Profissão de Fé – nov2016

 

Hierarquia, Leigos, Vida Consagrada

   

                           O colégio episcopal e seu chefe, o Papa

 

Lemos na LG 19 que ao instituir os Doze, “instituiu-os à maneira de colégio ou grupo estável, ao qual prepôs Pedro, escolhido dentre eles.”. A união entre S. Pedro e os demais apóstolos, constituem um único colégio apostólico. De modo semelhante o Romano Pontífice, sucessor de S. Pedro, e os Bispos, sucessores dos apóstolos, estão unidos entre si (LG 22).

O Senhor deu a S. Pedro as chaves da Igreja “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,18-19) e instituiu-o como pastor de todo o rebanho:  …Jesus disse a Simão Pedro: “Simão , filho de João, tu me amas mais do que estes”? Ele lhe respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “apascenta os meus cordeiros”. Uma segunda vez… “apascenta as minhas ovelhas”…pela terceira vez… “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “apascenta as minhas ovelhas”. (Jo 21,15-17). Porém o múnus de ligar e desligar foram dados não só a S. Pedro, mas também ao colégio dos apóstolos, unido a seu chefe (LG 22).

O Papa, Bispo de Roma e sucessor de S. Pedro, “é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis” (LG 23). Ele possui na Igreja poder pleno, supremo, imediato e universal na cura das almas e pode exercer sempre livremente este seu poder. Ele é o representante de Cristo na Terra. Como autoridade superior na pastoral e no ensino, vela pela transmissão pura da fé. Em casos necessários, deve revogar nomeações ou exonerar ministros ordenados por causa de erros graves de fé ou moral no exercício do seu ministério.

O colégio ou corpo episcopal, em comunhão com o Papa e jamais sem ele, exerce também sobre a Igreja o supremo poder.  Ou seja, esse poder não pode ser exercido senão com o consentimento do Papa (LG 22). Já o Papa pode, em determinados casos tomar decisões mesmo sem a concordância dos Bispos.

 O poder do colégio dos Bispos aparece de forma solene nos Concílios Ecumênicos que precisam ser aprovados ou ao menos reconhecidos pelo Papa. “Enquanto composto de muitos, este Colégio exprime a variedade e a universalidade do povo de Deus e, enquanto unido sob um só chefe, exprime a unidade do rebanho de Cristo” (LG 22). Os Bispos “exercem sua autoridade pastoral sobre a porção do povo de Deus que lhe foi confiada” (LG 23) assistidos pelos Presbíteros e Diáconos, contribuindo para o bem de todo o Corpo Místico.

 As Igrejas particulares próximas e de cultura semelhante formam províncias denominadas patriarcados ou regiões. Seus Bispos podem reunir-se em sínodos ou em concílios provinciais. As conferências Episcopais podem contribuir para que o espírito colegial se realize concretamente. (LG 23).

(Continua na próxima edição)

 

Jane do Tércio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM