Santuário de Loreto – Junho 2019

 

O Santuário que a gente não vê

 

Esta coluna tem como um de seus objetivos trazer curiosidades de nosso Santuário que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos, mas que fazem parte de nossa história, por isso começaremos uma série de colunas do “Santuário que a gente não vê”:

Vivenciamos há pouco a alegria do Cristo Ressuscitado, na Páscoa, e o sino é um dos símbolos que vem anunciar a Ressurreição de Cristo. Aliás, você já parou para olhar quantos sinos o Santuário possui? Um? Dois? Três? Você sabia que eles possuem nomes?

Para tirar nossas dúvidas transcrevemos um trecho do Livro das Crônicas do Colégio Mãe da Divina Providência, dos Barnabitas, que cita como os sinos foram adquiridos:

“Já há vários anos, os sinos feitos em bronze emitiam um som desagradável, pois sofriam de uma lamentável rachadura ou pelo descaso dos sacristães, ou antes pelas incursões de estranhos. Como a Casa alemã Bromberg desejasse insistentemente ganhar fama com os seus novos sinos feitos de aço, ofereceu-nos os primeiros por um preço mínimo, propondo também a colocação dos mesmos, estas propostas agradaram a todos e assim tendo o pároco embolsado a quantia de 13 mil Liras, a Igreja adquiriu 3 sinos  que foram colocados no alto da torre com grande júbilo do povo, depois que o ilustríssimo Sr. Bisco, D. Mamede da Silva Leite, Bispo de Sabaste, ter impartido a bênção, no dia 14 de agosto de 1927.”

Os três sinos existentes – acredite, existem 3 sinos no alto da torre do Santuário – possuem nomes, são eles:

Mãe da Divina Providência (o maior), São Paulo (o médio) e Santa Terezinha do Menino Jesus (o menor).

Apesar de não haver nenhum registro oficial com a explicação do motivo destes nomes acredita-se que: o nome Mãe da Divina Providência foi escolhido por ser a Padroeira da Congregação dos Clérigos Regulares de São Paulo, os Barnabitas; o nome São Paulo foi escolhido pelo seu exemplo de evangelização que é seguido pela Congregação, tanto que a mesma possui o nome deste Santo; já o nome Santa Terezinha não se sabe ao certo o motivo da escolha, mas acredita-se que tenha sido uma sugestão do Pe. Eliseu Coroli, que morava na Comunidade do Loreto naquela época, muito devoto desta Santa que foi canonizada do dia 17 de maio de 1927, mesmo ano da colocação dos novos sinos do Loreto.

Em 1996 os sinos foram automatizados, “a pedido de Dom Augusto Zini que na sua visita pastoral em junho deste mesmo ano sugeriu que a Paróquia passasse por uma modernização implantando o sistema eletrônico para os sinos da nossa histórica igreja”. (Mensageiro de Novembro de 1996 – Ano XII – Nº 143).

Poucos sabemos quantas curiosidades nosso Santuário guarda, esta coluna ao longo de suas edições buscará esclarecer e mostrar a todos quão rico historicamente nosso Santuário é, muito mais do que nós imaginamos.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM