Profissão de Fé – Janeiro 2015

No terceiro dia ressuscitou dos mortos

 

No Mistério Pascal temos a cruz e a ressurreição, a primeira, como uma parte essencial e a segunda, a verdade culminante a nossa fé em Cristo. Esta verdade foi acreditada e vivida pela primeira comunidade cristã e transmitida pela Tradição.

 

O evento histórico e transcendente

 

O Novo Testamento atesta historicamente as manifestações da Ressurreição de Cristo. Na década de 50 S. Paulo escreve aos Coríntios: “Transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maioria dos quais ainda vive, enquanto alguns já morreram. Posteriormente apareceu a Tiago, e, depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim, como a um abortivo” (1Cor 15,3-6).

 

O túmulo vazio

 

A observação do sepulcro vazio foi constatada por dois grupos:

Os fariseus, antes, tinham pedido a Pilatos que colocasse guardas tomando contado túmulo, pois sabiam Ele tinha dito que ressuscitaria. Quando os guardas anunciaram aos chefes dos sacerdotes que o sepulcro estava vazio, estes combinaram com os anciãos em dar uma vultosa quantia em dinheiro para que eles dissessem que os discípulos vieram e roubaram o corpo de Jesus.

Mas o outro grupo, formado primeiramente pelas santas mulheres, por Pedro e por João lembraram o que Ele havia dito a respeito da Ressurreição ao terceiro dia e ao verem o sepulcro vazio e os panos no chão “viram e creram” (Cf. Lc 24,12). Tal fato não poderia ser obra humana, Jesus não havia simplesmente retomado a vida terrestre, como tinha sido o caso de Lázaro.

 

As aparições do Ressuscitado

 

Conforme o costume da época se fazia uma espécie de embalsamamento. No sábado seria a celebração da Páscoa judaica, ora, Jesus morreu na 6ª feira. Era o dia da Preparação e o sábado começava a despontar. Seu corpo então é envolvido em um lençol e colocado em um sepulcro novo. Passada a festa, no domingo bem cedo Maria de Magdala e as santas mulheres foram concluir o ritual, mas encontraram o sepulcro vazio, tornando-se assim as primeiras mensageiras da Ressurreição de Cristo para os apóstolos. Pedro e João confirmam o que elas tinham dito.

As testemunhas da Ressurreição, Pedro e João, são homens concretos, conhecidos dos cristãos, pois viviam no meio deles. Paulo vai afirmar que ele apareceu a mais de quinhentas pessoas de uma só vez, além de Tiago e de todos os apóstolos (1Cor 15,4-8).

 

(Continua na próxima edição)

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM