Profissão de Fé – Setembro 2016
A Igreja é apostólica
A Igreja é apostólica por ser fundada sobre os apóstolos. Vemos isso em três sentidos:
– Por sua origem, estando edificada sobre o “alicerce dos Apóstolos” (Ef 2,20). O próprio Cristo os escolheu e os enviou em missão.
– Por seu ensinamento, que é o mesmo dos Apóstolos. Com a ajuda do Espírito Santo a Igreja conserva e transmite o ensinamento ouvido pela boca dos Apóstolos.
– Por sua estrutura, porquanto ensinada, santificada e dirigida, até a volta de Cristo, pelos Apóstolos e seus sucessores, os bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa.
A Igreja é indestrutível e infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa por meio de Pedro e os demais Apóstolos, presentes em seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos.
A missão dos apóstolos
A palavra “apóstolo” é grega e significa enviado. Ora Jesus é o enviado do Pai. Entre os inúmeros discípulos Jesus escolheu doze, que conviveram com Ele mais intimamente e foram testemunhas de sua ressurreição e os enviou. “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21). Deu-lhes então o mandato de continuarem sua missão. E prometeu ficar com eles até o fim do mundo. Portanto essa missão divina deverá durar até o fim dos séculos.
São Paulo diz que os Apóstolos sabem que são “ministros de uma aliança nova” (2Cor 3,6), “ministros de Deus” ( 2Cor 6,4), “embaixadores de Cristo“ (2Cor 5,20), “servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus “ (1Cor 4,1).
Os Bispos, sucessores dos Apóstolos
A missão que os Apóstolos receberam deverá ser completada e confirmada no decorrer dos sáculos, esta é a razão de instituírem sucessores que uma vez ordenados assumiriam o ministério após a morte deles. Os Bispos, por instituição divina, sucederam os Apóstolos como pastores da Igreja, de sorte que quem os ouve, ouve a Cristo, e que os despreza, despreza o Cristo e aquele por quem Cristo foi enviado (LG 20).
O Apostolado
A Igreja permanece em comunhão de fé e de vida com sua origem. Ela é enviada ao mundo inteiro e seus membros de uma maneira ou outra também participam deste envio.
Tanto o apostolado dos ordenados quanto o dos leigos depende de sua união vital com Cristo, assumindo formas diferentes de acordo com as vocações, os apelos da época e os dons variados do Espírito Santo. Mas a alma de todo apostolado é a caridade.
Em conclusão podemos reafirmar que a Igreja é uma, santa, católica e apostólica, nela subsiste a única Igreja de Cristo. E é nela que já existe e será consumada no fim dos tempos “o Reino dos Céus”. Então todos os homens remidos e tornados santos e imaculados na presença de Deus no Amor (Ef 1,4), serão reunidos como o único Povo de Deus.
Jane do Tércio