Temas Bíblicos – set2017

 

(13) Chave de leitura da Bíblia   A espiral da linha doutrinária                              

                Aquilo que nos permite entender a Revelação em todo o seu conteúdo é a descoberta da sua linha doutrinária, cujo princípio é o fato de ser fruto da inspiração que tem sua origem no Espírito Santo. O seu desenvolvimento final é fruto da argumentação da Catequese apostólica que, seguindo a prática da reflexão sapiencial em Israel, soube ver na pessoa de Jesus a realização da Profecia, enquanto, sempre guiada pelo Espírito, anunciou a sua condição messiânica divina. Fruto desta sua atividade evangélica foi o anúncio da nossa salvação em Jesus Cristo, da participação deste da Vida Trinitária com o Pai e o Espírito, da adoção filial da qual participam todos aqueles que dão a sua adesão de fé ao Filho que o Pai consagrou e enviou ao mundo.

                A espiral da doutrina que abraçamos, historicamente, tem como ponto de partida a ação dos profetas que, por sua vez, nos leva a descobrir que ela tem como fundamento a iniciativa pedagógica de Deus, que, desde sempre, determinou tornar os homens participantes da sua natureza divina. Para atuar o seu plano, Deus, diante do fracasso do homem, provocado pela sua rebeldia, sempre pensando no Filho que enviaria e se tornaria “o cordeiro imolado que tira o pecado do mundo”, anunciou uma Descendência, nascida de mulher no meio do povo escolhido, que resultou ser “o filho da Virgem”, profetizado por Is 7,14.

                Com Jesus, portanto, se realiza o Plano de Deus que os Apóstolos nos anunciam sob a inspiração do Espírito Santo, enquanto chega a nos anunciar a Vida trinitária em Deus, a partir da condição divina de Jesus, qual foi manifestada pela sua glorificação.

                A partir da compreensão que nós temos agora da Vida do Verdadeiro, podemos retomar a leitura da Escritura, começando pela criação, reconhecendo que tudo tem origem de uma ação trinitária, na qual se revela a Sabedoria e o Poder do Deus único existente, aquele que a reflexão sapiencial dos escribas de Israel chegou a definir como “Bondade”.

                A obra da criação começa nos apresentando os atributos deste Deus: o seu poder, a sua sabedoria, a sua beleza e a sua bondade. A história de Israel dele nos revela a sua misericórdia e fidelidade. A obra da redenção, através de Jesus, o Cristo, nos revela a sua santidade.

                Pelo fato que o cristão encontra na Bíblia a plenitude da revelação, isto é, o conhecimento de Deus e do seu Plano de glorificação do homem através de Jesus Cristo, o Filho que, “chegada à plenitude dos tempos nasceu de mulher… para que recebêssemos a adoção filial” (Gl 4,4), a ela deve sempre voltar para que a “Palavra habite nele abundantemente” (Cl 3,16). Ela é o “pão nosso de cada dia” que Jesus nos ensina a pedir porque, como sempre ele nos ensina, no momento em que vence o tentador, “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4).

                Uma vida cristã, por consequente, vivida na procura do “que é bom, do que agrada a Deus e do que é perfeito” (Rm 12,2), é a condição da serenidade nossa diante do julgamento de nosso Senhor Jesus Cristo, quando da sua vinda. É, também, a condição necessária para sermos “livrados de todo Mal”, por termos, como bem nos ensina Paulo “esperado com amor a sua manifestação” (2Tm  4,8).

 

Pe. Fernando de Capra

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais