Santuário de Loreto – Abril 2019

               No último dia 25 de março, a Igreja celebrou a Solenidade da Anunciação do Senhor, a nove meses do Natal somos convidados a voltarmos nossa atenção para este momento tão marcante para a história da salvação que foi a visita do Anjo Gabriel à jovem Maria anunciando que a mesma foi escolhida por Deus para gerar Seu Filho. O SIM dado pela Virgem ressoa até hoje em nossos corações como um apelo de conversão para que também digamos o nosso SIM através de nossas atitudes, palavras, gestos, para que possamos gerar o Cristo no mundo de hoje que tanto necessita.

            Neste mesmo dia, o Santo Padre peregrinou até o Santuário da Santa Casa de Loreto onde, segundo a tradição, estão conservadas as paredes da casa em que a Virgem Maria viveu e recebeu a visita do anjo, dizendo SIM ao projeto de Deus, ali o Papa se recolheu em oração diante da imagem de Nossa Senhora de Loreto e posteriormente presidiu a Eucaristia dentro da Casa Santa. Este foi um grande marco para a história daquele local, pois a última vez que um Papa presidiu a Santa Missa dentro daquela Casa foi em 1857 (Pio IX), ou seja, 162 anos depois, num dia marcante para a espiritualidade Lauretana.

            O Papa Francisco escolheu este dia e este local para marcar a assinatura da Exortação Apostólica fruto do Sínodo dos Bispos para os jovens, intitulada “Christus vivit – Cristo vive”. Ali no altar da Santa Casa o Papa entregou à Virgem Santíssima aquele documento bem como todos os jovens do mundo inteiro.

            Logo após a assinatura, o Pontífice cumprimentou inúmeros doentes que recorrem constantemente à Santa Casa a fim de obterem a cura por intercessão de Nossa Senhora. “Ao final, no adro do Santuário, Francisco pronunciou um discurso aos fiéis em que destacou a vocação da Santa Casa como a casa dos jovens, porque ali a Virgem Maria continua a falar às novas gerações, acompanhando cada um na busca de sua vocação.” (Vatican News)

            Em seu pronunciamento, o Santo Padre focou na vocação, como dito no trecho acima transcrito; e nos doentes, ao dizer: “A doença fere a família, e os doentes devem ser acolhidos dentro da família”, “Vocês estão no centro da obra de Cristo, porque compartilham e carregam de maneira mais concreta atrás Dele a cruz de todos os dias.”; e, em especial, ao fim, o Santo Padre nos confiou uma grande missão: “levar o Evangelho da paz e da vida aos nossos contemporâneos, muitas vezes distraídos, presos pelos interesses terrenos ou imersos num clima de aridez espiritual. Precisa-se de pessoas simples e sábias, humildades e corajosas, pobres e generosas”. Que tal juntos assumirmos esta missão e sermos pessoas mais semelhantes ao próprio Cristo e a Sua Mãe Santíssima?

            O Papa Francisco finalizou esta peregrinação pedindo a intercessão de Nossa Senhora com o título de Loreto para que ajude a todos nós a percorrerem o caminho da paz e da fraternidade baseadas no acolhimento, no perdão, no respeito ao próximo e no amor que é dom de si.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM