Revista: Primeiro Aniversário

Embora O Mensageiro tenha 28 anos, estamos comemorando neste mês de julho o primeiro aniversário da Revista, que deu ao que já era bom e bonito, uma roupagem nova, um novo formato, com mais cores, mais informação e, o mais importante, uma forma mais dinâmica de levar a Palavra de Deus a todos.

A primeira edição da revista foi o maior desafio: era preciso receber a aceitação da comunidade. Foi então escolhido o mês de julho, quando receberíamos aqui no Loreto, milhares de peregrinos para a JMJ Rio 2013. O Mensageiro teria então que ser REapresentado à paróquia falando uma linguagem jovial, atual, porém firme, corajosa! Falamos então de nós mesmos, comunidade de 353 anos, que tem uma linda FACE JOVEM. Deu certo!

A segunda edição foi ainda mais especial. Estávamos contagiados, inebriados com a beleza da Jornada e cheios do amor transmitido pelo nosso, então novo, Papa Francisco. E assim foram todas as demais edições, sempre um novo desafio, novo aprendizado, nova conquista. Acompanhamos grandes eventos, como o Fechamento do Ano da Fé, a eleição de Dom Orani a Cardeal, a Campanha da Fraternidade, os 50 anos de consagração da Irmã Elci, os dois anos do nosso Coral, a canonização de José de Anchieta, os 150 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, entre outros. Mas não perdemos o foco à nossa comunidade de Fé. Trouxemos testemunhos e noticias das pastorais, divulgamos e cobrimos os eventos, em particular da Semana Santa, Natal e Festas Junina e da Padroeira.

Estamos fazendo aniversário e nossa alegria se deve também aos preciosos artigos de nossos incansáveis articulistas, que a cada mês nos propõem uma reflexão nova, quer sobre temas bíblicos ou da atualidade, nos trazendo uma visão da fé sobre uma ótica toda especial.

Da mesma forma, somos especialmente gratos aos patrocinadores e anunciantes da revista que tornaram e mantêm este sonho possível.

Mas não podemos falar sobre esse primeiro ano de atividades da revista, sem falar na PASCOM. A Pastoral da Comunicação, que vem seguindo as orientações da Arquidiocese de fazer concreta a Pastoral de Conjunto, ou seja, integrar, promover, levar à discussão os temas e atividades comuns e que dependem da comunidade como um todo, como corpo de Cristo, para sua implantação e incremento. Com este objetivo, a Pascom além de promover as mudanças digitais na forma de comunicação da Paróquia, com o uso do email coorporativo, reformulação do site, incremento nas redes sociais etc. participou ativamente do processo de transição do jornal para a revista fazendo parte da equipe do O Mensageiro, sob a coordenação de nossa incansável Hélia Fraga, que vem se dedicando ao jornal, hoje revista, por todos esses anos e, com Pe. Sebastião, que é o editor responsável.

Na reunião mensal da Pascom, é tirada a pauta da revista do mês seguinte e feita a distribuição das tarefas. O grupo trabalha em total sintonia e todos vibram com o resultado final, quando na distribuição da revista as pessoas comentam sobre os artigos, mesmo quando discordando de alguma coisa, pois é assim que se vive em comunidade, aprendendo sempre, reformulando conceitos, revendo posições.

Assim é nosso trabalho, e sentimos que todos estão de parabéns, em especial a Nossa Paróquia, que faz valer a pena, e o nosso Pároco, Pe. Sebastião, que apoia, que incentiva, que dá oportunidade de crescimento ao grupo, que confia e reza por nós.

 

Que Nossa Senhora de Loreto interceda por nós e que ano que vem, nossa festa de aniversário seja um motivo ainda maior de alegria para toda a comunidade.

 

Equipe do O Mensageiro.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM