Samz – dez2017
Qualidades do Reformador – Perseverança
Caríssimos (as), continuemos nossa reflexão sobre as qualidades do reformador, na qual Santo Antônio Maria Zaccaria nos escreve na Constituição 18. Comecemos com a curta citação de nosso santo, porém com profundas palavras: “você precisa ser perseverante no seu empreendimento, porque muitos começam com grandeza de ânimo, mas depois desistem vencidos pelas demoras. Quem se aborrece pelo cansaço trazido pelas contrariedades ou pelo arrastar-se do seu trabalho, saiba que já entregou a vitória ao inimigo, antes mesmo de começar”. Pois bem, palavras que nos levam a grandes reflexões, pensamentos atuais.
A perseverança é uma qualidade que deve estar sempre ao nosso lado e principalmente em nosso coração, pois é ela que nos faz prosseguir, continuar, sem medo de caminhar rumo à perfeição que é o próprio Crucificado vivo. Perseverar é a chave para uma vida firme com Jesus. Ter perseverança significa persistir em seguir Jesus, mesmo enfrentando muitas dificuldades. Perseverar é não desistir. Seguir Jesus nem sempre é fácil, mas se perseveramos receberemos a recompensa de Deus. Ter atitude perseverante também é persistir em fazer o bem.
Há muita tentação para se desviar, mas com a ajuda de Deus você pode resistir. Perseverar é continuar fazendo o bem, independentemente das circunstâncias, por amor a Deus, ao seu reino e ao nosso próximo. É ter essa certeza que Cristo está ao nosso lado. E não nos esqueçamos da virgem Maria, que esteve ao lado de seu filho desde o seu nascimento até sua morte de cruz, e ela está ao nosso lado também, nos mostrando o verdadeiro caminho que é seu filho Salvador e Redentor da humanidade.
Mais um natal de aproxima, que assim como o nascimento do Menino Jesus pelo ventre santo da Virgem Maria, possa nascer e renovar nossa perseverança, que não desistamos do projeto de Deus, que possamos fazer tudo para a honra de Jesus Cristo e para a utilidade do próximo, pedindo sempre a Deus boa vontade, fogo e luz, para sempre renovarmos o fervor cristão. Ser perseverante e ter um dom de fazer com que outras pessoas possam ser perseverantes em sua vida, sua caminhada, a fim de sermos exemplos de homens e mulheres que perseveram na fé, em Deus.
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Romanos 5, 3-5
Somos fortes e queremos sempre crescer em coisas perfeitas. Desejo a todos um feliz e santo Natal e um próspero ano novo. Levemos esse ensinamento de nosso santo para o ano de 2018 e por toda nossa vida, que possa ser um ano de graças e bênçãos para você e sua família. Deus te abençoe e te guarde.
Um grande abraço no coração de vocês!
Santo Antônio Maria Zaccaria, Rogai a Deus por nós.
Seminarista Robert Cardoso