Profissão de Fé – Jesus subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso

Após a Páscoa, Jesus permaneceu com seus Apóstolos, com seu corpo glorioso. Bebeu e comeu com seus discípulos e deu instruções sobre o Reino. Depois deste tempo Cristo sobe aos céus (Ascensão) e onde se senta à direita do Pai e vive eternamente para interceder por nós, como Mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo. Ele como Filho de Deus reina com sua humanidade na glória eterna.

Isto significa que Ele não está mais visível na terra, embora esteja presente e disponível. Sua glória permanece ainda velada aos olhos humanos. Há uma diferença de manifestação entre a glória de Cristo ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai.

É interessante citarmos a explicação de São João Damasceno: “Por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus e consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada”.

O sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino do Messias e os Apóstolos se tornaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”.

A humanidade só tem acesso à “Casa do Pai”, à vida e à felicidade de Deus porque Cristo pôde abrir esta porta para o homem. Sendo Cristo a Cabeça da Igreja e nós os membros do seu Corpo, vivemos na esperança de estarmos um dia eternamente com Ele.

Donde virá julgar os vivos e os mortos

Ele voltará na glória

Cristo já reina pela Igreja…

A Ascensão de Cristo ao céu significa sua participação, em sua humanidade, no poder e na autoridade do próprio Deus. Ele é o Senhor do Universo e da história. “Cristo morreu e reviveu para ser Senhor dos mortos e dos vivos” (Rm 14,9). Ele é também a Cabeça da sua Igreja, que é seu Corpo.

O Filho foi enviado pelo Pai com uma missão, após o seu pleno cumprimento, Ele voltou ao Pai elevando-se ao céu. Já glorificado, Ele permanece misteriosamente em sua Igreja, onde o seu Reino já está presente, “germe e início deste Reino na terra” (LG 5).

Desde a Ascensão, o desígnio de Deus entrou em sua consumação. Lemos na 1 Jo 2,18: “Filhinhos, é chegada a última hora”. Portanto a era final do mundo já chegou entre nós. Já na terra a Igreja se reveste de verdadeira santidade, embora imperfeita.

…À espera que tudo lhe seja submetido.

O Reino de Cristo ainda é atacado pelos poderes maus, embora esses já tenham sido vencidos pela Páscoa de Cristo. Cristo Senhor já reina pela Igreja, mas ainda não lhe estão submetidas todas as coisas deste mundo.

Por esta razão rezamos, principalmente na Missa, com as palavras de São Paulo em 1 Cor 11,26 “… todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes desse cálice, estareis anunciando a morte do Senhor até que Ele venha”. Para apressar a volta de Cristo dizemos “Vem, Senhor” (Ap 22,20).

O próprio Cristo afirmou que ainda não havia chegado a hora do estabelecimento glorioso do Reino messiânico onde haveria para todos os homens justiça, amor e paz. Assim o tempo presente é o tempo do Espírito e do testemunho, mas é também um tempo ainda marcado pela “tristeza” e pela provação do mal, que não poupa a Igreja. É um tempo de expectativa e de vigília.

Jane do Tersio.

Continua na próxima edição

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM