Temas Bíblicos – Dez2018

 

Marcos (9) Mc 7,1-23                                                                              

               A atividade messiânica de Jesus acabou suscitando um grande entusiasmo nas multidões. Vemos, contudo, que o interesse destas era todo ele orientado em querer alcançar a cura física dos seus males. Nos Apóstolos, também, o entusiasmo que os levava a seguir Jesus revelava-se superficial, porque levados a pensar que o seu Mestre já tinha alcançado as condições de um triunfo político. Não era este o pensamento de Jesus. A finalidade da sua ação visava tornar a Boa Nova do Reino de Deus o verdadeiro alimento dos que lhe dessem a sua adesão de fé. Já tinha respondido a Satanás, diante da primeira tentação de mudar as pedras em pães que “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4).

               O mais perigoso entrave na missão messiânica de Jesus era a rejeição da sua doutrina por parte das autoridades religiosas. Elas já tinham se escandalizado, de forma hipócrita, diante do perdão dos pecados que o Filho do Homem tinha concedido ao paralítico. Os fariseus, então, tinham se convencido, que ele era um blasfemo, não obstante que ele comprovasse, por um sinal vindo de Deus, a declaração da sua condição divina. A cura do homem da mão ressequida, realizada em dia de sábado, tinha provocado a decisão por parte dos fariseus de matá-lo (Mc 3,6). Ao ver Jesus praticar os exorcismos, fato que bastaria, por si só, para provar dele estar agindo em nome de Deus, os fariseus o caluniavam dizendo que expulsava os demônios em nome de Belzebu (cf. Mt 12,28).

               Quando, portanto, os fariseus chegam a criticar os Apóstolos porque tomam suas refeições sem ter lavado as mãos, Jesus, no ímpeto do seu espírito profético, os desmascara, chamando-os abertamente de hipócritas.

               Nos três casos, quais os das multidões, dos Apóstolos e dos fariseus, podemos notar que há um abismo gigantesco que os separa da verdadeira religião de Jesus. Marcus no-lo sinaliza quando fala de quanto estava endurecido o coração dos Apóstolos que, nem sequer diante de todos os sinais que tinham presenciado e que comprovavam a messianidade e divindade do seu Mestre, tinham compreendido o que Jesus esperava deles (Mc 8,17).

               Jesus chega até a fustigar os fariseus porque persistem em recusar evidência da verdade, a ponto de adverti-los que o seu pecado não poderá ser perdoado, uma vez que estão pecando contra o Espírito Santo. É em Mt 23 que encontramos relatada, em toda a sua extensão, a reprimenda de Jesus. Eles são sepulcros caiados cheios de podridão. Preocupam-se em pagar o dízimo da arruda, da hortelã e do cominho, enquanto deveriam praticar a “justiça, a misericórdia e a fidelidade” (Mt 23,23). Gravemente errada, portanto, é a doutrina que ensinam, qual a de poderem os filhos se omitir em socorrer os pais na sua velhice, caso destinem para o templo os recursos necessários para o seu sustento.

               Jesus ilustra, então, qual deve ser a seriedade da nossa religião ao mostrar quão insignificante é a escrupulosa preocupação de lavar as mãos antes das refeições, em relação àquilo que pode sair do interior do homem, que realmente o contaminaria (Mc 7,21-22).

Pe. Fernando Capra

 

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM