Profissão de Fé – Mai2017

 

A Comunhão dos Santos
 

A comunhão dos santos é a Igreja. A assembleia de todos os santos. A Igreja é formada por Cristo que é a sua Cabeça e os seus membros que somos todos nós, portanto há uma comunhão dos bens na Igreja. O bem de Cristo é comunicado a todos por meio dos sacramentos da Igreja, pois Ele morreu por todos.

Ao dizermos “Creio na comunhão dos Santos” temos dois significados interligados: “comunhão nas coisas santas (sancta)” e “comunhão entre as pessoas santas (sancti)”.

Os fiéis (sancti) são alimentados pelo Corpo e pelo Sangue de Cristo (sancta) com a finalidade de crescerem na comunhão do Espírito Santo e de comunicá-la ao mundo.

A comunhão dos bens espirituais
 

No livro dos Atos dos Apóstolos 2,42 é-nos contado que os discípulos “mostravam-se assíduos ao ensinamento dos Apóstolos, à comunhão fraterna, a fração do pão e às orações”.

A comunhão na fé – a fé dos fiéis é a fé da Igreja, recebida dos Apóstolos.

A comunhão dos sacramentos – a todos os fiéis pertence o fruto dos sacramentos, sobretudo com Batismo somos unidos uns aos outros e incorporados ao Cristo. Na verdade o termo comunhão pode ser aplicado a cada sacramento uma vez que todos eles nos unem a Deus, mas antes de tudo o aplicamos à Eucaristia por ser neste sacramento que a comunhão se consuma.

A comunhão dos carismas – visando à edificação da Igreja, O Espírito Santo distribui, entre os fiéis, graças especiais, carismas e “cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos” (1 Cor 12,7).

Punham tudo em comum – (At 4,32). Os bens que possuímos devem ter a disponibilidade de serem colocados à disposição dos indigentes e dos pobres, diminuindo assim a miséria deles; afinal, nós cristãos, somos administradores dos bens do Senhor. (Cf. Lc 16,1-3).

A comunhão na caridade – São Paulo afirma: 1 Cor 13,5 “a caridade não procura seu próprio interesse”. Qualquer ato, mesmo um pequeno ato, praticado na caridade serve de benefício de todos os homens, vivos ou mortos.  Ou seja, tudo o que uma pessoa faz ou sofre em Cristo e por Cristo torna-se proveitoso para todos; infelizmente, isso também significa, contrariamente, que cada pecado danifica a comunhão. Isto é o fundamento da comunhão dos santos. Sendo assim, podemos compreender que todo pecado prejudica esta comunhão como diz S. Paulo em 1 Cor 12,26-27 “Se um membro sofre, todos os membros compartilham seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros compartilham sua alegria”.

 

Jane do Tércio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais