Temas Bíblicos – jun2017

Chave de Leitura da Bíblia – 1Pd 1,10-16

 

               Para Pedro, aquilo que nos foi concedido e é continuamente desenvolvido por Nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da Igreja, que se revelou Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dos mortos, tornado de “alma vivente, Espírito vivificante” (1Cor 15,45), pode ser definido somente com uma palavra: graça.

Isto nos ajuda a compreender Jo 1,17: “A graça e a verdade nos vieram por meio de Jesus Cristo”, a Palavra da Vida, a Vida, a Vida eterna que se manifestou, o Eu sou, o Filho do Homem, Glória de Iahweh, o Unigênito Deus que, no seio do Pai, está voltado para o Pai.

É a riqueza da qual usufruem os que respondem ao chamado, daqueles que Deus quer tornar conformes ao seu Filho e que, portanto, são justificados e santificados em vista de uma glorificação.

Por eles, Jesus rezou dizendo: “Não peço somente por aqueles que me destes; rezo, também por aqueles que crerão em mim por causa das suas palavras, para que sejam um” (Jo 17,20), segundo o processo que deve ser comum a todos: apóstolos e profetas, evangelistas doutores e pastores, juntamente com os fiéis que eles devem apascentar. Essa vasta religião, anunciada na sua plenitude e com fidelidade pelos que foram enviados, assistidos pelo Espírito Santo, torna-se ainda mais importante aos nossos olhos quando pensamos que foi prenunciada por profetas, incapazes de imaginar a importância dos últimos tempos, que são os nossos (Hb 1,2), e a própria condição divina do Cristo, enquanto, pelo Espírito, chegavam a anunciar que devia sofrer para entrar na Glória.

O Espírito que suscitava neles a profecia é o mesmo que, depois de ter suscitado em Jesus o testemunho que o levava a proclamar que as suas palavras não eram suas, mas do Pai que o enviara, que o Pai estava com ele, que ele fazia somente o que via o Pai fazer, que a ele o Pai concedeu o mesmo poder de julgar e de ressuscitar para que todos o honrem, assistiu os Apóstolos para lhes recordar tudo o que Jesus tinha ensinado. 1Jo fala com veemência desse testemunho que está nos Apóstolos e que lhes possibilita  proclamar que são de Deus e que os que os ouvem são da verdade. Os que não os ouvem têm o seu espírito dominado pelo erro.

Esse Espírito é o mesmo que suscita nos fiéis o testemunho acerca da verdade, tendo como ponto de referência a palavra recebida pelos Apóstolos. O fiel possui um tesouro em virtude da sua fé em Cristo Jesus.

A ação do Deus Trinitário, a riqueza da Glória que nos espera, a profundeza do Mistério que é Cristo, que nos falou nos últimos tempos e que foi revelado Filho de Deus pela sua ressurreição dos mortos, segundo as Escrituras, nos levam a uma radical transformação das nossas mentes e à santificação, na obediência aos mandamentos de Cristo Jesus. Na vigilância, esperando a Vinda do Senhor, despojados das paixões da carne, os discípulos vivem a santidade segundo o modelo que Jesus apresentou no discurso da montanha: “Sejais perfeitos como é perfeito o vosso Pai que está nos céus”.

 

Padre Fernando Capra

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais