Temas Bíblicos – outubro 2017

 

Carta aos colossenses (1) Conteúdo da carta                    

 

                Estamos nos anos 61-63. Paulo vive prisioneiro em Roma. Epafras, fundador da comunidade de Colossos, leva ao conhecimento de Paulo o perigo que ameaça os fiéis daquela comunidade por causa de cristãos judaizantes que querem promover o culto aos anjos, considerados como poderes celestiais, principados, potestades, dominações que regem o universo, à volta à circuncisão, a prática de festas judaicas, da lua nova e do sábado e a observância de prescrições acerca dos alimentos. Paulo, pela autoridade de Apóstolo, que lhe é própria, escreve a Carta aos Colossenses, para socorrê-los e salvá-los de desvios que os privariam do prêmio da herança reservadas aos santos.

                Lembra aos fiéis daquela Igreja que devem ater-se à pregação dos Apóstolos e dos seus colaboradores que, por vontade de Deus, anunciaram o Evangelho de Jesus Cristo, a Palavra da Verdade que produz fruto no mundo inteiro. Foi ela que neles suscitou a fé, promoveu a vida de caridade e a esperança de um prêmio eterno. Devem, agora, levar à perfeição o que a graça de Deus lhes comunicou, até viver “o amor no Espírito” (1,8), para chegar ao pleno conhecimento de Deus, em toda sabedoria e discernimento espiritual. O ponto de partida é o crescimento na fé, mediante o aprofundamento da Palavra, até a compreensão do Mistério de Deus que é Cristo, riqueza da Glória e esperança da Glória, o Filho, o Amado, no qual temos a remissão dos pecados. Por ele, Deus nos arrancou das trevas e nos transportou no seu reino.

 Ele é a imagem do Deus invisível, segundo a qual devemos proceder, uma vez que nos propomos nos despojar do homem carnal para nos revestirmos do homem espiritual. Ele é o Criador de tudo, incluídas as ordens angelicais que governam o universo. Ele é a Cabeça do seu Corpo que é a Igreja. Nele está a primazia porque Deus se comprazeu em fazer habitar nele, corporalmente, a Plenitude da Divindade. Com a sua morte, reconciliou com Deus Pai os que estavam no pecado, para apresentá-los santos, imaculados e irrepreensíveis diante dele.

                “Por ele completo, – diz Paulo- na minha carne, o que falta à paixão de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja. Regozijo-me nas tribulações que, enquanto produz em mim a morte, produzem nos fiéis a vida. Quero apresentar a Deus todos os homens irrepreensíveis na sua santidade”. Por isso, Paulo declara aos colossenses que pede nas suas orações, que cresçam na compreensão de Cristo, com toda sabedoria e entendam que é nele que devem se edificar, firmemente alicerçados. A figura passou. Existe uma única realidade que é a Igreja, corpo de Cristo. Dela, Cristo é a Cabeça, que nutre e faz crescer os seus membros entre si coesos e bem estruturados. Por que cair novamente na escravidão das trevas, uma vez que fomos despojados dos nossos membros carnais? Por que viver no temor das ordens angelicais e voltar à prática da circuncisão, das festas e de tradições humanas? Levemos à perfeição a nova criatura na qual nos transformamos quando, pelo Batismo, ressurgimos com Cristo, podendo ser perfeitos como é perfeito o nosso Pai que está no céu, na compaixão e na bondade, imitando Cristo na humildade e na mansidão, para sermos longânimes, perdoando as ofensas e sendo misericordiosos para alcançarmos misericórdia.

                Portanto, que a Palavra habite em nós ricamente. Exortemo-nos com sabedoria. Admoestemo-nos. Vivamos em ação de graças ao celebrarmos o Plano de Deus que se realizou em Cristo Jesus. Que a nossa vida seja um testemunho, para experimentarmos a alegria da nossa imolação em Cristo.

                 Pe. Fernando de Capra

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM