São Cosme e Damião – Protetores das Crianças e dos Médicos
Desde pequeno, como bom carioca, sempre comemorei o dia 27 de setembro como sendo o dia de São Cosme e Damião. Era uma data muito esperada, como o dia do aniversário ou das crianças. Eu andava pelas ruas do bairro atrás de um saquinho de doce e corria mais e mais sempre querendo ganhar um melhor, que viesse mais cheio, não importando com o que vinha dentro, era sempre mais um. Ser criança é muito bom! Via a imagem dos santinhos nos sacos de doce e algumas vezes, pensei onde seria a igreja que teria aquelas imagens.
Por esse motivo, resolvemos falar no mês de setembro, sobre esses dois mártires do cristianismo tão festejados pelos cariocas, mas tão desconhecidos pela nossa igreja. Na catequese ouvimos falar de São João, São José, Santo Antonio e São Sebastião, mas não falam de São Cosme e São Damião. No entanto, na missa, na oração pela Igreja, seus nomes são proclamados junto a outros. Alguém já se perguntou por quê? Qual a importância esses dois jovens “desconhecidos” de todos nós tiveram para a nossa fé?
Os gêmeos nasceram na Arábia, no pequeno centro daquela região – Egéia- na segunda metade do século IV. Diz a tradição que sua mãe chamava-se Teodora e como fervorosa cristã educou os filhos, ensinando a vivência do Evangelho, tendo Jesus Cristo como centro de suas vidas. Depois da escola elementar em Egéia, como médicos dedicaram-se a anunciar Jesus, curando os doentes de corpo e alma. Ao administrarem os remédios da época sempre acresciam o sinal da Cruz em seus doentes e, então, muitas curas e milagres aconteceram. Foram perseguidos, presos e martirizados por ordem do Pró-Consul Lisias (representante de Roma). Em pouco tempo, o culto a esses mártires espalhou-se por toda a Europa, especialmente na Itália, França, Espanha, e Portugal. Do Oriente ao Ocidente, São Cosme e São Damião, são venerados como padroeiros dos médicos e de todos s que trabalham na área de saúde. O Papa Félix IV (536 -530) trouxe os restos mortais de São Cosme e São Damião da Síria para a Roma, onde ergueu uma Basílica em homenagem aos santos.
São Cosme e São Damião em diversos países do mundo recebem pedidos de intercessão em casos de epidemias, casos de doenças em geral, secas e escassez de colheitas, de mulheres estéreis que desejam filhos e por causa da sua simplicidade e inocência também são invocados como protetores das crianças. Por isso, na festa dedicada a eles, é costume distribuir balas e doces para as crianças.
O sincretismo religioso, embora tenha no Rio de Janeiro e na Bahia uma convivência mais harmoniosa do que em outros estados, não deixou de levar nossos santinhos a uma certa marginalidade, que a Igreja atualmente vem tratando de desfazer, guardando o merecido lugar aos nossos antecessores na fé. Também em função do sincretismo, no Brasil, as datas que comemoram o dia de São Cosme e Damião nas religiões afro-brasileiras e no catolicismo não são comuns. A igreja católica guarda o dia 26 de setembro para as homenagens aos jovens santos e não o dia 27.
São Cosme e Damião foram cristãos fiéis, até o fim amaram o Senhor evangelizando inúmeras pessoas através do Amor e da Pregação. É neste testemunho que nós devemos nos inspirar.
Julio César – Pascom
Fonte de pesquisa: blogspot da paróquia, no Andaraí, RJ.