Temas Bíblicos – Fev2017

 

(6) Chave de leitura da Bíblia – Linha doutrinária             

 

O livro do Êxodo desenvolve o tema anunciado com a promessa, por parte de Deus, que encontramos em Gn 3,15. Deus ouve os clamores do seu povo oprimido pela escravidão dos egípcios e, movido pela compaixão, decide libertá-lo. O memorial perpétuo da libertação será a páscoa. Moisés é o líder que Deus suscita para guiar Israel até a pátria prometida. Ao longo da caminhada no deserto, Deus providencia o alimento e marca a sua presença com a sua tenda. O autor do livro registra as vicissitudes que mostram como o povo tende a voltar à prática da idolatria, enquanto lembra a aliança de Israel com o seu Deus e registra as murmurações do povo rebelde, que acabam lhe merecendo a morte, privando-o, dessa forma, de entrar no repouso prometido.

Estamos diante de um manual catequético, de uma coletânea de reflexões que visam instruir o povo para que sirva com fidelidade o seu Deus. Historicamente, essas exortações foram escritas após a volta do exílio de Babilônia, enquanto a escravidão e a libertação são partes de um enredo histórico habilmente construído. Na mesma linha do Êxodo está o livro dos Números. O Deuteronômio resume os acontecimentos da peregrinação no deserto para que, pela sua leitura, sejam lembrados para sempre e, dessa forma, o povo nunca se esqueça do seu Deus.

O livro de Josué, colocado depois do Deuteronômio, celebra de forma épica, o dom que Deus fez a Israel, apresentado em Gn 12-50 através da migração de Abraão com Lot, da Mesopotâmia até a Palestina.

Enquanto nos é dado acompanhar a exposição doutrinária, nos é dado constatar o enredo histórico que o autor constrói com a sua habilidade literária. Isto nos permite afirmar com segurança que a doutrina apresentada é fruto de uma tradição inspirada pela ação dos profetas, enquanto a narrativa que serve de suporte da verdade revelada é fruto da habilidade literária do autor do livro. Esta constatação é muito importante para sempre lermos a Escritura atentos, particularmente, à doutrina que Deus quer nos transmitir através da ação profética de homens que falaram em virtude do carisma da profecia ou pelos dons da ciência e do entendimento.

A ação do Espírito Santo através da reflexão sapiencial dos que escreveram os livros dos Provérbios, do Eclesiástico, do Eclesiastes e da Sabedoria é mais do que evidente. Não é para esquecer, contudo, que ela está presente também quando o autor escreve textos como aqueles do livro dos Juízes, de Samuel, dos Reis, embora, nesses casos, deve ser feita uma clara distinção entre aquela que é inspiração e aquilo que é contribuição, fruto da habilidade literária, de cada autor. Deve-se notar que, também quando os textos são eminentemente proféticos, a redação da verdade revelada se dá através do estilo literário próprio de cada autor. Por exemplo, diferente é o estilo de Jeremias do estilo de Ezequiel.

A pregação apostólica se deu segundo esta linha da reflexão sapiencial da tradição judaica, que vemos refletida nos evangelhos. Por este motivo é importante lê-los atentos em discernir entre a forma literária de cada evangelista e a verdade que ele quer apresentar através das suas narrativas. O mesmo acontece quando abordamos o texto do Apocalipse, momento em que estamos diante de uma escatologia apresentada com uma linguagem exclusiva, qual é a linguagem apocalíptica.

http://comentariosbiblicospadrefernandocapra.blogspot.com.br/p/premissas-processo-do-conhecimento.html

Pe. Fernando Capra

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM