Profissão de Fé – A Igreja – Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo

2ª parte: A Igreja – Corpo de Cristo

 

A Igreja é comunhão com Jesus

Em diversas passagens dos Evangelhos vemos que Jesus associando-se a seus discípulos lhes revelou o Mistério do Reino, convidou-os a participarem de suas alegrias e sofrimentos. Especialmente no Evangelho de João, Ele diz: “Permanecei em mim, como eu em vós… Eu sou a videira, e vós os ramos (Jo 15,4-5). E continua em Jo 6,56 “ quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.

Pelo sacramento do Batismo e Eucaristia surge uma indissolúvel ligação entre Jesus Cristo e os cristãos. A ligação é tão forte que ela O une a nós como uma “cabeça” aos membros de um “corpo” humano

Após a Ressurreição, quando volta ao Pai, envia o Espírito Santo (Jo 20,22) que “ficará com eles até o fim dos tempos” (Cf, Mt 28,20). Assim por meio do Espírito Santo a união entre Jesus e o povo, a Igreja torna-se mais intensa, mais íntima, não somente congregada em torno dele, é unificada nele, isto é, no seu Corpo.

Temos três aspectos da Igreja-Corpo de Cristo: a unidade de todos os membros entre si por sua união com Cristo; Cristo Cabeça do Corpo; a Igreja, Esposa de Cristo.

 

Um só Corpo

Tendo nos tornado membros do Corpo de Cristo e crendo em sua Palavra ficamos estreitamente unidos a Cristo. Pelo Batismo somos unidos à Sua Morte e Ressurreição ( Cf. Rm 6,4-5; 1 Cor 12,13) e pela Eucaristia participamos realmente do Corpo de Cristo,  somos elevados  à comunhão com ele e entre nós” ( L G 7).

A unidade dos corpos se realiza na diversidade de membros e de funções, citando a L G 7 “Na edificação do corpo  de Cristo, há diversidade de membros e de funções. Um só é o Espírito que distribui dons variados para o bem da Igreja segundo suas riquezas e as necessidades dos ministérios. É graças à unidade do Corpo Místico que a caridade é estimulada entre seus membros. Ainda a LG 7 “ Por isso, se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; ou, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”. Paulo em Gl 3,27-28 ressalta que não há diferença entre os seres humanos: “Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus “.

 

Deste Corpo, Cristo é a Cabeça

Cristo “é a Cabeça do Corpo que é a Igreja… ele tem em tudo a primazia” (Cl 1,18), principalmente sobra Igreja. Ele nos une à sua Páscoa. … associamo-nos a suas dores,  padecendo com ele, sejamos com ele também glorificados ( Cf. L G 7).

Cristo ordena em seu Corpo, a Igreja, os dons e serviços de tal modo que os seus membros se ajudam mutuamente no Caminho da Salvação.

Podemos afirmar que a Igreja vive dele, nele e por ele. Ele vive com ela e nela.

 

Com a palavra alguns santos:

Santo Agostinho nos fala de Cristo e a Igreja, portanto do “Cristo Total”. São Gregório Magno “Nosso Redentor mostrou-se como uma só pessoa coma santa Igreja, que ele assumiu”. E Santo Tomás de Aquino “Cabeça e membros são como uma só pessoa mística”.

 

A Igreja é a Esposa de Cristo

No Antigo Testamento vários profetas já  falavam dessa imagem de Esposo (Deus)  esposa ( o povo de Israel). No Novo Testamento o próprio Jesus se identifica como o “Noivo” (Mc 2,19) que amou a Igreja, unindo-a a si com uma aliança eterna.  Ele a amou e entregou-se por ela. Purificando-a com seu sangue. Fez dela a Mãe fecunda de todos os Filhos de Deus. Ela é a Esposa imaculada do Cordeiro imaculado (Cf. Ap 22,17; Ef 1,4.5.27).

Quando falamos “Corpo” se torna evidente a unidade da “cabeça” como os membros. Quando usamos o termo “esposa” ressaltamos a distinção dos dois numa relação pessoal. Santo Agostinho, partindo de Ef 5,31-32 “Serão dois em uma só carne. Eis um grande mistério refiro-me a Cristo e à Igreja” e Mt 19,6” Já não são dois, mas uma só carne”. Ensina que há de fato duas pessoas diferentes, e todavia elas constituem uma só coisa no amplexo conjugal. Na qualidade de Cabeça ele se diz “Esposo”, na qualidade de Corpo se diz “Esposa”.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM