Santuário de Loreto – Mar2019
Mês de março é mês de festa para nós, afinal dia 6 de março comemoramos o aniversário de criação de nossa Paróquia! Vamos celebrar relembrando a sua história desde a fundação.
Na época da criação da Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora de Loreto em Jacarepaguá as terras locais eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja de Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos. A concentração populacional estava crescendo na área, fruto da instalação de engenhos nas fazendas, da plantação de canaviais e da fabricação de açúcar. Essas terras faziam parte da Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá.
A Matriz de Irajá, muito distante da extensa baixada de Jacarepaguá, implicava em grandes dificuldades para a administração dos Santos Sacramentos, razão porque tornou-se necessária a criação de uma nova Paróquia. Assim, em 06 de março de 1661, foi criada a Freguesia (Paróquia) de Nossa Senhora de Loreto e Santo Antônio de Jacarepaguá, na Fazenda do Padre Manoel de Araújo. Acompanhe um pouco da linha do tempo de nossa Igreja com alguns fatos que marcaram sua história:
1661 – Em 6 de março: Criação da Paróquia.
1664 – Construção da primitiva igreja Matriz na Fazenda do Pe. Manuel de Araújo, que pediu ao Bispo, em nome dos moradores, a fundação da Paróquia.
1667 – Construção de novo templo, no mesmo lugar, visto que o anterior estava em ruínas.
1730 – Início da construção da Igreja atual, na Ladeira da Freguesia. Em 1797 já existiam a atual Capela-Mor, a atual Sacristia e os corredores laterais.
1920 – O Papa Bento XV proclama Nossa Senhora de Loreto, Padroeira Universal da Aviação.
1921 – Em 06 de janeiro: Os Padres Barnabitas assumem a direção da Freguesia de Nossa Senhora de Loreto. Foram os grandes evangelizadores da região com a implantação de uma catequese mais consistente e contínua, criando núcleos de catequese nas escolas públicas e comunidades distantes, implantaram uma Ação e Assistência Social, difundiram não só a doutrina católica, mas assistência religiosa, providenciando alfabetização e instrução dos paroquianos.
1922 – Início da construção do prédio para a instalação da Escola Apostólica Sagrado Coração de Jesus (Seminário Barnabita).
1958 / 1961 – Restauração da Igreja por ocasião da comemoração dos 300 anos da fundação da Paróquia, com a construção da 2ª torre da Igreja e dos mezaninos dos corredores e do coro, em concreto armado, substituindo a madeira atacada pelo cupim.
1970 – Em 17 de outubro – Promulgação do Decreto de Santuário e, em 10 de dezembro, foi feita a Proclamação, por Dom Jaime de Barros Câmara, do título de Santuário Nacional à Igreja de Nossa Senhora de Loreto
1984 – Em 24 de dezembro – Inauguração do ginásio polivalente (Loretão)
2000 – Em 13 de maio – Inauguração do CEPAR (Centro de Estudos Paroquial)
2001 – Em 14 de agosto – Tombamento da Igreja pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC
2006 – Transformação do Ginásio (Loretão) em Templo
Para conhecer mais sobre a história de nossa Paróquia e Santuário, além da devoção a N. Sra de Loreto, visite o Corredor Histórico no corredor lateral do Santuário.