã, no amor de Deus e na caridade para com os seus irmãos.

Ao longo dos anos, segundo o Pe. Etienne Richer ,“ já se conhecia e praticava uma devoção mariana caracterizada por numerosas Ave-Marias, com prostrações rítmicas em honra de Nossa Senhora, primeiro em comemoração das suas alegrias, depois dos seus sofrimentos”. O nome “rosário” começou associado a esta prática.

E desde os tempos mais remotos, a presença da mulher no seio da igreja é predominante, enquanto que o homem é atraído facilmente para outros compromissos, muitas vezes se distanciando de um comprometimento maior com o espirito. O terço dos homens também é uma campanha em prol da família, sendo um alicerce de fortalecimento, estreitando os laços da fé, de amor e união.

Na igreja Nossa Senhora do Loreto, o terço dos homens foi fundado há três anos, e semanalmente reúne um grupo para a oração do santo terço. Conversamos com o coordenador Leonardo James, que nos contou um pouco sobre o grupo que atua na paróquia.

 

1 – Qual o objetivo do terço dos homens, e de que forma ele atua na comunidade?

O objetivo do Terço dos Homens é despertar entre os homens o comprometimento com a oração, com a fé, com a evangelização, com a mudança de vida e o amor ao irmão necessitado. Com o Terço dos Homens esperamos alcançar grandes graças religiosas e pessoais, além de transformações de vidas, como testemunhos de amor, exemplos de caridade e gratidão.

 

2 – Por que só homens?

Sabemos que é mais difícil os homens se dedicarem à oração cotidiana, e temos neste momento um espaço para nos aprofundarmos na oração, na escuta da palavra e na meditação dos mistérios da vida de Cristo. Além, de podermos levar para nossos lares um espírito revigorado e são, fortalecendo a família através do amor. Porém, as mulheres que assim desejarem, também podem participar, pois, o terço é dos homens, mas a casa é de Deus. Atualmente temos a participação efetiva de três mulheres que recitam os mistérios.

 

3 – Os encontros são sempre as terças na paróquia, ou o grupo também se reúne em outro lugar?

Seguimos a rotina dos encontros às terças-feiras, mas estamos com um projeto da recitação do terço pelo menos uma vez por mês, também na casa de um dos participantes.

 

4 – Costumam colocar as intensões dos membros do grupo nas orações?

Sim, no final da celebração nos reunimos em frente ao altar  e colocamos as orações pessoais, clamando pela intercessão de Nossa Senhora por cada intenção que carregamos em nossos corações.

 

5 – Estamos falando de homens no seio da igreja, e de pais/filhos no âmbito familiar. E já que estamos nos mês dos pais, no que diz respeito ao relacionamento familiar, a participação no terço ajuda de alguma forma?

Venho de uma família extremamente Mariana, meu Pai era um mariano fervoroso, que já se encontra no Reino do Céu. Acredito que quem dobra seu joelho e clama pela intercessão de Maria junto ao seu filho Jesus, consegue todas as graças que necessita para sua vida. Pede à mãe que o Filho atende!

E, certamente, a participação em um movimento cristão, nos aprofundando na fé, nos direcionando no caminho do bem, possibilitando-nos viver dentro do amor de Deus e da comunhão com o Espírito Santo, só vem a agregar no relacionamento familiar, seja com os filhos, pais ou esposas.

6 – Qual o procedimento para quem queira fazer parte do movimento?

Basta comparecer toda terça-feira às 20:30h na paróquia do Loreto, onde disponibilizamos apostilas para que sejam meditados os mistérios do santo terço.

Reservem um tempinho nas suas agendas, é muito importante criarmos um espaço para a comunhão com Deus e Nossa Senhora, além de alimentarmos a nossa saúde espiritual. Juntem-se a nós e sejam muito bem-vindos!

 

Aproveitamos também a oportunidade para desejar um Feliz dia dos Pais a todos!

Entrevista: Luciana Magalhães

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM