Profissão de Fé – Creio na Santa Igreja Católica
No Concílio Vaticano II a Constituição Dogmática Lumem Gentium mostra que o artigo de fé sobre a Igreja depende inteiramente dos artigos concernentes a Cristo Jesus. Seria de grande proveito que os leitores pegassem a Lumem Gentium e a lessem, pois as diversas citações que serão apresentadas neste texto ficariam bem mais esclarecidas e enriquecidas.
A Igreja não tem outra luz senão a de Cristo, os Padres da Igreja a comparam com a lua, cuja luz toda é reflexo do sol. A Igreja é onde floresce o Espírito, uma vez que o Espírito é a fonte e o doador de toda a santidade.
Crer na Igreja santa, católica, una e apostólica é crer na Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
A Igreja no desígnio de Deus
As denominações e as imagens da Igreja
A palavra “ekklésia” (grega) significa “convocação”, designa assembleia do povo, geralmente de caráter religioso. Daí ser aplicada ao povo eleito de Deus como aparece no Antigo Testamento grego. A primeira comunidade dos seguidores dos ensinamentos de Cristo é vista como herdeira dessa assembleia. Todos nós, que somos batizados e cremos em Deus somos convocados pelo Senhor para fazermos parte desta assembleia.
Na linguagem cristã temos três significados inseparáveis: a Igreja é assembleia litúrgica, sobretudo eucarística, é comunidade local e é comunidade universal dos que se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e Templos do Espírito Santo.
Os símbolos da Igreja
O mistério da Igreja apresenta inúmeras imagens. No Antigo Testamento as imagens são ligadas ao povo de Deus. No Novo Testamento vemos Cristo como Cabeça deste povo, que é o seu Corpo. (Cf. Lumem Gentium 9, de agora em diante LG).
Encontramos também muitas outras imagens tiradas da vida pastoral (aprisco, rebanho, ovelhas). Assim a Igreja é o redil, Cristo é o Pastor, Ele é o Bom Pastor que cuida e conduz suas ovelhas, seu rebanho e deu a vida por elas.
Temos também imagens tiradas da vida agrícola (campo, oliveira, vinha). A Igreja é a lavoura ou o campo de Deus, onde cresce a oliveira antiga, cuja raiz santa foi os Profetas. Cristo é a videira que dá vida aos ramos e sem ela não podemos fazer nada.
Outras são imagens tiradas de moradia (morada, pedra, templo). A Igreja é construção, Cristo é a pedra angular, na qual a Igreja é construída pelos Apóstolos que se reuniam na casa de Deus, o Templo, onde mora sua família. Podemos dizer que somos pedras vivas que entram nesta construção.
Por fim, temos imagens tiradas da vida familiar (esposa, mãe, família). A Igreja é a “Jerusalém celeste” e “nossa Mãe” (Gl 4,26). Mas é também a esposa imaculada do Cordeiro imaculado (Cf. Ap 19,7).
(continua na próxima edição)