Profissão de Fé – ago2017

 

Creio no perdão dos pecados
 

No Símbolo dos Apóstolos, isto é, no Credo estão correlacionados a fé no perdão dos pecados com a fé no Espírito Santo, mas também com a fé na Igreja e comunhão dos santos. Isto por que o próprio Cristo ressuscitado confiou aos Apóstolos o poder de perdoar os pecados quando lhes deu o Espírito Santo.

Um só Batismo para o perdão dos pecados

Em Mc 16,15s Jesus ligou o perdão dos pecados à fé e ao Batismo ao dizer “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo”.

O batismo é o primeiro e principal sacramento do perdão dos pecados, com Ele somos unidos a Cristo morto por nossos pecados, ressuscitado para nossa justificação, para que “nós também vivamos vida nova” (Rm 6,4) e que nos dá o Espirito Santo.

 O Batismo nos purifica de modo tão pleno e tão completo que não nos resta nada a pagar. Se morrêssemos logo após o recebimento deste sacramento iríamos “direto” para o céu. Foi por esta razão, que numa determinada época da História da Igreja algumas pessoas pediam o Batismo com idade mais avançada, julgando que a morte estava mais próxima. Ledo engano, pois não sabemos quando ela virá e pode acontecer como com rico da parábola cuja terra produziu muito; ele resolveu construir um celeiro maior do que o que já tinha, tendo assim uma quantidade de bens em reserva para muitos anos. E Deus lhe diz: “insensato, nessa mesma noite será reclamada a sua alma” ( Cf. Lc 12,16-20).

Pelo Batismo, todos os pecados são perdoados: o pecado original, todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Mas é preciso lembrar que a graça do Batismo não nos livra de todas as fraquezas da natureza e, portanto temos de combater os movimentos da concupiscência, caso contrário podemos nos deixar arrastar para o mal.

Por este motivo Jesus instituiu o sacramento da Penitência (também chamado de Reconciliação ou Confissão) para todos os membros pecadores de sua Igreja, antes de tudo para aqueles que cometeram pecado grave e com isso perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial. A esses oferece uma nova possibilidade de converter-se e de recobrar a graça da justificação, estando, portanto reconciliado com Deus e com a Igreja.

Uma vez que o pecado fende ou quebra a comunhão fraterna. O sacramento da Penitência a repara ou restaura. Neste sentido, ele não cura apenas aquele que é restabelecido na comunhão eclesial, mas tem também um efeito vivificante sobre a vida da Igreja, que sofreu com o pecado de um de seus membros (Cf. 1 Cor 12,26). Restabelecido ou confirmado na comunhão dos santos, o pecador sai fortalecido pela participação dos bens espirituais de todos os membros vivos do Corpo de Cristo, quer estejam ainda em estado de peregrinação, quer já estejam na pátria celeste. (Cf. LG 48-50).

(Continua na próxima edição).

 

Jane do Tércio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM