Profissão de Fé – O Espírito de Cristo na plenitude do tempo

João, Precursor, Profeta e Batista

A gravidez tardia de Isabel foi anunciada a Maria pelo Anjo Gabriel. Ela já se achava grávida, quando partiu em direção à casa de sua prima. O filho de Isabel, João, se movimenta de tal modo em seu ventre que ela repleta do Espírito Santo diz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito e o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1,42s). Deus visita o seu povo.

João é “Elias que deve vir”(Cf. Mrt17,10-13). O Espírito Santo concluía a obra de “… preparar para o Senhor um povo bem disposto” (Lc 1,17). João encerra o ciclo de profetas inaugurado por Elias. Os demais profetas anunciavam o Messias, João se encontrou pessoalmente com Ele e dá o seu testemunho: “ …Eis é o Cordeiro de Deus” (Jo 1,34) Lucas afirma em 7,26 “…e mais do que um profeta ”. O Batismo de João era para o arrependimento, o Batismo da água e no Espírito será um novo nascimento.

 

“Alegra-te, cheia de graça”

Podemos ver, em Maria, claramente a ação da Santíssima Trindade: O Pai (1ª Pessoa) encontra a Morada em que seu Filho (2ª Pessoa) e seu Espírito (3ª Pessoa) podem habitar entre os homens. Pela ação do Espírito Santo nela, o Pai dá ao mundo o Emanuel, o Deus conosco. A Tradição da Igreja e a Liturgia representam Maria como o “trono da Sabedoria” ou como é cantada na Ladainha “ Sede da Sabedoria”.

O Espírito Santo preparou Maria, com sua graça, dando cumprimento nela às expectativas e à preparação do Antigo Testamento para a vinda do Messias. Numa demonstração que sua fé é enorme ela diz o seu sim e aí começam a manifestar-se as maravilhas das maravilhas: a encarnação de Deus, que o Espírito vai realizar em Cristo e na Igreja. Era a plenitude dos tempos.

Como traria em seu ventre o Filho Eterno convinha que fosse “cheia de graça” conforme anuncia o Anjo Gabriel. De maneira única sua virgindade torna-se fecunda para dar à luz o Filho de Deus encarnado, o Filho da Virgem.

Repleta do Espírito Santo, ela mostra o Verbo na humildade de sua carne. Por Maria o Espírito Santo começa a pôr em Comunhão com Cristo os homens e faz dela Mãe do “Cristo total”, ou seja, de Jesus, Cabeça e a da Igreja, seu Corpo. No dia de Pentecostes Maria está reunida com os Apóstolos formando “um só coração, assíduos à oração” (Cf. At 1,14).

 

O Cristo Jesus

O Filho de Deus é consagrado Messias (Cristo) pela unção do Espírito Santo desde a sua Encarnação. Jesus, somente após sua Morte e Ressurreição vai revelar plenamente o Espírito Santo. Antes disso fez inúmeras sugestões inclusive prometendo a sua vinda. O Espírito de Verdade, o Paráclito, será dado pelo Pai a pedido de Jesus; Ele será enviado pelo Pai em nome de Jesus; Jesus o enviará de junto do Pai, pois ele procede do Pai. O Espírito Santo virá, nós o conheceremos, Ele estará conosco para sempre; Ele nos ensinará tudo e nos lembrará de tudo o que Cristo nos disse, e dele dará testemunho.

Após a Ressurreição de Jesus ele dá imediatamente o Espírito Santo, soprando sobre os discípulos (Cf. Jo 20,22). A partir dessa Hora a missão de Cristo e do Espírito passa a ser a missão da Igreja. “Como o Pai me enviou, também eu vos envio “ (Jo 20,21).

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais