Profissão de Fé – O Espírito e a Igreja nos últimos tempos
Pentecostes
No dia de Pentecostes, o Espírito Santo é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina. De modo que a Trindade Santa é plenamente revelada. Com, a vinda do Espírito Santo o mundo entra nos “últimos tempos”, o tempo da Igreja. A missão de Cristo e do Espírito torna-se a missão da Igreja.
O Espírito Santo – O Dom de Deus
O Espírito edifica, anima e santifica a Igreja, recordando sua missão. Em 1 Jo 4,8.16 lemos que “Deus é Amor” e este amor “Deus o derramou em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).
Ele dá aos batizados a semelhança divina perdida por causa do pecado dos primeiros pais. Estávamos feridos pelo pecado, mas a remissão de nossos pecados vem como efeito desse Amor, que nos introduz cada vez mais profundamente na comunhão com Deus Trino. Recebemos como garantia de nossa Herança a própria vida da Santíssima Trindade, que é amar “como Ele nos amou” (Cf. 1 Jo 4,11-12). Ele age nos Sacramentos e faz com que a Sagrada Escritura se torne viva para nós. Por estarmos em comunhão como o Espírito Santo podemos produzir os seus frutos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio. (Gl 5,22s). O Espírito Santo torna-nos espirituais, recoloca-nos no Paraíso, reconduz-nos ao Reino dos Céus e à adoção filial, com confiança chamamos Deus de Pai e participamos na graça de Cristo, somos chamados filhos da luz e faremos parte na vida eterna.
O Espírito Santo e a Igreja
A missão de Cristo e do Espírito Santo realiza-se na Igreja, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. Ser “Templo do Espírito Santo” significa estar de corpo e alma disponível para este hóspede, para Deus em nós. Quando mais nos abrirmos, dentro de nós ao Espírito Santo, tanto mais Ele Se torna o mestre da nossa vida, tanto mais ele nos concede os seus carismas.
O Espírito Santo lembra a palavra de Cristo e nos ajuda a compreender a sua Morte e Ressurreição. A Igreja é enviada a anunciar e testemunhar, atualizar e difundir o mistério da comunhão da Santíssima Trindade.
É por meio dos Sacramentos da Igreja, que Cristo comunica aos membros de seu Corpo o seu Espírito Santo e Santificador e seus membros vão produzir seus frutos na vida nova.
O Espírito Santo é Mestre da oração, peçamos a sua intercessão, pois na nossa fraqueza não sabemos o que nos é mais conveniente pedir.