Recordando o Batismo
Quando Jesus aos 33 anos foi até o Jordão para que João Batista o batizasse, não o fez porque necessitava, já que Ele, com o Pai e o Espírito Santo, é parte da Unidade da Trindade. No entanto, Jesus assumindo sua humanidade nos mostrou naquele dia, a necessidade de também fazermos parte dessa comunhão, recebendo o Espírito Santo em plenitude. “Eu batizo vocês com água, mas chegará alguém mais fonte do que e eu não sou digno sequer de desamarrar a correia das sandálias dele. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3,16).
Nós católicos, temos a graça da possibilidade de reafirmar esse momento tão importante da nossa vida, que é o batismo, na Crisma. Um novo grupo de futuros crismados vem sendo preparado há um ano para receber o Crisma e assim, assumir um compromisso maior com Deus, na confirmação de seu batismo.
Como nesta edição entrevistamos a Pastoral do Batismo, e durante todo o mês de setembro estiveram em todas as missas de sábados participando dos “Escrutínios”, Tamara Ribeiro, foi conversar sobre esses ritos com uma pessoa muito querida em nossa paróquia e que é uma das professoras da Iniciação Cristã de Jovens e Adolescentes, a Tia Regina Villie.
1- O porquê dos Ritos.
O grande momento do Crisma está chegando! E para nos preparar de modo pleno, temos os Ritos. Este tempo se destina a uma intensa preparação espiritual, dos eleitos e da comunidade, para a iniciação nos Sacramentos.
Os escrutínios querem proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos por meio do exame de consciência e da verdadeira penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas conseqüências e da influência diabólica, purificando o espírito e o coração. As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se impregnem do senso da redenção, ser fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido mais profundo de Igreja. Assim fortalecidos em seu caminho espiritual, reavivam o desejo de amar a Deus e abrem os corações para receber os dons do Senhor no Sacramento.
- Após a JMJ a procura aos Sacramentos da Iniciação Cristã aumentou?
Sim, houve um aumento expressivo no 2º semestre de 2013. Em nossa própria turma, vários catequizandos e crismandos atenderam ao convite de Jesus, através do chamado do Santo Padre Francisco. Tivemos, em nossa Paróquia, 88 inscritos no 2º semestre de 2013.
- Há procura dos crismandos pelos estágios nas Pastorais?
A maioria busca os estágios. Quem mais acolhe os crismandos são a Pastoral da Liturgia e o Ministério do Acolhimento. É importante lembrar que outras Pastorais, Movimentos, Associações e Círculos Bíblicos estão também de braços abertos aguardando e acolhendo cada crismando em nossa Paróquia.
É fundamental que lhes sejam apresentados todos os serviços da Paróquia. Assim, poderão escolher os que mais se identificam com seus carismas. O Pai lhe apresenta vários caminhos. Em Cristo você optará pelo que melhor o realizar no serviço de Deus e dos irmãos.
Querido (a): não basta crer na verdade. É preciso viver a verdade em que se crê. Os Serviços da Igreja existem para que você possa sentir maior incentivo para viver sua fé e para ser um testemunho vivo entre seus irmãos!