Open/Close Menu A Paróquia de Nossa Senhora de Loreto quer ser comunidade de fé e de amor. Reúne numerosíssimos fiéis em movimentos, serviços e pastorais, espaço de convivência, de fraternidade, de acolhimento e partilha. Quer oferecer oportunidade para aprimorar convivência cristã em torno da Palavra e dos serviços de ajuda aos mais necessitados. Lugar de um culto sempre mais aprimorado, de louvor e de cursos de formação.

Propedeutico

No último dia 4 de agosto de 2014, memória de São João Maria Vianey, foi reaberto, depois de vários anos,  o Seminário Mãe da Divina Providência, anexo ao Santuário de Nossa Senhora de Loreto, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, agora abrigando a etapa do Propedêutico, tempo do primeiro contato com as realidades da nossa Congregação dos Padres e Irmãos Barnabitas.

Nesta primeira experiência do Propedêutico, somos dois jovens: Adriano do Nascimento Feitosa, 22, natural de São Paulo (SP) e Willian Douglas Pereira de Oliveira, 20, natural de Coronel Fabriciano (MG), orientados pelo Padre Luiz Antônio, tento como colaboradores o estudante André Carlos e os religiosos barnabitas das comunidades do Rio de Janeiro, e a contribuição de leigos (professora de português e psicóloga).

O Propedêutico é marcado, como nas outras etapas da formação, pela participação diária da Eucaristia, alimento essencial de nossa vida, da recitação da Liturgia das Horas (Laudes, Vésperas e Completas), do diálogo com Deus por meio da Leitura Orante da Sagrada Escritura. As primeiras noções sobre o Apóstolo Paulo, sobre Santo Antônio Maria Zaccaria (vida e Escritos) e sobre os santos da Congregação, bem como sua História também fazem parte do nosso dia a dia. É claro que não falta a experiência de vida comunitária.

No Propedêutico, tem-se a oportunidade de refletir sobre a vocação e suas exigências dentro do contexto em que vivemos.  Também são apresentados os pressupostos que fundamentam a própria Vida Consagrada Barnabita.

Além de tudo isso, temos a oportunidade da experiência pastoral na Paróquia, conhecendo as realidades de alguns movimentos e pastorais (Catequese de Crianças, Coroinhas, EAC) e auxiliando nas Celebrações Eucarísticas, tornando-se, na medida do possível, úteis para o próximo e procurando viver para a honra de Cristo, como diz Santo Antônio Maria Zaccaria.

Por:

Adriano do Nascimento Feitosa

Willian Douglas Pereira de Oliveira

Fonte: Site dos Barnabitas – http://vocacionalbarnabita.blogspot.com.br

Siga-nos: