Samz – Mai2017

 

Evangelizar é preciso
 

               Como bons barnabitas, onde temos o carisma de “renovar o fervor cristão”, durante os dias 11 a 16 de abril do ano do Senhor de 2017, na cidade de Piraí, estado do Rio de Janeiro, realizamos a MISSÃO JOVEM BARNABITA, nos distritos de Varjão, Arrozal e Passa Três. Na oportunidade de anunciar a Boa Nova do Senhor, contamos com a ajuda dos padres barnabitas, Pe. Rafael Borges, Pe. Miguel Panes, Pe. Marco Aurélio, seminaristas André, Bruno cruz, Danilo, Jonathan Yure, Willian Douglas e Isaac. Contamos também com a colaboração de três jovens paroquianos, Bruna Miranda, Bruno Guerreiro, Sebastian, e este que vos escreve, seminarista Robert Cardoso.

               Tivemos a graça de evangelizar durante a semana santa nesses lugares, participando das celebrações litúrgicas, procissões, rezas, além de visitas nas diversas famílias espalhadas por essas comunidades. Aconselhamos, conversarmos, rezamos, muitas vezes até nos emocionamos com a partilha de cada pessoa e procuramos ajudá-las com palavras e gestos concretos de amor, paz, fé e misericórdia, sempre deixando uma mensagem de fé e força para continuarem no caminho que não está, nem será fácil seguir, porém, se depositarmos a confiança em Deus podemos começar a dar os primeiros passos.

               Santo Antônio Maria Zaccaria nos diz que temos que “encarar a realidade com humildade e perseverança, sem relaxamento…”, é isso que procuramos fazer, durante toda nossa caminhada e principalmente nesses momentos únicos e tão ricos que temos que aproveitar para cativar os cristãos. Fazê-los voltar ao amor primeiro, ao amor que Cristo nos deu gratuitamente numa Cruz e fixar essa certeza quando Cristo nos diz: “eis que estarei convosco todos os dias de sua vida, até o fim dos tempos” (Mt 28,20). Ainda temos uma grande saída para a salvação, ainda temos um que está ao nosso lado, que nos ama, nos guarda e nos ajuda.
               E, lembremos que antigamente a Cruz era vista como símbolo de tortura, mas tornou-se para nós símbolo de salvação. Temos a certeza do triunfo de Cristo sobre a morte e morte de Cruz, e para seguir esse Cristo temos que carregar nossas Cruzes de cada dia, como diz o próprio Jesus: “Se alguém quer vim após mim, negue-se a si mesmo tome a tua Cruz e me siga…” (Mc 8.34), e Santo Antônio Maria Zaccaria lembra-nos que “Cristo dá o peso de acordo com nossas forças”, Ele está ao nosso lado, para que quando cairmos não percamos a certeza que Ele nos sustentará.
SOMOS BARNABITAS, FILHOS DA CONSOLAÇÃO, SOMOS CHAMADOS A SER RENOVADORES DO FERVOR CRISTÃO, HOMENS DE REFORMA, HOMENS PARA REFORMA!

               Temos uma grande certeza que deixamos grandes Cristãos renovados nesses poucos dias que transcenderam o curto período e se transformaram em dias válidos e fervorosos. Com certeza nosso pai fundador deve estar orgulhoso de cada filho, de cada planta e coluna de São Paulo. Ter sempre como foco o “CRESCER SEMPRE EM COISAS PERFEITAS, DEGRAU POR DEGRAU”. Subimos um degrau muito importante nessa missão e ajudamos outros a subirem também. Que venham outras e outras missões.

Fogo e luz a todos!

Robert Cardoso, Seminarista Barnabita.

 

“UMA PESSOA HUMANA SÓ CAMINHA SE FOR AJUDADA POR OUTRA. O CAMINHO PARA DEUS, PORTANTO, É HUMANO”.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM