Profissão de Fé – Mar2018
A esperança dos céus novos e da terra nova
No fim dos tempos, o Reino de Deus chegará à sua plenitude. Depois do Juízo Universal, os justos reinarão para sempre com Cristo, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo será renovado.
Depois do Juízo Final, o próprio universo, livre da escravidão da corrupção, participará da glória de Cristo. Esta renovação misteriosa, que há de transformar a humanidade e o mundo, Sagrada Escritura a chama de “céus novos” e” terra nova” (2 Pe 3,13).
O mal já não terá mais poder nem força de atração. Os que forem salvos estarão diante de Deus face a face, como amigos. O seu desejo de paz e justiça será realizado. Ver Deus será a sua felicidade.
Na Jerusalém celeste, o Deus Trino terá sua morada entre os homens. “Enxugará toda lágrima dos seus olhos: pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram!” (Ap 21,4).
A visão beatífica, na qual Deus se revelará de maneira inesgotável aos eleitos, será a fonte inexaurível de felicidade, de paz e de comunhão mútua.
Ignoramos o tempo da consumação da terra e da humanidade e desconhecemos a maneira da transformação do universo. Contudo a expectativa de uma terra nova, longe de atenuar, deve impulsionar em nós a solicitude pelo aprimoramento desta terra (GS 39,1-2).
Deus então será “tudo em todos” (1 Cor 15,28) na Vida Eterna.
Amém
Em hebraico, a palavra “amém” está ligada à mesma raiz da palavra “crer”. Esta raiz exprime firmeza, segurança e fidelidade. Assim, compreendemos por que o “amém’ pode ser dito da fidelidade de Deus para conosco e de nossa confiança nele. No profeta Isaías encontramos a expressão “Deus de verdade”, literalmente “Deus do amém”, isto é, o Deus fiel às suas promessas.
Dizemos “Amém”, isto é “Sim”, “Assim seja”, à confissão da nossa fé, porque Deus fez de nós testemunhas da fé. Quem diz “amém” afirma alegre e livremente a ação de Deus na Criação e na Redenção.
O Credo, como também o último livro da Sagrada Escritura (Cf. Ap 22,21), termina com a palavra hebraica amem. Ela encontra-se com frequência no fim das orações do Novo Testamento. Também a Igreja, na sua Liturgia, conclui suas orações com o “amém”, significa o nosso “sim” confiante e total ao que professamos crer, porque Jesus, morrendo e ressuscitando, deu-nos provas de segurança e fidelidade. E nós confiamos totalmente naquele que é o “Amém” (Ap 3,14) definitivo do amor do Pai por nós: Cristo Senhor.
Neste mês encerramos o estudo da Profissão de fé, o Credo.
Desde junho de 2011 estivemos mensalmente juntos, aprofundando um pouco mais o conhecimento da nossa Doutrina Católica, tão ricamente apresentada no Catecismo da Igreja Católica.
Rezo, e por isso, espero que os leitores que nos acompanharam neste período tenham se aproximado mais de Deus, pois o seu conhecimento nos leva a amar e adorar mais a Ele.
Fiquem com as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora.