Recordando o Batismo

Quando Jesus aos 33 anos foi até o Jordão para que João Batista o batizasse, não o fez porque necessitava, já que Ele, com o Pai e o Espírito Santo, é parte da Unidade da Trindade. No entanto, Jesus assumindo sua humanidade nos mostrou naquele dia, a necessidade de também fazermos parte dessa comunhão, recebendo o Espírito Santo em plenitude. “Eu batizo vocês com água, mas chegará alguém mais fonte do que e eu não sou digno sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3,16).

Nós católicos, temos a graça da possibilidade de reafirmar esse momento tão importante da nossa vida, que é o batismo, na Crisma. Um novo grupo de futuros crismados vem sendo preparado há um ano para receber o Crisma e assim, assumir um compromisso maior com Deus, na confirmação de seu batismo.

Como nesta edição entrevistamos a Pastoral do Batismo, e durante todo o mês de setembro estiveram em todas as missas de sábados participando dos “Escrutínios”, Tamara Ribeiro, foi conversar sobre esses ritos com uma pessoa muito querida em nossa paróquia e que é uma das professoras da Iniciação Cristã de Jovens e Adolescentes, a Tia Regina Villie.

1- O porquê dos Ritos.

A Crisma é precedida pelo escrutínio de admissão a esse Sacramento. Isso acontece sempre em Missas da Quaresma ou de final de semana, explicando-se à assembleia o sentido da celebração.

O grande momento do Crisma está chegando! E para nos preparar de modo pleno, temos os Ritos.     Este tempo se destina a uma intensa preparação espiritual, dos eleitos e da comunidade, para a iniciação nos Sacramentos.

Os escrutínios querem proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas conseqüências e da influência diabólica, purificando o espírito e o coração. As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se impregnem do senso da redenção, ser fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido mais profundo de Igreja. Assim fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivam o desejo de amar a Deus e abrem os corações para receber os dons do Senhor no Sacramento.

  • Após a JMJ a procura aos Sacramentos da Iniciação Cristã aumentou?

Sim, houve um aumento expressivo no 2º semestre de 2013. Em nossa própria turma, vários catequizandos e crismandos atenderam ao convite de Jesus, através do chamado do Santo Padre Francisco. Tivemos, em nossa Paróquia, 88 inscritos no 2º semestre de 2013.

  • Há procura dos crismandos pelos estágios nas Pastorais?

A maioria busca os estágios. Quem mais acolhe os crismandos são a Pastoral da Liturgia e o Ministério do Acolhimento. É importante lembrar que outras Pastorais, Movimentos, Associações e Círculos Bíblicos estão também de braços abertos aguardando e acolhendo cada crismando em nossa Paróquia.

É fundamental que lhes sejam apresentados todos os serviços da Paróquia. Assim, poderão escolher os que mais se identificam com seus carismas. O Pai lhe apresenta vários caminhos. Em Cristo você optará pelo que melhor o realizar no serviço de Deus e dos irmãos.

Querido (a): não basta crer na verdade. É preciso viver a verdade em que se crê. Os Serviços da Igreja existem para que você possa sentir maior incentivo para viver sua fé e para ser um testemunho vivo entre seus irmãos!

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais