Santuário de Loreto – Jan 2019

Você já ouviu falar sobre os Guardiões do Santuário? Sabe quem são? O que fazem? Como se tornar? Na coluna deste mês falaremos um pouco sobre este serviço novo em nossa Igreja e traremos um belo testemunho de um dos nossos guardiões.

Em 2015, um grupo de paroquianos sentiu a necessidade de valorizar o nosso Santuário e a devoção à Nossa Senhora de Loreto, mas para isso era preciso deixar o Santuário aberto com mais frequência para a visitação dos fiéis.

Este grupo reunido, denominado Comissão do Santuário, decide, com a aprovação do Reitor Padre Sebastião, a criação de um serviço que teria como missão zelar pelo Santuário e pela devoção à Virgem de Loreto, o qual foi chamado de Guardiões do Santuário.

Este serviço é responsável por manter o Santuário aberto todo dia 10. Doando duas horas e meia de seu dia, os Guardiões do Santuário, durante este período, acolhem os peregrinos, intercedem pelas intenções ali depositadas e cuidam da Loja do Santuário. Atualmente temos 81 guardiões, mas ainda é muito pouco em relação à quantidade que precisamos ter.

O que é preciso para ser guardião? Compromisso com Deus, fé em Jesus Cristo e amor à Nossa Senhora. Não temos idade mínima, nem máxima. Depois de aproximadamente um ano em que o candidato a guardião experimenta a rotina do serviço, ele faz o compromisso, perante à comunidade, de se responsabilizar pelas tarefas a ele confiadas e recebe o colete de guardião, veste oficial de nosso serviço.

Sabemos que muitos receiam assumir a missão de guardião, porque muitas vezes o dia 10 cai num dia da semana, e devido a rotina é difícil se comprometer com um horário, porém temos à vontade, e com a graça de Deus e a intercessão de Nossa Senhora de Loreto conseguiremos, de abrirmos o Santuário também aos finais de semana, aumentando assim a possibilidade de peregrinações a este local sagrado, mas, para isso, também é preciso que tenhamos mais guardiões zelando por ele.

Além de zelar pelo Santuário, zelamos pela Imagem de nossa Padroeira. No ano de 2016, fomos convidados pelo Reitor do Santuário de N. Sra. da Salette, no Catumbi, a levarmos a Imagem de N. Sra. de Loreto até este local devido às celebrações do Ano Mariano. Um grupo de aproximadamente 15 guardiões levou a Imagem em Peregrinação.

Se você sentir o chamado e quiser se comprometer com Deus e a Virgem Maria em zelar por esta devoção, basta enviar um e-mail para santuario@loreto.org.br ou ainda conversar com um dos nossos guardiões no dia 10 que entraremos em contato com você e explicaremos tudo.

Para finalizar, convidamos você à leitura do testemunho de um dos nossos guardiões, Alex Moreira e sua esposa, a Mariana. Belíssimo!

            Contamos com você para ajudar-nos a seguir com a Missão do Guardião.

 

Testemunho de uma família Loretana
 

                Somos Alex e Mariana, 13 anos de casados, fizemos o 73º ECC e temos dois filhos:  Leonardo (12 anos) e Bernardo (7 anos) e a seguir compartilharemos nosso testemunho de vivência e de graças junto à comunidade devota de Nossa Senhora de Loreto.

Eu, Alex, nascido em Curitiba-PR tive uma vida religiosa muito ativa na infância. Fiz 1°comunhão, crisma, rezava o terço e até fui coroinha na igreja Nossa Senhora do Rosário de Belém (no bairro Cajuru). De família pobre, defini como meta pessoal ingressar para a Força Aérea Brasileira. Foram muitos desafios para conquistar tal sonho. Depois de muito esforço, algum sofrimento e muita luta, me tornei oficial da FAB. Nessa obsessão em busca de uma realização e com os envolvimentos da vida profissional, acabei me afastando da igreja. Sabe aquele católico ABC? Então! Acabei me tornando um… vim morar no Rio de Janeiro e conheci minha amada esposa Mariana. Constituímos uma família linda e viemos morar na Freguesia. Até frequentávamos a missa, mas ela ainda não tinha a prioridade e o compromisso que deveria ter nos nossos domingos.

Eu, Mariana, vou fazer uma breve interrupção para contar como foi que tudo começou a mudar, ou melhor, como nos reconectamos com nossas infâncias em que a prática religiosa era intensa e verdadeira, já que assim como meu marido, também nasci em família católica, fiz catequese e frequentava com regularidade a Santa missa dominical. Em uma dessas missas em que estávamos presentes ouvi que aconteceria na paróquia mais um ECC, uma amiga que frequenta outra paróquia já tinha nos falado quão maravilhoso é o ECC e sugerido que fizéssemos o encontro de casais, mas não conhecia ninguém que pudesse nos convidar até que, mesmo sem ser convidada, em um impulso, fui até a secretaria e pedi uma ficha. Preenchi e deixei que as mãos do Senhor agissem. Fomos chamados logo para o próximo encontro que ocorreu em outubro de 2016. Foi um final de semana incrível!!! Depois começamos a participar dos círculos e ganhamos uma nova família: Equilíbrio Verde. Estudamos a Palavra e também começamos a dividir diversos momentos: alegrias (por exemplo, nascimentos de filhos, batizados aniversários, casamentos, formatura) e tribulações (doenças de entes queridos, angústias e medos), enfim, amigos verdadeiros! A cada encontro aprendemos muito e nos transformamos em pessoas melhores. Nesses 2 anos vimos como é importante ter Cristo no centro de nossa casa, nossa igreja doméstica e, com tudo isso, os domingos passaram a ter novo significado. A semana não começa sem que tenhamos participado da Santa missa.

… complementando ainda a Mariana, conhecemos as pastorais e entendemos a importância de ajudar na comunidade, *e com essa vontade* de ser útil para a comunidade e ao mesmo tempo retribuir a intercessão de Maria pelas conquistas e graças alcançadas, procurei o serviço de Guardião do santuário. Na condição de Aviador, poder retribuir servindo a NS de Loreto tem um significado muito profundo e especial. “Grande foi a alegria e a gratidão pela Sagrada incumbência recebida, em cada dia 10, ao assumir o Compromisso de Guardião e Propagador desta Santa Devoção. Ao empenhar-me junto a todos os peregrinos que acorreram ao Sagrado Santuário e ter acolhido a todos com carinho e amor. Ao assumir também a missão de Evangelizar a todos que me foram confiados e ter a certeza de que a Mãe Querida sempre esteve comigo e que fui seu instrumento. Por tudo isso, agradeço do fundo do coração por ser a Rainha de minha vida. ” (Adaptação do Compromisso do Guardião)

Ao agradecer todas as bênçãos concedidas à nossa família através da intercessão de Nossa Senhora, aproveitamos a oportunidade para agradecer a acolhida de toda a comunidade Loretana, em especial ao Padre Sebastião, aos novos amigos que Deus nos presenteou em todos os ECC que participamos, aos irmãos de círculo do 73°ECC, aos Guardiões do Santuário e ao Grupo de Teatro do Loreto.

Ah! Preciso interromper meu marido para falar do grupo de teatro… lembro como tudo teve início: O Leonardo, nosso filho mais velho, viu no aviso do telão do Loretão o convite aos interessados em ajudar o grupo e participar do auto da Paixão de Cristo. Na mesma hora me pediu que o levasse… chegando lá, que acolhida! Que energia boa! Mas como estavam precisando de gente não foi só o Leonardo que participou não… A mamãe também ficou… Hoje consigo enxergar quão sutil é o chamado de Deus para o servir. A evangelização pode ocorrer de diversas formas, cada um usando o seu Dom! Foi incrível ser testemunha de como uma peça pode emocionar uma paróquia inteira, seja no auto da Paixão ou no auto de Natal.

Depois desses 2 anos de acolhida nos despedimos, dando um até breve para esta comunidade que nos acolheu de forma única, e onde fizemos amigos que nos acompanharão no coração aonde quer que estejamos. Estamos indo para Brasília, com o coração modificado e temos certeza que continuaremos nossa obra por lá, com a missão que recebermos.

Nosso muito obrigado a comunidade Loretana.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM