Santuário da Adoção – Dez2018

 

Filhos do coração: Histórias emocionantes de quem adotou.

              

“Era uma vez uma menininha chamada Sabrina e um menininho chamado Léo, eles estavam lá no bercinho e diziam assim: – Quem quer ser minha mamãe? Quem quer ser meu papai? Mamãe Eliane e Papai Amor ouviram e responderam: Eu quero! Então nos levaram para casa e foram felizes para sempre!” (Sabrina).

              

               Era assim que Sabrina desde pequenina já contava sua “história de princesa” cheia de orgulho em entrevistas e depoimentos sobre adoção. História do desejo de um casal de serem pais e da necessidade de duas crianças de serem filhos. Repararam no “Papai Amor”? Nos primeiros anos de vida Sabrina chamava o pai de Amor, e o papai só babava…

 

               Nosso processo de habilitação levou dois anos para finalizar, porém uma vez habilitados, a espera para chegada das crianças foi de uma semana. Essa rapidez se deu pelo fato de terem chegado por meio de uma busca ativa, pois não havia no RJ pessoas interessadas pelo perfil de nossos filhos.

               Ainda tenho guardado o email onde pela primeira vez soube deles. Dizia: “Casal de irmãos pardos, tendo o menino 3 anos e a menina 1 ano e 10 meses. São crianças saudáveis, mas a menina nasceu com um dos bracinhos curto.” Bastaram essas poucas linhas para o coração acelerar e nunca mais voltar ao normal!

               Ao solicitar a juíza autorização para conhecê-los descobrimos que na verdade, eles eram negros e que Léo tinha 2 anos e 6 meses e Sabrina 11 meses.

               No dia 12/12/07, chegando ao abrigo descubro que minha menininha na véspera havia completado um aninho, depois de um tempo me dei conta de que nossa filha ganhou de presente de um ano de vida uma nova mamãe e papai.

Não pensamos duas vezes, encontramos nossos filhos!!! Corri para a Vara da Infância e solicitamos a guarda provisória para fins de adoção. Faltavam poucos dias para o Natal e pensamos que seria uma data única, para acontecer à chegada deles em nossa família.

               Foram exatos sete dias para preparar toda documentação e enxoval e no dia 19/12/07, chegaram a nosso lar, “para serem felizes para sempre”!  

 

A fotografia é do nosso primeiro Natal. Atualmente Leonardo está com 13 anos e Sabrina, agora em dezembro, completa 12 anos. Os dois servem na Missa de 08h30min, como coroinhas.

 

Eliane Carrão, 50 anos, professora, casada com Ernani Peixoto, 56 anos, aposentado.

 

Habilitação: Entrega de documentos e preenchimento de requerimento na Vara da Infância de sua comarca, bem como comparecimento a grupos de apoio, visita de assistente social, entrevistas com psicólogos e, por fim, sentença do juiz autorizando a inclusão no Cadastro Nacional da Adoção (CNA) a tal “fila” que obedece ao critério cronológico de habilitação.

Busca Ativa: atividade realizada por voluntários visando na busca de adotantes prévia e regularmente habilitados, para crianças e adolescentes denominados “de difícil colocação”.

Guarda provisória: Fase obrigatória de estreitamento do vínculo entre futuros pais e filhos. Coincide com o período de estudos socias e psicológicos, que, se atenderem a todos os requisitos exigidos pela justiça, resultam na sentença da adoção.

 

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM