Santuário da Adoção

 

Adoção de Crianças com Deficiência e Doenças Crônicas

 

Também tem direito de ser filho!

                Ser pai e mãe é um ato de amor, mas, que acompanha dedicação, afeto, educação, alimentação, etc., e a complexidade que algumas crianças apresentam, pelas suas deficiências e/ou doenças, “assusta” alguns desses futuros papais. Melhor falar em assustar ao ter que falar em preconceito e discriminação, que ainda imperam da sociedade, e adotar uma criança “diferente”, não é assim tão “normal”, cada um tem suas características.

                 Precisamos mudar o paradigma sobre o conceito do que é normal. Nós somos seres humanos diferentes, distintos uns dos outros, cada um tem suas características. Uma criança com deficiência, não necessariamente possui uma doença, mas, por que não adotar uma criança que possui uma deficiência ou doença crônica?!

                 O maior problema enfrentado hoje no Brasil em relação às crianças especiais é a discriminação, uma vez que as pessoas estão cada vez menos encarando que o principal compromisso de quem adota é com o amor. Os que estão dispostos a adotar crianças com necessidades especiais precisam estar cientes de que enfrentaram grandes desafios, bem maiores do que imaginam, mas precisam também ver que a recompensa é tão grande, ou ainda maior que a dos pais naturais.

                 Há um grande número de crianças com deficiência esperando pela adoção, esperando por uma família, esperando serem amadas. Quem quiser adotar uma criança com deficiência ou doença crônica, tem prioridade no trâmite processual, garantido por lei. (Lei 12.955/14)

                  Um belo depoimento é a do casal Carlos Eduardo da Cruz (técnico de informática) e Neiva Mariz (agente comunitária) que adotaram em 2013, a Silvana, uma menina com hidrocefalia. Neiva admite que, inicialmente, assustou-se com a deficiência.

               – Cheguei ao abrigo e vi as crianças em suas cadeiras de rodas no banho de sol – conta. – Silvana tinha três anos e um olhar perdido. Pensei em voltar para o portão, mas, quando a peguei no colo, ela deu uma gargalhada. Foi ali que me apaixonei.

                    Silvana aprendeu a andar e, embora troque algumas letras, aos poucos supera a dificuldade para escrever. Está no terceiro ano do fundamental e consegue acompanhar as aulas e interagir com os colegas.

                     Dois anos depois em 2015, adotaram Sofia, de 2 anos, com paralisia cerebral e microcefalia. Neiva afirma: – Ela não levantava a cabeça, não brincava e nem entendia quando a chamavam. Hoje responde as nossas perguntas e no início deste ano deu seus primeiros passos – comemora Neiva. – Para ajudar nossas filhas, instalamos barras de apoio nas paredes, deixamos os brinquedos em sua altura e pusemos os colchões no chão. Queremos que elas tenham autonomia, que não dependam de cadeira de rodas.

                     Neiva ressalta que cuidar das meninas é uma tarefa extenuante, mas não descarta aumentar a família, e afirma:  – Poderia ter filhos biológicos, mas por que deveria colocar uma criança no mundo se já existem tantas precisando de cuidados? Para mim, a deficiência nunca foi um problema. Brincava na minha infância com meninos e meninas surdas ou com deficiência física.

                 Precisamos de futuros pais dispostos a amar, amar incondicionalmente, e não apenas, a necessidade de ser pai e mãe.

 

Eliane Carrão (coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção)

Maiores informações: santuariodaadocao@gmail.com ou

whatsapp 98446-9085 (Eliane) ou 99614-3739 (Cláudia)

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM