Temas Bíblicos – 1Jo (14) Tema “O Espírito testemunha em nós”

Demais insistente e repetida é a afirmação de João, que encontramos desde o início da sua carta, “E isto vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa” (1,4), para que ignoremos a importância de descobrir o seu verdadeiro sentido. Quem nos dá a sua explicação de forma cabal é o autor da Carta aos Hebreus, embora de forma muito sintetizada, contudo, nem por isso, diminuída no seu sentido pleno: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para sempre! Não vos deixeis extraviar por doutrinas ecléticas e estranhas” (Hb 13,8-9). O v.8 está em relação com aquilo que, na afirmação final da sua argumentação, João nos diz de uma forma clara: “Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida” (5,12). São palavras que explicitam o conteúdo do exórdio, onde se afirma que a Palavra da Vida é Vida, Vida eterna, que, agora, ajudados pelo autor da Carta aos Hebreus, entendemos que deve ser o conteúdo permanente da nossa fé. O v.9 está em relação com o que João afirma no final da primeira argumentação acerca do testemunho do Espírito, tanto em nós quanto nos Apóstolos: “Agora, filhinhos, permanecei nele, ‘a Palavra da Verdade em quem, tendo crido, fostes selados pelo Espírito da promessa, o Espírito Santo’ (Ef 1,13), para que, quando ele se manifestar, tenhamos plena confiança e não sejamos confundidos por estarmos longe dele, na sua Vinda” (1Jo 2,28). O fiel que persevera na comunhão de fé com os que testemunham, no Espírito Santo, que Jesus é o Filho leva os Apóstolos à alegria plena.

Em 1Jo 4,1-6 vemos João proclamar de forma enfática o valor do testemunho dos Apóstolos acerca da “Palavra da Vida, a Vida, Vida eterna”, diante do perigo dos anticristos que tentam desencaminhar “os que são de Cristo porque o Pai lhos deu” (Jo 17). A forma é enfática e mostra a percepção clara do estrago que uma doutrina eclética e estranha pode provocar, uma vez que neutraliza a própria ação do Espírito Santo: “Nós somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, quem não é de Deus não nos ouve” (1Jo 4,6).

Dessa forma, a insistente e repetida afirmação de João nos revela a preocupação que levou o Apóstolo a escrever a sua carta, embora, nela, não se limite a defender apologeticamente a importância do Espírito Santo na vida do fiel e da Igreja. O pecado do fiel que chegasse a negar ser Jesus o Filho de Deus já seria algo de extremamente grave. Ele tornaria, todavia, a sua situação desastrosa porque o fiel perderia a comunhão de vida com o Pai e o Filho, uma vez que perderia a comunhão de fé com os Apóstolos (1,3; cf. 2Jo 9).

A importância do Espírito em nós tem a sua argumentação mais profunda em 1Jo 5,5-12, que acaba justificando duma vez a insistência de João em afirmar o motivo do seu escrito. Aquele Espírito que levou o fiel a dar a sua adesão de fé a tudo aquilo que os Apóstolos pregaram, é Aquele que, juntamente com a água e o sangue que jorraram do lado direito de Cristo na Cruz, dá testemunho. A água e o sangue testemunham, aludindo a Ez 47, que Jesus é o Cordeiro imolado no altar do Templo, do qual jorra a Água da Vida que renova as águas mortas. O Espírito testemunha, nos Apóstolos e nos fiéis que Jesus é o Filho de Deus. Foi o testemunho que o Espírito da Verdade (1Jo 5,6) suscitou em João diante do Cristo crucificado e que o mesmo Espírito suscitou nos fiéis, em virtude do testemunho de fé dos Apóstolos, acompanhado “de sinais, de prodígios e de vários milagres e por dons do Espírito Santo, distribuídos segundo sua vontade” (Hb 2,4).

Pe. Fernando Capra http://comentariosbiblicospadrefernandocapra.blogspot.com.br/p/primeira-carta-de-sao-joao.html

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HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

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HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

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CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

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HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

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