Samz – abr2017

 

Quaresma… Conversão, jejum, oração.

 

Crescer sempre, mudar de vida, “nos tornarmos aquilo que ainda não somos”.

– Santo Antônio Maria Zaccaria

 

            A quaresma é o tempo litúrgico de conversão que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse momento como um caminho à Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

            Por isso, esse é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. Quando recebemos o convite de Santo Antônio Maria Zaccaria “ crescer sempre em coisas perfeitas, degrau por degrau”, isso também entra em um processo chamado “conversão”, pois mudar de vida, atitudes, pensamentos, etc. não é nada fácil. E estamos nesse tempo propício que nossa Santa Igreja nos oferece, com toda uma espiritualidade que está presente nesse tempo tão lindo e rico. Quando nosso santo diz que “ chegamos a Deus através de outro homem”, isso está ligado ao amor ao próximo, ao perdão, a misericórdia, e esse tempo litúrgico nos proporciona, ou seja, o ensinamento de Santo Antônio Maria Zaccaria tem uma grande e eficaz ligação com a quaresma. Os desejos que nosso santo tem que almejemos e cresçamos sempre rumo a perfeição que é o próprio Cristo Jesus, podemos buscar durante esses quarenta dias. Tempo de deserto, reflexão que nos proporciona esse grande e profundo exame de consciência para que busquemos com amor, fé e muitas vezes pela dor a tão difícil conversão, difícil mais não impossível, pois temos um Deus cheio de misericórdia que está de braços abertos para acolher a você irmão e irmã que tanto deseja uma vida diferente, vida essa longe do pecado.

            Por isso irmãos, vivamos esse tempo com amor, perdão, misericórdia, reconciliação, fraternidade, caridade, jejum, oração, e lembremos que todos somos imagem e semelhança de nosso Senhor Jesus Cristo. Já estamos “craques” em cantar essa música – “prova de amor maior não há, que doar sua vida pelo irmão”. Levemos esse pequeno e tão profundo refrão para nossa vida e principalmente para nossas atitudes e tenha certeza que começando por isso, iremos “ nos tornar aquilo que ainda não somos”, Santo Antônio Maria Zaccaria. 

            Você já é misericordioso como nosso Pai do céu? Você já perdoou? Você já se reconciliou com seu irmão? Pense e peça a ajuda de nosso Deus através da oração que Ele irá te ajudar, claro no tempo Dele e não no nosso. Que tenhamos uma boa e santa Quaresma meus caros irmãos, vamos juntos rumo a páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, nessa passagem da vida sobre a morte.

             Que Deus os abençoe grandemente caros e amados leitores e peçamos a intercessão de Santo Antônio Maria Zaccaria. Amém.

 

Robert Cardoso – Seminarista Barnabita

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM