Samz – abr2017
Quaresma… Conversão, jejum, oração.
Crescer sempre, mudar de vida, “nos tornarmos aquilo que ainda não somos”.
– Santo Antônio Maria Zaccaria
A quaresma é o tempo litúrgico de conversão que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse momento como um caminho à Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, esse é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição. Quando recebemos o convite de Santo Antônio Maria Zaccaria “ crescer sempre em coisas perfeitas, degrau por degrau”, isso também entra em um processo chamado “conversão”, pois mudar de vida, atitudes, pensamentos, etc. não é nada fácil. E estamos nesse tempo propício que nossa Santa Igreja nos oferece, com toda uma espiritualidade que está presente nesse tempo tão lindo e rico. Quando nosso santo diz que “ chegamos a Deus através de outro homem”, isso está ligado ao amor ao próximo, ao perdão, a misericórdia, e esse tempo litúrgico nos proporciona, ou seja, o ensinamento de Santo Antônio Maria Zaccaria tem uma grande e eficaz ligação com a quaresma. Os desejos que nosso santo tem que almejemos e cresçamos sempre rumo a perfeição que é o próprio Cristo Jesus, podemos buscar durante esses quarenta dias. Tempo de deserto, reflexão que nos proporciona esse grande e profundo exame de consciência para que busquemos com amor, fé e muitas vezes pela dor a tão difícil conversão, difícil mais não impossível, pois temos um Deus cheio de misericórdia que está de braços abertos para acolher a você irmão e irmã que tanto deseja uma vida diferente, vida essa longe do pecado.
Por isso irmãos, vivamos esse tempo com amor, perdão, misericórdia, reconciliação, fraternidade, caridade, jejum, oração, e lembremos que todos somos imagem e semelhança de nosso Senhor Jesus Cristo. Já estamos “craques” em cantar essa música – “prova de amor maior não há, que doar sua vida pelo irmão”. Levemos esse pequeno e tão profundo refrão para nossa vida e principalmente para nossas atitudes e tenha certeza que começando por isso, iremos “ nos tornar aquilo que ainda não somos”, Santo Antônio Maria Zaccaria.
Você já é misericordioso como nosso Pai do céu? Você já perdoou? Você já se reconciliou com seu irmão? Pense e peça a ajuda de nosso Deus através da oração que Ele irá te ajudar, claro no tempo Dele e não no nosso. Que tenhamos uma boa e santa Quaresma meus caros irmãos, vamos juntos rumo a páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, nessa passagem da vida sobre a morte.
Que Deus os abençoe grandemente caros e amados leitores e peçamos a intercessão de Santo Antônio Maria Zaccaria. Amém.
Robert Cardoso – Seminarista Barnabita