Profissão de Fé – A Igreja – Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo
2ª parte: A Igreja – Corpo de Cristo
A Igreja é comunhão com Jesus
Em diversas passagens dos Evangelhos vemos que Jesus associando-se a seus discípulos lhes revelou o Mistério do Reino, convidou-os a participarem de suas alegrias e sofrimentos. Especialmente no Evangelho de João, Ele diz: “Permanecei em mim, como eu em vós… Eu sou a videira, e vós os ramos (Jo 15,4-5). E continua em Jo 6,56 “ quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”.
Pelo sacramento do Batismo e Eucaristia surge uma indissolúvel ligação entre Jesus Cristo e os cristãos. A ligação é tão forte que ela O une a nós como uma “cabeça” aos membros de um “corpo” humano
Após a Ressurreição, quando volta ao Pai, envia o Espírito Santo (Jo 20,22) que “ficará com eles até o fim dos tempos” (Cf, Mt 28,20). Assim por meio do Espírito Santo a união entre Jesus e o povo, a Igreja torna-se mais intensa, mais íntima, não somente congregada em torno dele, é unificada nele, isto é, no seu Corpo.
Temos três aspectos da Igreja-Corpo de Cristo: a unidade de todos os membros entre si por sua união com Cristo; Cristo Cabeça do Corpo; a Igreja, Esposa de Cristo.
Um só Corpo
Tendo nos tornado membros do Corpo de Cristo e crendo em sua Palavra ficamos estreitamente unidos a Cristo. Pelo Batismo somos unidos à Sua Morte e Ressurreição ( Cf. Rm 6,4-5; 1 Cor 12,13) e pela Eucaristia participamos realmente do Corpo de Cristo, somos elevados à comunhão com ele e entre nós” ( L G 7).
A unidade dos corpos se realiza na diversidade de membros e de funções, citando a L G 7 “Na edificação do corpo de Cristo, há diversidade de membros e de funções. Um só é o Espírito que distribui dons variados para o bem da Igreja segundo suas riquezas e as necessidades dos ministérios. É graças à unidade do Corpo Místico que a caridade é estimulada entre seus membros. Ainda a LG 7 “ Por isso, se um membro sofre, todos os membros padecem com ele; ou, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”. Paulo em Gl 3,27-28 ressalta que não há diferença entre os seres humanos: “Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Cristo Jesus “.
Deste Corpo, Cristo é a Cabeça
Cristo “é a Cabeça do Corpo que é a Igreja… ele tem em tudo a primazia” (Cl 1,18), principalmente sobra Igreja. Ele nos une à sua Páscoa. … associamo-nos a suas dores, padecendo com ele, sejamos com ele também glorificados ( Cf. L G 7).
Cristo ordena em seu Corpo, a Igreja, os dons e serviços de tal modo que os seus membros se ajudam mutuamente no Caminho da Salvação.
Podemos afirmar que a Igreja vive dele, nele e por ele. Ele vive com ela e nela.
Com a palavra alguns santos:
Santo Agostinho nos fala de Cristo e a Igreja, portanto do “Cristo Total”. São Gregório Magno “Nosso Redentor mostrou-se como uma só pessoa coma santa Igreja, que ele assumiu”. E Santo Tomás de Aquino “Cabeça e membros são como uma só pessoa mística”.
A Igreja é a Esposa de Cristo
No Antigo Testamento vários profetas já falavam dessa imagem de Esposo (Deus) esposa ( o povo de Israel). No Novo Testamento o próprio Jesus se identifica como o “Noivo” (Mc 2,19) que amou a Igreja, unindo-a a si com uma aliança eterna. Ele a amou e entregou-se por ela. Purificando-a com seu sangue. Fez dela a Mãe fecunda de todos os Filhos de Deus. Ela é a Esposa imaculada do Cordeiro imaculado (Cf. Ap 22,17; Ef 1,4.5.27).
Quando falamos “Corpo” se torna evidente a unidade da “cabeça” como os membros. Quando usamos o termo “esposa” ressaltamos a distinção dos dois numa relação pessoal. Santo Agostinho, partindo de Ef 5,31-32 “Serão dois em uma só carne. Eis um grande mistério refiro-me a Cristo e à Igreja” e Mt 19,6” Já não são dois, mas uma só carne”. Ensina que há de fato duas pessoas diferentes, e todavia elas constituem uma só coisa no amplexo conjugal. Na qualidade de Cabeça ele se diz “Esposo”, na qualidade de Corpo se diz “Esposa”.