Tempo do Advento
“Abri caminho para o Senhor! (…) rasgai estrada para o nosso Deus!”
Este grito de esperança de Isaías ecoa em meio ao povo de Israel, que há 50 anos se encontra no exílio da Babilônia. Como podemos preparar-lhe o caminho?
Todo ano, quando chega o Natal, ouvimos este convite. Deus que, desde sempre, manifestou este desejo de estar com seus filhos, vem “morar entre nós”
Também hoje, “Ele bate à nossa porta e deseja entrar, deseja tomar a refeição conosco”. Mas para que Ele possa entrar na nossa vida, é preciso remover os obstáculos.
Já não se trata de rasgar os caminhos, mas de abrir-lhe o coração. O próprio Jesus enumera algumas das barreiras que fecham o nosso coração: ambições desmedidas, inveja, calúnia, orgulho, adultérios, roubos… Às vezes é o rancor contra parentes ou conhecidos, são os preconceitos raciais, é a indiferença diante das necessidades de quem está ao nosso lado, a falta de atenção e de amor na família.
Diante de tantos obstáculos que impedem o nosso encontro com Deus. Ele faz novamente o convite : “Preparai o caminho do Senhor. Endireitai as suas veredas” (Lc 3,4)
Como podemos preparar este caminho?
Pedindo perdão toda vez que nos damos conta de que levantamos uma barreira. Dificultando a comunhão com Ele. É um ato sincero de humildade e de verdade com o qual nos apresentamos a Ele tais como somos, declarando a nossa fragilidade, os nossos erros, os nossos pecados.
É um ato de confiança com o qual reconhecemos o seu amor de Pai misericordioso e rico em bondade. É a expressão do desejo de melhorar e de recomeçar.
Podemos ainda contar com a enorme ajuda da confissão pessoal, que é o sacramento do perdão de Deus. É um encontro com o Senhor, ao qual podemos pedir perdão por do todos os erros cometidos. Dali saímos com a certeza de termos sido renovados e com a alegria de nos sentimos verdadeiros filhos de Deus.
Nossa Paróquia nos oferece muitas oportunidades para nos prepararmos para o Natal. Começamos o mês de dezembro com a novena de Nossa Senhora de Loreto e a sua festa no dia 10 de dezembro . A novena de Natal, quando tantos grupos meditam e decidem partilhar com os menos favorecidos, para que o Natal seja um momento de verdadeira fraternidade. Além do Mutirão de confissões, que neste ano será no dia 19, nossos sacerdotes atendem todos os dias inclusive à noite confissões individuais para aqueles que desejam se preparar de acordo com o chamado de Isaías: “Abri caminho para o Senhor!”