SAMZ – Maio 2018
Sobre as Qualidades do Reformador – Humildade Profunda
Caros leitores (as), fogo e luz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Vamos então juntos continuar a aprender um pouco mais sobre as qualidades do reformador, que nosso santo Antônio Maria Zaccaria nos apresenta em seus escritos. Nesse artigo então, nos aprofundaremos na quarta qualidade “humildade profunda”.
Ser humilde não significa você sempre estar se curvando perante os outros e “balançando a cabeça”, sempre dizendo “sim”, mas ter uma bondade profunda de coração e fazer as coisas pela vontade do mesmo. Fazer as coisas sem interesse do que se possa vir futuramente. É saber fazer e fazer bem as coisas gratuitamente, reconhecendo que Jesus se faz presente no próximo. Segundo Antônio Maria Zaccaria humilhação deve sempre estar ao lado da humildade, pois devemos ter os insultos como um doce alimento e saber levá-los com leveza “são pouquíssimos os que querem… aceitar os insultos”. Santo Antônio Maria Zaccaria ainda diz que o verdadeiro humilde de coração é afável, agradável aos outros e bondoso a Deus, esse é apto e totalmente preparado para a reforma. É bom recordar que essa qualidade apresentada e indicada nos escritos de nosso santo é sempre visando um bom reformador para uma grande e profunda reforma dos costumes.
Como temos percebido em seus escritos que Santo Antônio Maria é humanista, e mais uma vez ele utiliza essa qualidade para frisar a importância do outro em nossa vida, em nossa caminhada, nessa busca até a verdadeira perfeição que é o próprio Deus, quando ele diz que “o humilde é cheio de compaixão e de tolerância em relação aos outros, aos defeitos alheios”. Ou seja, temos que utilizar dessas qualidades que vamos adquirindo degrau por degrau, para ajudar os imperfeitos e claros, não esqueçamos muitas vezes nós somos os maiores imperfeitos, e que essa reforma muitas vezes deve começar por nós mesmos, isto é, o reformador deve deixar-se reformar para então fazer uma verdadeira reforma, com uma humildade profunda de coração sincero.
Portanto, irmãos (as), sejamos humildes de coração para fazermos tudo para a honra de Jesus Cristo e para a utilidade do próximo, visando sempre o nosso carisma que é a renovação do fervor cristão.
Que Maria santíssima interceda sempre por nós junto ao seu filho Jesus. Amém.
Com o meu carinho e oração,
Fogo e Luz.
Seminarista Robert Barbosa Cardoso