Temas Bíblicos – 1Jo (1) Introdução (II)

Pela carta de Paulo aos romanos sabemos que os ensinamentos apostólicos carregam em si a força do Espírito, em virtude do carisma pelo qual, após ter fundado as igrejas, os Apóstolos eram chamados a levá-las à perfeição de vida em Cristo. Em 1Jo vemos o carisma apostólico aplicado a todos os pontos da vida cristã. Isto nos é lembrado pelo que João repete insistentemente quando diz: “Isto vos escrevo…”. Os pontos da mensagem de Jesus são: 1º) a purificação dos pecados; 2º) a observância dos mandamentos que Ele nos deixou; 3º) a comunhão de fé com os Apóstolos. São verdades caras ao Apóstolo, porque são condição de vida eterna. Por isso, faz apelo a uma resposta que parta de uma vida cristã participada pela comunhão do Espírito. São Paulo tinha feito o mesmo apelo escrevendo aos Filipenses quando os exortava a uma unidade de sentimentos, superadas as divergências causadas pela animosidade. Aqui João a expressa em relação a princípios doutrinais essenciais para estar em comunhão de vida com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.

Os temas da carta são apresentados em 1,5-7 e têm um primeiro desenvolvimento nos primeiros dois capítulos. Através de retomadas, João, ao longo da carta, se estende no seu desenvolvimento.

A parte final do epílogo nos revela toda a grandeza da vida cristã. O Filho de Deus nos deu o espírito de entendimento para chegarmos ao conhecimento do Verdadeiro. Pela purificação e observância dos mandamentos, de fato, estamos em Jesus Cristo, o Filho, em virtude do Espírito da verdade. Com isto, estamos em Deus, o Verdadeiro.

 

Os temas tratados, como já vimos, são claramente indicados pela locução: “Isto vos escrevo…”. A última das motivações é a alegria do Apóstolo. A perspectiva é escatológica, abertamente indicada no final da primeira argumentação sobre os anticristos: “Agora, pois, filhinhos, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos plena confiança e não sejamos confundidos, por estarmos longe dele, na sua Vinda” (2,28). A purificação dos pecados é o tema indicado em 2,1. Ele abrange 1,8-2,2. A observância dos mandamentos é tratada de 2,3 até 2,11. O seu tema é indicado em 2,8: “É um mandamento novo que vos escrevo”. Quando pede aos fiéis que se atenham ao testemunho do Espírito no que se refere à doutrina sobre o Filho de Deus, diante da ameaça dos anticristos, espíritos que negam ser Jesus o Cristo, o Filho que veio na carne, o tema é indicado em 2,21: “Isto vos escrevi não porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis e porque nenhuma mentira procede da verdade” e abrange 2,18-28. A carta, portanto, se dirige àqueles que creem que Jesus é o Filho e que por ele têm a vida eterna para que se atenham a essa fé da qual o Espírito neles dá testemunho.

A condição do Filho, que a ressurreição estabelece na condição divina, oferece a doutrina sobre a Vida que se manifestou, Princípio de Vida eterna. É essa verdade que motiva a ilustração relativa à purificação e à observância dos mandamentos.

Na base dessas considerações podemos dizer que o tema da carta é: “Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no Filho” (5,11).

O que dá força à argumentação de João e dos outros Apóstolos é o testemunho do Espírito que está neles. Ele está, também, em todos os que, pelo seu anúncio, abraçaram a fé. João tem tanta certeza da presença do testemunho do Espírito nos fiéis que declara: “não tendes necessidade de que alguém vos ensine…”. Fundamentado na certeza de que ele, com os Apóstolos e os fiéis, têm em si o testemunho do Espírito, apela para a doutrina que têm em comum para refutar o que os falsos doutores ensinam, movidos por seus maus espíritos.

Perguntas para revisão:

1ª) Qual é a peculiaridade do carisma da pregação apostólica?

2ª) Quais são os temas da carta de João?

3ª) Quais são os momentos em que os temas são apresentados?

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quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

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HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

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CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

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HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

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