Temas Bíblicos – 1Jo (12) Vida cristã (II): Fé (5,4b-13)

1Jo (12) Vida cristã (II): Fé (5,4b-13)

 

5,4b E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. É o segundo tema da Vida cristã. A nossa fé é vitoriosa, isto é, nos liberta dos tentáculos do Maligno que aprisionam o mundo, em virtude da nossa adesão à Pessoa divina de Jesus e à sua mensagem.

5,5 Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? De fato, guardando os mandamentos de Cristo Jesus, nos livramos das concupiscências do mundo. Dessa forma, temos em nós o amor de Deus (2,15).

5,6 Este é que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo Vemos nessa afirmação uma alusão a Jo 3, onde Jesus anuncia a sua Morte que dará origem a uma regeneração do homem pela ação do Espírito, que a água do batismo simboliza. Quando Jesus morre na Cruz, o quadro de Jo 19,34 retrata essa verdade: Jesus é o Cordeiro imolado no altar do Novo Templo do qual sai a água da Vida (Ez 47).

5,6 Não com a água somente, mas com a água e o sangue Jesus se caracteriza como realizador da profecia, tipificada pelo precursor. João Batista negou ser o Cristo, afirmando que batizava somente pela água. Aquele que viria após ele, mas que existia antes dele, sobre quem repousa o Espírito, é o Filho de Deus que batiza no Espírito. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Filho do Homem, a Glória de Iahweh, pelo sangue do seu sacrifício, lava os nossos pecados. A água passou da condição de sinal de ablução a sinal sensível da graça invisível.

5,6 E é o Espírito que testemunha porque o Espírito é a Verdade O Espírito, que é a Verdade, disso dá testemunho pelo Apóstolo que chegou a entender claramente o que viu aos pés da Cruz. Viu e acreditou que Jesus é o “Eu sou” (Jo 8, 24.28).

5,7-8 Porque três são os que testemunham, o Espírito, a água e o sangue Pelo Espírito, surgiu em João o testemunho diante da Morte de Jesus, ao compreender o sentido da água e do sangue que saiam do lado direito do Cordeiro pascal transpassado.

5,9 Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. João está se referindo ao testemunho que o Espírito suscitou nele. Por ele chegou a toda verdade, seja por ter compreendido as Escrituras, como, também, por ter compreendido o que Jesus disse a Nicodemos (Jo 3).

5,9 Pois este é o testemunho de Deus: testemunho que deu de seu Filho Não há dúvidas acerca do testemunho de Deus que João proclama. Pelo Espírito, dá testemunho do valor redentor da Morte de Cristo: a água e o sangue que saem do lado direito de Cristo morto na Cruz (Jo 19,34) simbolizam o Espírito merecido pela imolação, enquanto realizam a profecia de Ez 47,1.

5,10 Aquele que dá a sua adesão de fé ao testemunho dos Apóstolos experimenta em si o testemunho do Espírito.

5,10b Aquele que não acolhe o testemunho do Espírito vai contra o Verdadeiro, Aquele que, pelo seu Espírito, está dando testemunho do seu Filho.

5,11 Este é o testemunho do Espírito em nós: Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no seu Filho. É na base desse testemunho que João e os outros Apóstolos chegaram à fé proclamada em 1,1-3. Dela desejam que os fiéis não se afastem, porque é condição de vida eterna (1,4).

5,12 Quem acolhe o Filho tem a vida (Jo 1,13). Quem não acolhe o Filho de Deus a perde (Jo 3,18).

5,13 Isto vos escrevo: saibam todos os que crêem na Vida que se manifestou, que eles têm a vida eterna, porque acreditaram no Nome do Filho de Deus. Jesus é o “Eu sou”. Nele se manifestou a Glória da Divindade. Nela nós cremos em virtude das obras que realizou.

Comentário

No exórdio, João lembrou a maneira pela qual os Apóstolos chegaram à fé na divindade de Jesus: foi no momento em que ele mostrou as suas chagas gloriosas. Aqui revela qual foi a sua experiência. Pelo que viu no Calvário, acreditou. Isto aconteceu sob a ação do Espírito que é a Verdade (5,6b)

Diante da forma pela qual o Espírito agiu nele, aquilo que os anticristos pregam não tem peso algum. Os fiéis, diante disso, advertem que também os outros pontos da mensagem de Jesus são ensinados pelos Apóstolos sob a inspiração do Espírito Santo. Se é fundamental confessar que Jesus é o Cristo, é também condição de vida eterna andar na luz praticando a purificação e os mandamentos de Cristo. É pelo Espírito que contemplamos, admirados, que “o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo”, e compreendemos que “aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus “(4,15). Mas, é, também, pelo Espírito que “temos reconhecido o amor de Deus por nós e nele acreditamos” (4,16). Por isso permanecemos no amor pela observância dos mandamentos (3,24); e “nisto reconhecemos que Deus permanece em nós pelo Espírito que nos deu” ( 4,13).

 

Pe. Fernando Capra

http://comentariosbiblicospadrefernandocapra.blogspot.com.br/p/primeira-carta-de-sao-joao.html

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM