Santuário de Loreto – Maio 2019
Neste mês de Maria, queremos dedicar um pouquinho mais do nosso tempo a nossa mãezinha, não só a do céu, mas também àquela que nos gerou no ventre e também disse “sim” a um dos mais belos projetos de Deus: você.
Maria recebeu a bela e árdua missão de ser mãe, teve a chance e a oportunidade de carregar em seu ventre a Vida que a gerou na fé. Foi responsabilidade dela cuidar, ensinar e educar o filho que lhe foi confiado: o Filho de Deus. O próprio Amor também recebeu o amor e o carinhoso colo de mãe.
‘Mulher, eis o teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe! A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu” (Jo 19,26-27).
A Santíssima Virgem, enquanto estava aos pés da cruz, foi levada a reafirmar seu “sim” diante de Deus, assumindo todos os homens e mulheres como seus filhos e filhas por toda a eternidade. Por este motivo, ela nos leva a Deus a todo o momento, nos aconselhando, guiando, protegendo e intercedendo sem cessar por nós para que nunca nos esqueçamos de nosso objetivo. Maria é e deve ser sempre o nosso ‘norte’, indicando e apontando para seu Divino Filho Jesus. Nela temos o perfeito exemplo de ser “filha e mãe”, obedecendo e confiando na vontade do Pai Celestial ela assumiu sua responsabilidade perante os homens como mãe de Jesus.
Aqui na terra também recebemos uma protetora e intercessora, que muitas vezes anula suas vontades em prol do bem de seus filhos. Nossa mãe aqui na terra, assim como Maria, soube dizer “sim” ao plano de Deus e contribuiu com o projeto do Salvador. Muitas vezes esquecemos que nossa mãe também é filha e não possui todas as respostas do mundo, mas mesmo assim encontramos nesta figura tão importante um porto seguro para muitos momentos de nossa vida, um colo suficiente insubstituível.
Neste mês, o Santuário reza por todas as mães que geraram a vida em seu ventre, todas as mães que descobriram e aprenderam a gerar seus filhos no coração, na espera e alegria da adoção. Por todas as mulheres que aguardam ansiosas a noticia de estarem grávidas e principalmente por aquelas que disseram não ao plano de Deus impedindo o nascimento de uma nova vida.
Que Maria, Mãe de todos nós, possa orientar e interceder por todas as mães que estão aqui na terra e as que já foram para o céu.
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!