: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som |  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Conselho Pastoral | SETEMBRO


O Conselho Pastoral se reuniu no dia 11 de agosto, às 20:30h sob a direção de nosso Pároco Pe. Victor. Estavam presentes: Bilico e Eneida do Dízimo; Beto e Alice do Curso de Noivos, Eliane dos MECES, Selma e Ir.Patrícia da Catequese, Braga e Heledir, Casal Ligação, Junior e Bel da 3a. Idade, Jorge e Nilza da Capela São Sebastião, Tavares da Crisma, Ana Fausta do Batismo, Zélia da Pastoral Vocacional, Sandra da Liturgia, Flávia da PJ, Elza Terezinha da Saúde, Hélia de "O Mensageiro" e Escola de Evangelização.

O tema da reflexão foi Mt 16, 24-28
Cristo quer apresentar e explicar o caminho que devemos fazer para segui-lo.
Pedro tem uma reação humana, diante do sofrimento, da provação, da morte sugere a Jesus que Ele não precisaria passar por isto. A reação enérgica de Jesus assusta Pedro.
Para nós, o importante é saber e entender a Missão de Jesus e como segui-lo.
Somos como Pedro, renunciar a si mesmo é o mais difícil. O meu gosto pelo sucesso, pelo elogio, pelas amizades está sempre em primeiro lugar.
Cristo aproveita esta situação para não iludir ninguém, é preciso se preparar para a renúncia, o sofrimento, é preciso carregar a cruz. A renúncia é importante, não podemos desistir. Muitas vezes queremos descartar a cruz. Cristo nos ensina, é o nosso exemplo.
A cruz sem o Cristo nada significa.

Dízimo - Solicita ao Pároco, o pedido para que todos os padres, chamem no 3o.domingo de cada mês, os dizimistas para uma bênção especial, juntamente com os aniversariantes da semana.
Apresentou ao Conselho um modelo de calendário do Dízimo.
Pe. Victor comentou que a bênção é importante para a mobilização da comunidade.

Pastoral dos Noivos - No dia 21/09 será realizado o 5o. Encontro dos Recém-Casados.

Meces - No dia 17 de agosto, das13 às 17:30h retiro na Paróquia de N. Sra. Do Rosário, em Del Castilho

Catequese - Em setembro, a partir do dia 6, começarão os retiros e as 1as Comunhões. A primeira data será destinada aos adolescentes. No dia 14/09 será realizada a feira Bíblica Vicarial da 3a. Região, na Igreja de Santa Bárbara, em Rocha Miranda, cujo tema será: O Idoso no mundo.
Nossa Paróquia será representada pela Matriz e Capelas.
Nossa Feira Paroquial será no dia 27/09, no horário das 9:30 às 12:00h. O tema será: A vocação na Bíblia.
Selma, catequista do Conjunto Independência pediu ao Padre Victor a celebração de uma missa no conjunto, no dia 14/10. Pe. Victor vai estudar a possibilidade de atender ao pedido.

3a. Idade - A pastoral vai bem! A Festa junina foi ótima. Manifestou sua preocupação com a equipe de apoio. As pessoas entram e saem sem comunicar nada, apenas deixam de comparecer.
A sugestão de Pe. Victor foi a de tentar conscientizá-las a dar uma contribuição mais efetiva e permanente. Estão promovendo, para breve, um " Angu a baiana".

Capela de São Sebastião - No dia 07 de setembro, a Capela promoverá um churrasco, em benefício das obras da capela. O convite dará direito a uma cartela para o bingo. Se der resultado, a equipe realizará todo mês este programa, para que tenham uma renda certa mensal.
O endereço da capela é Estrada do Sertão e não Sertãozinho, como se costuma dizer.
O próximo passo é terminar os banheiros .A Capela já possui salas para catequese e reuniões dos fiéis.

Crisma - Dia 17/08, após a descida da Pena será oferecida uma Feijoada, para arrecadação da Pastoral.
Dia 24/08 2a Etapa da Ginkana, no Loretão
Dia07/09 retiro no CEPAR
Monsenhor Gilson marcou a crisma para o dia 05/10, em dois grupos, um pela manhã, às 10,30h e o outro às 15:00h. São 350 crismandos, incluindo o grupo de 10 agentes de pastorais, que fazem o curso especial.
Cada crismando deve oferecer uma taxa de R$10,00 para a construção do Seminário.

Batismo - A coordenadora perguntou ao Pe. Victor quantas crianças deveriam ser batizadas em cada cerimônia, já que todas as capelas e a matriz estão com um grande número de crianças para serem batizadas. Talvez pudessem ser 20, em vez das 15 que são batizadas hoje. Ou então fazer uma outra cerimônia à tarde.
As capelas estão tentando fazer uma cerimônia em sintonia com a que é feita na matriz.

Past. Vocacional - Dia 18/09 A Adoração Eucarística estará a cargo do Curso da Palavra da tarde e da noite.
No dia 19/08 a pastoral fará um trabalho sobre as vocações com o grupo da Perseverança do Conjunto Independência. Pe. Victor sugeriu que fosse distribuída a Oração do Ano Vocacional para as crianças.
A pastoral vai fazer um intercâmbio entre os Grupos Vocacionais da matriz e do Rio das Pedras. No Loreto acima de 14 anos, e no Rio das Pedras, abaixo de 14 anos.

Liturgia - O retiro realizado pela pastoral, no dia 27 de julho, foi muito bom e os participantes querem repeti-lo no próximo ano. Cento e quinze pessoas participaram do momento de reflexão.
O terço que será rezado durante a subida da Pena foi distribuído para as seguintes pastorais:
1o. Mistério : ECC, 2o. Meces, 3o Catequese, 4o Escola de Evangelização, 5o Batismo.
Neste dia não haverá a Missa das 8:30h e a Missa das 10:00h será celebrada no adro da Igreja de N. Sra. da Pena.
A concentração para a romaria será às 8:00h e a subida começará às 8:30h.
A Pastoral recebeu convite da Paróquia N. Sra do Brasil, da Urca, para duas palestras cujo tema será: Eucaristia dominical: fonte e cume da vida paroquial.
Local Ed. João Paulo II , Rua Benjamim Constant 23, Glória
Dias 21 e 28 de agosto, das 14:00 às 16:00h. Inscreva-se na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Urca.

PJ - Nos dias 2 e 3 de agosto foi realizado mais um Curso de Liderança para Jovens, no Recreio. Da nossa Paróquia participaram jovens dos Grupos JUF, JCC, Chão e Paz e o Grupo Jovem N. Sra. de Belém. A missa foi celebrada por Pe.Sebastião e a pregação ficou com Nazaré.
No dia 24/08 a pastoral promoverá mais uma arrecadação de alimentos para a Ação Social.
No dia 09/08 Mais um DOMINIFEST Convite a todos.

Saúde - Muitos estão procurando a pastoral a fim de serem agentes. A pastoral está estudando a possibilidade de abrir um curso de formação para estas pessoas que querem se engajar. Alguns jovens da Juventude Missionária querem fazer visitas aos doentes no 3o. domingo, no Hospital Cardoso Fontes e no sábado, na Estância São José e na Casa de Saúde Gabinal.
É bom motivar os jovens, disse Pe. Victor, a pastoral deve procurar assessorá-los. A coordenação deve procurar a administração da Paróquia para conseguir um local para o curso.
No dias 6 e 7 de setembro será realizado, em São Paulo, Congresso da Pastoral da Saúde.
No dia 27 /09 , Aprofundamento, no Colégio Pe.Butinhá, das 08:00 às 17h.

ECC - A palestra sobre a família que foi dada pelo Geraldo, da Escola de Evangelização foi ótima; a próxima , dia 12/08 será sobre Drogas.
Foi comentado que o ECC solicita mais cursos de formação da doutrina. Foi respondido que os cursos existem, as pessoas é que precisam renunciar a alguma coisa, como lazer, esporte, diversão para fazê-los. A resposta da comunidade é sempre aquém do que esperamos.

Mensageiro - Nesta semana está saindo o número especial, comemorativo dos 100 anos dos Barnabitas no Brasil, com a programação das festividades.
Escola de Evangelização - Foi realizado nos dias 2 e 3 de agosto o 3o Curso Nova Vida com cerca de 62 participantes. Um recorde em nossa paróquia.

Pe. Victor - Agradeceu as orações que a comunidade fez por ocasião do Capítulo. No capítulo estavam os participantes das 5 comunidades,das 4 paróquias e dos 3 colégios da Congregação. Pe. Amós não estava presente porque se encontra na Itália para celebrar os 50 anos de sacerdócio. Os padres estão assoberbados pelo trabalho assumido. Alguns padres estão doentes e não participaram do Capítulo.
Pe. Luiz Antônio é o Mestre dos Noviços, em Brasília, com 6 noviços.
O Manuel está terminando Teologia e no próximo ano deverá fazer a Profissão Solene.
Pe. Victor foi reeleito Provincial.
No dia 21 de agosto, ele deverá estar em Belém , onde também deverá estar o Padre Geral da Congregação. A solenidade principal se realiza em Belém, que foi a primeira casa que prosperou no Brasil. Aqui no sul, cada comunidade deverá fazer a sua comemoração no dia 21 de agosto, data em que os primeiros Barnabitas chegaram ao Brasil. Desembarcaram 5 no Recife e 5 em Belém.
No sábado, dia 23, o Correio do Brasil vai lançar um selo comemorativo em todas as capitais do país. Aqui no Rio de Janeiro, será no Colégio Zaccaria.
Outras comemorações foram programadas para a semana que se encerrará no dia 30/08 no Encontro com os educadores no Colégio Zaccaria, com o tema: Avaliação Escolar, com a especialista Tereza Pennafirme.
Será preciso transferir a Adoração Eucarística do dia 21/08 para o dia 20, porque a missa de Ação de Graças do dia 21 deverá se estender por tempo maior que a missa diária.
A Adoração deverá ser como vigília para a comemoração do dia 21.
O convite para a Missa do dia 21 deverá ser estendido a todos os paroquianos.
A reunião se encerrou com oração e bênção aos presentes.

 
 
VEJA NO MÊS DE SETEMBRO/2003:

- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08
- Página 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
cf2008

Jesus é o presente de Deus para a humanidade. Você é um presente para...
família
a sociedade
para igreja
para você mesma

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores


JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!