Temas Bíblicos – Mar2017

Chave de leitura da Bíblia – As linhas da Revelação       
 

          Advertida a linha teológica da bíblia que nos permite estabelecer a unidade temática das Escrituras, destas podemos ainda mais compreender o conteúdo quando nos apercebemos que devemos ter presentes as seguintes linhas de interpretação:

1ª)  a ação pedagógica de Deus, atento em realizar o seu plano de divinização do homem;

2ª) a linha profética, pela qual Deus nos manifesta, de forma direta, a sua verdade e a sua vontade;

3ª) a linha sapiencial, fruto da reflexão dos sábios em Israel, promovida pela profecia;

4ª) a linha cristológica que visa anunciar um Salvador.

               A linha pedagógica de Deus nos mostra quão atento é o Criador com a sua criatura. Ele a conhece em cada fibra do seu ser e, por tê-la criado à sua imagem e semelhança, a destina a reinar sobre a criação. E ainda mais: quer que, passando por uma redenção, chegue a uma divinização que a torne capaz de participar da sua própria vida. Isto se dará por sua intervenção misericordiosa, claramente manifestada pela profecia de Is 7,14, desenvolvida, posteriormente, pela reflexão sapiencial de Gn 3.

A linha profética é aquela que nos revela tudo o que Deus quer que dele conheçamos. Essa revelação é feita pelos homens aos quais Deus se revela diretamente. Devido à forma segura e rica com que Deus nos fala nos é dado mergulhar num oceano de verdade. A partir do Deus criador, passamos a conhecer o Deus da história de Israel, no seu amor misericordioso. Quando chegamos à revelação que Jesus nos concede, chegamos ao conhecimento da grandiosidade do plano e da forma extraordinária pela qual se realiza, porque o homem Cristo Jesus é de condição divina. Ele realiza na sua humanidade a Glória que Deus quer comunicar ao homem. Pelo Filho que tudo nos revela do Pai, chegamos a compreender o que o Espírito, terceira pessoa da Ssma. Trindade, quer realizar em nós. A profecia, com o Apocalipse, chega a nos falar expressamente das “coisas que devem acontecer em breve”. Trata-se da condição gloriosa da multidão que “lavou as suas vestes no sangue do Cordeiro”, a Jerusalém celeste que se dessedenta, haurindo as águas cristalinas que saem debaixo do trono de Deus e do Cordeiro (At 22,1).

               A linha sapiencial é aquela que encontramos nos livros que aprofundam os conteúdos da revelação profética e que acabam merecendo o reconhecimento da tradição religiosa de Israel. A sua mais rica manifestação se encontra nos Evangelhos que resumem em si a mensagem de Jesus que nos foi transmitida pelos Apóstolos, sob inspiração do Espírito Santo. Tudo o que, por Deus, é anunciado pelos seus profetas e, em particular, por Jesus que vem (gr.: o erkómenos, título divino) com o Espírito, é aprofundado, pelo mesmo Espírito, em virtude da comunicação que nos faz dos seus dons, para que a graça do Verdadeiro aja e faça crescer em nós a vida divina de filhos adotivos.

               A linha cristológica é aquela que nos permite acompanhar a forma segundo a qual se realiza o plano de Deus, a partir da sua determinação de resgatar o homem da sua condição de pecado através da Descendência da Mulher, isto é, através de um membro da estirpe humana. Anunciado profeticamente é, afinal, reconhecido pela Igreja apostólica que, sob a inspiração do Espírito Santo, o reconhece de condição divina e no-lo anuncia na condição de Filho, “constituído com poder, Senhor da Igreja, em Espírito de Santidade” (Rm 4,4).

 

Pe. Fernando Capra

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais