: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Conselho Paroquial|SETEMBRO

Realizou-se no dia 12 de agosto, o Conselho Pastoral do mês, sob a direção do Pároco Pe. Francisco. Estavam presentes:

Nelson, da Capela São Sebastião; Tereza, da Educação; Jorge, da Catequese de Adultos; Sandra, do Acolhimento; Pablo, da P.J.; Emília e Paiva da Catequese Especial; Ir. Cristina, da Catequese Infantil; Marília, Leigos de São Paulo e Reynaldo, das Obras; Renata Calado, do E.A.C.; Yara, da Santificação, Zélia, da Past. Vocacional; Acyr e Ana Fausta, do Batismo; Fernanda, do E.J.C.; Mauro, da Ação Social; Lúcia, da 3ª Idade, Joaquim e Aida e Vinicius e Adriana, do ECC; Antônio Carlos, do Encontro de Noivos; Robson, da Past. Fé, Política e Cidadania; Gladstone e Lídia, Casal Ligação, Norma e Iris, do Pró-Vida; Marlina, do Dízimo; Hélia, de O Mensageiro e Escola de Evangelização, Rita, Administradora; Quel, do Cepar; e Ailza, Secretária.

O texto para reflexão foi: Mc 4, 35 41

No texto refletido a barca açoitada pela tempestade seria a Igreja, que é humana, mas de origem divina, sua cabeça é Cristo Jesus. Por ser humana, criada por uma sociedade desigual ela passa por ameaças e dificuldades porque a Igreja somos nós, que, no entanto, permanece, porque Cristo é a sua cabeça.
Muitas vezes nós mesmos perseguimos esta Igreja com palavras, ações e atitudes. O nosso humano é que deixa a desejar.

Esta Igreja sempre enfrenta ventos contrários, mas ela não morrerá; já passou por muitos vendavais: todo tipo de perseguições, heresias, calúnias, mas se mantém viva e atuante porque não é criação humana, mas divina e "as portas do inferno não prevalecerão sobre ela". Nossa Igreja é vencedora não porque depositamos nossa fé no homem, mas sim no Homem-Deus, vencedor, nosso Deus que venceu a tudo e a todos. Ele quer nos dar esta força que venceu todos os obstáculos e que nos impede de caminhar por causa dos ventos contrários ao nosso barco.

Principais assuntos:

Capela São Sebastião - Começaram os cursos de Alfabetização de Adultos com 6 alunos( Prof. ) e Catequese de Adultos com Wilma do Fausto.

A Festa Julina foi um sucesso em todos os aspectos: animação, renda e alegria, pela qual a Capela agradece à Comunidade dos Bosques dos Esquilos.

No dia 16 de agosto, às20:00h, palestra sobre Vocação.

Educação - Neste mês de agosto estão previstas duas atividades: Palestra comemorando o Dia dos Pais e Festa do Folclore.

Cancelando o Baile da Primavera que seria realizado no dia 29/09. Solicitando agendamento da Festa do Final de Ano, no dia 29/11.
Catequese Infantil - Agradecimentos à Paróquia pela Assembléia Vicarial de Catequistas, acontecida no dia 06 de agosto, quando estiveram presentes 240 catequistas, de quase todas paróquias do Vicariato e a presença de Mons. Gilson.

Entregou lembrança da Coordenação das Catequistas Vicarial ao pe. Francisco.

Dias 18, 20 e 28/08 Reunião Geral de Pais Assunto : A Missa.

03/09 Retiro de 1ª Comunhão Adolescentes Cepar 9h

10/09 1ª Comunhão 18h

17/09 - Retiro de 1ª Comunhão: Amparo e Rio das Pedras.

18/09 - 1ªs Comunhões: loreto ( 8:30) e Rio das Pedras ( 15h)

24/09 - Feira Bíblica da Catequese Salão Zaccaria de 9 às 12h.

No dia 06 de agosto aconteceu um fato bastante desagradável.
Ao retornar do recesso a catequese encontrou as salas do Cepar fechadas e o responsável disse não ter autorização para abri-las porque não estava relacionada na agenda daquele dia. Assim não houve atividade.

Pe. Francisco lamentou e pediu desculpas pelo esquecimento.
Solicitou que os responsáveis ligassem na véspera para confirmar o evento. A Irmã se justificou pois se trata de atividade de rotina.

Catequese de Adultos - No dia 28/08, dependendo da escala de celebração dos padres, deverá ser ministrado o ritual do Catecumenato, que deverá ser presidido pelo Pároco, como prevê o RICA.

No 3º Seminário Arquidiocesano de Catequese com Adultos realizado no Colégio Zaccaria, ficou decidida a implantação do RICA em todas as igrejas nos próximos dois anos, inclusive na Crisma, de acordo com o 10º PPC.

Catequese Especial - Comunicou que as Paróquias de N. Sra. de Fátima do Pechincha e Santo Antônio Maria Zaccaria, do Tanque querem implantar núcleos da Catequese Especial.

O núcleo da nossa Paróquia vai participar da Feira Bíblica, o que é muito gratificante.. Em novembro ou dezembro deverá acontecer o último encontrão que deverá ser aqui, no Loreto. Pe. Francisco disse que talvez não poderá celebrar a Missa de encerramento

Acolhimento - No próximo final de semana as missas deverão sofrer uma diminuição no número de agentes de acolhida, que estarão trabalhando no Encontro de Fé e Dons. Pe. Francisco solicitou da coordenadora que intensifique os esforços para aumentar o quadro de agentes, já que são muito importantes para a liturgia das nossas atividades. Sandra prometeu um novo curso ainda para o 2º semestre.

P.J. - Comunicando a saída de Charlene e a coordenação de Regiane. Não conseguiram lotar o ônibus para a Romaria a Aparecida do Norte, já que apenas 16 lugares foram reservados. Uma pena!

Comunicam as seguintes mudanças em suas datas:

- A Missão Jovem será nos dias 15 e 16 de outubro , em Porto das Caixas.

- O Rebanhão será nos dias 25,26 e 27 de novembro.
Pe. Francisco solicitou uma Missão aqui, em nossa Paróquia, no Rio das Pedras, na região da Rua Quintanilha, no Sertão e em muitos outros lugares que tanto precisam de evangelização.

Vai marcar uma reunião com todos para resolver sobre o novo coordenador.

Leigos de São Paulo - Os leigos fazem três reuniões mensais: 1ª- Estudo dos Sermões de SAMZ; 2ª Adoração ao Ssmo. e estudo das Cartas de São Paulo e 3ª Adoração Vocacional Comunitária.
O Reencontro Zaccariano será no dia 11 de setembro, com todos que fizeram o 1º Encontro, em abril, com a presença do Padre Geral, em visita ao Rio de Janeiro.

Obras - A partir do dia 15/09 virá uma equipe para refazer a pintura do piso das arquibancadas.

E.A.C. - O próximo encontro será nos dias 15 e 16 de outubro. O "Catolic Fest", evento de música católica será no dia 29/10.
Santificação de Matrimônios - No próximo dia 26/08 , mais duas santificações.

Past. Vocacional - Fazendo a seguinte pergunta às pastorais:
Que estamos fazendo em prol das nossas vocações? Se não oramos, as vocações não crescem. Desde que passamos a orar mais, com certeza temos recebido mais candidatos ao sacerdócio, mas... as nossas adorações mensais continuam vazias. Sabemos que durante o horário da Adoração mensal, alguns grupos ainda se reúnem por nossas dependências. Por que você não vem?

Próxima Adoração dia 18 /08 Escola de Evangelização e E.J.C. e Crisma

15 de setembro Liturgia e Curso da Palavra
Batismo - Felizes, contamos com mais três agentes na pastoral. Esperamos que perseverem no trabalho do Senhor.

Está acontecendo, na Catedral, um aprofundamento para os agentes da pastoral, aos sábados, das 8 às 11:30h. Os temas são:

Dias 06/08 Eucaristia alimenta a missão dos batizados.
13/08 Dies Domine.

Saúde - Calendário para o próximo mês no Anote em Sua Agenda, na Pag. 16

EJC - No dia 21/08 Início das preparatórias para o 23º EJC que será realizado nos dias 7,8 e 9 de outubro.

Ação Social - Estivemos presentes no Forum das Pastorais Sociais, com palestras na parte da manhã e oficinas para troca de experiências à tarde. No dia 06/08 palestras sobre Cidadania( Ética, Doutrina Social da Igreja, Economia, Política) e Saúde ( Prevenção e Higiene, Alimentação, Medicina Alternativa e outros). No dia 13 será a vez da Educação Popular, Escola para Preparação para o Trabalho, Ensino Religioso e outros temas. No dia 07/08 realizamos o 2º Aprofundamento para os nossos agentes. Dia 28/08 Entrega das bolsas aos assistidos.

3ª Idade - Agradecendo a colaboração de todos no almoço que realizaram no dia 07/08. Foi excelente, as pessoas da 3ª Idade ficaram muito felizes com a presença e atenção da comunidade. Em outubro vão fazer um passeio ao Sítio dos Netinhos, aberto à Comunidade.

Grupo de Oração N. Sra. de Loreto - Missa no dia 05/09, ás 20:30h, no Santuário.

Pe. Francisco solicita um encontro com o Coordenador do Grupo.

ECC - Agradecendo a presença na Festiva do dia 05/08 e informando que a renda foi doada para as obras do Loretão.

A Festiva do dia 06/09 foi transferida para o dia 22/10/
Encontro de Noivos- No dia 09 de julho foi realizada a Festa Julina da equipe, organizada pelo casal Jadir e Fátima, na casa de João e Verinha. Agradecem aos casais.

No dia 17/07 foi realizado o 1º Aprofundamento, coordenado pelo casal Edson e Ana, no Sítio Paulanos, em Guaratiba. Um grande momento de reflexão e entrega.

Dia 17 de agosto a presença de Frei Neylor J. Tonin com o tema Espiritualidade da Vida, às 20:30h, no Salão Sagrado Coração.
Dia 11 de setembro o 7º Encontro de Recém-Casados, coordenado pelo casal José e Valnice, no Cepar, das 8 às 15:00h. Toda a equipe recebem os casais, que continuam casados.

Fé, Política e Cidadania - Comunicando que o 1º Encontro da Pastoral foi muito proveitoso, com cerca de 23 pessoas, lamentou a ausência dos jovens. Ofereceu a palestra que foi feita no dia 14/07 para os grupos interessados da Paróquia ou os de fora. Esteve juntamente com Mauro, da Ação Social, no Forum das pastorais sociais, que teve como objetivo convocar o cristão a ser agente de transformação. A pastoral tem feito intercâmbio com as paróquias vizinhas, trocando experiências e incentivando as paróquias que ainda não têm este tipo de atividade. A próxima reunião será no dia 27/08, às 16:30h quando continuarão a formação dos agentes na Doutrina Social da Igreja. Também na pauta a campanha contra o Desarmamento. A Pastoral está vendendo adesivos a R$2,00. Incentivou ao Conselho a entrar no site: www. missãojovem.com.br, da revista Missão Jovem, que é muito interessante.

Casal Ligação - 2ª Etapa do ECC nos dias 2,3 e 4 de setembro, na Igreja de São Tiago, em Inhaúma. Nossa paróquia está encaminhando 6 casais.

Pró-Vida - Convidando para as Missas nos dias: 26 de agosto e 16 de setembro, às 19:00h, na Capela do Rio das Pedras. A Missa do dia 12/09 foi transferida para o dia 16 em vista da visita do Pe. Geral.

1º Encontro com as Mães Grávidas no dia 27/08, das 7:30 às 12:00h.

Dízimo - Expectativa em torno da palestra que Pe. Francisco vai fazer sobre o Dízimo, no dia 16/08. Solicitou aos coordenadores das pastorais que convidassem todos os agentes.

Escola de Evangelização Santo André - Programando o Curso Nova Vida , no Rio das Pedras, nos dias 27 e 28 de agosto.

Mensageiro - Agradecendo aos coordenadores de pastoral a entrega das agendas, por escrito, no Conselho, o que facilita o trabalho do Mensageiro, evitando, assim as falhas possíveis.

Administração - Insistiu no aviso de que não é permitido colar papel ou cartazes nas paredes. Serão retirados e cobrado dos responsáveis o reparo da pintura nas paredes.

Pe. Francisco - Ficou feliz com as boas notícias do sucesso da festa julina do Sertão, com a Catequese Especial que está motivando paróquias vizinhas a criarem seus grupos; com a Catequese de Adultos, com a implantação do RICA. Com a certeza que será muito proveitoso.

A Romaria do dia 27 ficou em apenas um ônibus. Muitos desistiram e fica difícil organizar qualquer viagem com tantas incertezas. No próximo ano, a responsável será a Quel. Assim os aborrecimentos ficam em casa.

Continua insistindo para que as pastorais e os grupos não programem missas especiais para o encerramento dos seus cursos. A Paróquia celebra missa nos mais variados horários podendo assim, atender a todos. Somos apenas três padres para toda comunidade.

Comunicou que o Pe. Geral dos Barnabitas estará em visita à nossa comunidade nos dias 8, 9 e 11 de setembro Cumprindo a seguinte agenda:

Dia 08 - às 20:30h, visita ao Conselho Pastoral.

Dia 09 - Dedicado à Família Barnabita: Leigos, Seminaristas e Sacerdotes.

Dia 10 - Pela manhã , visita à Comunidade do Rio das Pedras.

Portanto o Encontro Zaccariano poderá ser realizado no dia 11, no CEPAR.

Insistiu também, que não colocassem decisões em seu nome.
Quando alguém resolve trocar uma data com algum outro grupo, que o faça , desde que não traga prejuízo para ninguém.

Quando a decisão partir dele, tomará pessoalmente as atitudes necessárias às mudanças, comunicando aos interessados.

Mudança de datas é sempre um transtorno para todos. Evitem!

Comunicou que Pe. Manuel assumirá algumas pastorais como a
Ação Social, o EJC, o EAC do Rio das Pedras.

Pediu a presença de todos na Adoração Eucarística mensal. Graças a Deus as vocações estão crescendo. Após a visita a Janaúba, veio Orlando e devem vir mais três, em breve. São oito professos e quem sabe daqui há alguns anos mais sacerdotes?
Em Belo Horizonte mais três candidatos bem adiantados em seus estudos.

Precisamos continuar a orar, pedindo mais operários para a Vinha do Senhor.

Pediu a presença de todos na Palestra que fará no dia 16, às 20:30h, falando sobre o Dízimo. Está muito preocupado com a situação financeira da Paróquia. As despesas são muitas e se a receita não aumentar funcionários serão cortados e até os folhetos da missa, cujo preço é bastante alto. O que mais lhe custará será cortar o folheto da missa das crianças.

Não haverá mais a subida à Pena.

Fomos visitados pelo Jornal O Globo que fez reportagem sobre o estado do nosso Santuário. Infelizmente a reportagem não fez juz ao que foi dito pela Rita. A imprensa é assim mesmo exagerada, mas aconteceu algo bom. O INEPAC se mexeu e virá nos visitar.

O Conselho pastoral do dia 9 de setembro será transferido para o dia 2, por causa da visita do Pe. Geral.

O Conselho foi encerrado com oração e bênção aos presentes.
 
 
VEJA NO MÊS DE SETEMBRO/2005:

- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16

   
  Convites

 
cf2008

Após a morte acontece o julgamento particular. Quem faz o julgamento?
Deus.
Você mesmo(a).
A Corte Celeste.

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores


JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!