Profissão de Fé – mar2017

 

A Vida Consagrada

A vida consagrada é um estado de vida reconhecido pela Igreja. Caracteriza-se pela profissão pública dos conselhos evangélicos de pobreza, de castidade e de obediência em um estado de vida permanente.

Conselhos evangélicos, vida consagrada

O estado de vida consagrada é uma da maneiras de conhecer uma consagração “mais íntima” e uma dedicação total a Deus. Na vida consagrada, sob a moção do Espírito Santo, os fiéis se propõem seguir a Cristo mais de perto. A doação a Deus está acima de tudo; assim colocam a perfeição da caridade a serviço do Reino, anunciando na Igreja a glória do mundo futuro.

Uma grande árvore de múltiplos ramos

Como numa árvore frondosa florescem as diversas modalidades da vida solitária ou comum para o proveito dos próprios membros e também para o bem de todo o Corpo de Cristo.

Desde os primeiros tempos da Igreja encontramos homens e mulheres que se propuseram, pela pratica dos conselhos evangélicos, seguir a Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto, levando cada qual a seu modo, uma vida consagrada a Deus. Inspirados pelo Espírito Santo alguns viveram solitários, outros fundaram famílias religiosas que a autoridade da Igreja recebeu e aprovou. A aprovação de novas formas de vida consagrada é reservada à Sé Apostólica (CIC 605).

A vida eremítica

Os eremitas seguindo uma vocação peculiar a encontrar no deserto, precisamente no combate espiritual, a glória do Crucificado, vivem uma entrega total da intimidade pessoal com Cristo. Separam-se  do mundo de uma maneira mais rígida, pelo silêncio da solidão e pela assídua oração e penitência, numa dedicação de sua vida ao louvor de Deus e a salvação do mundo. Nem sempre professam publicamente os três conselhos evangélicos.

As virgens e as viúvas consagradas

Desde os tempos apostólicos, chamadas pelo Senhor, virgens e viúvas decidiram, não antes de terem sido aprovadas pela Igreja, a viverem no estado de virgindade ou a castidade perpétua “por causa do Reino de Deus” (Mt 19,12).

Segundo o rito litúrgico aprovado, o Bispo diocesano consagra as virgens a Deus, que se tornam, misticamente, esposas de Cristo com uma dedicação ao serviço da Igreja. Muitas vezes as virgens se associam para guardar mais fielmente seus propósitos. Elas vivem no mundo (ou a monja) na oração, na penitência, no serviço a seus irmãos e no trabalho apostólico, conforme e estado e os carismas respectivos oferecidos a cada uma.

A vida religiosa

Tendo surgido no Oriente nos primeiros séculos, a vida religiosa se distingue das outras modalidades de vida consagrada pelo aspecto cultual, pela profissão pública dos conselhos evangélicos, pela vida fraterna levada em comum, pelo testemunho da união de Cristo com a Igreja.

Ela é vivida nos institutos canonicamente erigidos pela Igreja, fazendo parte do mistério da Igreja e é chamada a significar, com suas variadas formas, a própria caridade de Deus, em linguagem de nossa época. Todos os religiosos são cooperadores do Bispo diocesano em seu ministério pastoral.

Desde o início da evangelização, com a expansão missionária da Igreja a vida religiosa se fez presente, como grandes propagadoras da fé, formando novas Igrejas, desde as antigas instituições monásticas e as ordens medievais até as congregações modernas.

 

(Continua na próxima edição).

 

Jane do Tércio

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais