Profissão de Fé – A Igreja – Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo
1ª PARTE: A Igreja – Povo de Deus
Na Lumen Gentium lemos que Deus escolheu como seu povo – Israel, fez com ele uma aliança e deu-lhe instruções preparando-os para a Nova Aliança estabelecida em Cristo. O seu desejo não é a salvação e santificação dos homens isoladamente, mas como um povo.
As características do Povo de Deus
Suas características são diferentes de outros grupos quer sejam religiosos, étnicos, políticos ou culturais. São elas:
- Povo de Deus – Deus não pertence, como propriedade, a nenhum povo. O povo é que é dele. É a sua origem, Ele o criou.
- Para ser membro – nos tornamos membros desse povo não por uma herança genética, mas mediante a fé em Cristo e o Batismo.
- Tem um chefe – o seu líder é Jesus, o Ungido. O Espírito Santo flui da Cabeça (Cristo) para o Corpo, é o “Povo Messiânico”.
- Por condição – este povo tem a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, onde nos seus corações o Espírito Santo faz morada, como num templo.
- Tem como lei – o mandamento novo de amar como Cristo nos amou.
- Tem como missão – ser sal da terra e luz do mundo.
- Sua meta – é o Reino de Deus, já iniciado nesta terra.
Um Povo Sacerdotal, Profético e Régio
Jesus Cristo foi ungido com o Espírito Santo pelo Pai e constituído “Sacerdote, Profeta e Rei”. Como membros desse Povo também nós participamos dessa tríplice missão, recebida no nosso Batismo. Regenerados e ungidos pelo Espírito Santo somos consagrados para oferecer sacrifícios espirituais, participando do ofício sacerdotal.
Com a participação no ofício profético, todo o povo, leigos e hierarquia, tem um sentido sobrenatural da fé que a aprofunda em sua compreensão tornando-se testemunha de Cristo.
O povo de Deus também participa da função régia de Cristo, copiando o seu modelo de servidor, que não veio “para ser servido, mas para servir e para dar sua vida em resgate de muitos” (Mt 20,28). Ele, Rei do universo, se fez servo de todos particularmente dos pobres e sofredores.