Província do Brasil Centro-Sul inicia a experiência do Propedêutico

Sou o Adriano do Nascimento Feitosa, natural da Capital Paulista, tenho 23 anos. Estou fazendo, deste do dia 4 de agosto de 2014, a experiência no Seminário Propedêutico Nossa Senhora Mãe da Divina Providência dos Padres Barnabitas. Tal experiência proporcionou-me, por meio da vida diária, um conhecimento introdutório sobre diversos aspectos: espiritualidade, vida de oração, vida comunitária, vida pastoral. A reflexão sobre a vida espiritual proporcionou-me a dar os primeiros passos na compreensão sobre o projeto proposto por Santo Antonio Maria Zaccaria e a responder melhor ao chamado de Deus na perspectiva da vida religiosa consagrada.

A vida de oração ajudou-me a criar um modo próprio, além da Liturgia das Horas, de manter uma relação mais próxima com o próprio Deus: este modo é a leitura orante da Palavra de Deus.

A vida comunitária ajudou-me a compreender que a pessoa é um ser que precisa intrinsecamente do outro. Possibilitou-me ainda descobrir também a reflexão sobre as perguntas fundamentais sobre a própria pessoa humana e a sua relação com o outro e com o mundo.

A vida pastoral possibilitou-me a oportunidade de um entrosamento com a realidade da comunidade paroquial e a ver os desafios que a própria comunidade é chamada a dar nestes tempos em que o Papa Francisco nos chama a uma nova evangelização.

Dessa forma, a partir de tudo que vivi neste período pude perceber por meio destas dimensões acima apresentadas que ser religioso Barnabita nos tempos de hoje significa viver “a pura honra de Cristo, a mera utilidade do próximo e o opróbrio de si”, provocando uma verdadeira “renovação do fervor cristão”.

 

Sou o jovem Willian Douglas Pereira de Oliveira, tenho 20 anos, natural de Cel. Fabriciano-MG. Cheguei ao Seminário Propedêutico Nossa Senhora Mãe da Divina Providência no dia 04 de agosto do ano corrente, memória de São João Maria Vianey.

O propedêutico foi o momento onde tivemos a oportunidade de ter os primeiros contatos e conhecimentos com a realidade dos Clérigos Regulares de São Paulo – Religiosos e Padres Barnabitas, que sob as orientações do Padre Luiz Antonio e o religioso André Carvalho foi marcado por dimensões fundamentalmente essências àqueles que respondem ao chamado do Convocante que é o próprio Cristo. As dimensões trabalhadas foram: vida de oração, vida espiritual, vida comunitária e vida pastoral.

A vida de oração foi cultivada em dois níveis: oração comunitária e pessoal. Tivemos a oportunidade de responder o nosso chamado por meio do dialogo profundo com o próprio Deus que nos fala por meio de diversos modos: Palavra de Deus, silêncio e a recitação da Liturgia das Horas.

A vida espiritual foi marcada pela apresentação do projeto do grande reformador do século XVI, Santo Antônio Maria Zaccaria. A espiritualidade teve como culminância a participação diária na Eucaristia. A espiritualidade Barnabita é marcada pelo alimentar-se do Crucificado Vivo e pelo perscrutar as cartas paulinas.

A vida comunitária foi marcada pela compreensão de que o homem é um ser de relações e que intrinsecamente precisa do outro como suporte para chegar à sua realização. A vida comunitária possibilitou a construção do dialogo e principalmente da transparência e do caráter.

A vida pastoral na Paróquia Santuário Nossa Senhora de Loreto foi marcada pela participação calorosa nas Santas Missas e também nas diversas pastorais. A vida pastoral possibilitou a maior adesão incondicional à pessoa de Cristo e à Igreja por meio do serviço ao próximo colocando em prática á constituição de nossa Congregação: “viver a pura honra de Cristo pelo desprezo de si, sendo mera utilidade do próximo”.

Dessa forma agradeço fraternalmente, já com o coração partido, à acolhida dos membros da comunidade religiosa e da grande comunidade paroquial. Como diz o ditado: “Quem parte é que leva a saudade”, mas é preciso dentro do nosso processo subir os degraus da formação. Como ensina Santo Antônio Maria Zaccaria faz-se necessário “desfraldar novas bandeiras”, ou seja, ir aonde Cristo colocou limites.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM