Preparação para o Natal
Participação dos Jovens nas Novenas
Natal é tempo de celebrar com quem amamos o nascimento no nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador.
Uma forma de nos prepararmos para viver o Natal de forma mais profunda, mais voltado para a proposta de simplicidade de Jesus e, ao mesmo tempo, celebrá-lo em família, é a participação nas Novenas de Natal. A cada ano temos novos temas e abordagens diferentes, sejam com caráter mais irreverente ou mais sério, realizar a Novena a cada Natal é um compromisso cristão.
Mas a Novena, embora pela tradição, seja um momento familiar, cada vez mais é realizada por grupos diversos, em especial por grupos de amigos. Afinal, amigos de verdade acabam se tornando família.
No Loreto, temos o exemplo do EJC, uma família de jovens que se uniu em Cristo, como o nome já diz (ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO) e assim, todo ano celebram o nascimento de Jesus, juntos. É um compromisso e dever tão presente na vida do grupo, que todo ano são realizadas as Novenas da Natal, revezando as casas e o mais importante, unindo-se às famílias que os acolhem.
“A novena é importantes pelo fato de, nós jovens, termos um maior contato com o nascimento e sabermos o verdadeiro sentido do Natal. A novena na minha casa foi de muita alegria, pois pude receber pessoas muito especiais na minha vida e pude ver que amigos sempre vão estar do nosso lado, no Natal e em nossos corações”, disse Pedro Américo, que já recebeu a novena de Natal em sua casa.
Regina e Sergio Villie, membros da Paróquia, sempre presentes em atividades do EJC disseram que “Celebrar a Novena de Natal, em nossa “Igreja Doméstica” com a juventude, é sempre um momento singular. É podermos, em comunidade, proclamar que Jesus é a Palavra eterna do Pai que desceu do céu e se encarnou no seio de Maria Virgem. É recebermos o próprio Jesus através dos jovens que, sempre sedentos das coisas do alto, se aconchegam a nós. Como gostaríamos que todas as famílias de nossa comunidade abrissem suas portas para acolher os adolescentes e jovens em todas as suas necessidades. Estamos sempre aprendendo com eles. “Os anos enrugam a face, mas perder o ideal com a juventude, enruga a alma…” (Dom Rafael Cifuentes). Através da presença desta garotada, que busca uma espiritualidade saudável, nos revigoramos, e, nesta partilha de vida, os maiores beneficiados somos nós.”
Um grupo de jovens tão heterogênio, que dá exemplo a muitos “experientes”. Além da Novena, o Movimento já participou de Autos de Natais e outras atividades na Paróquia Nossa Senhora de Loreto. “É bom ver jovens tão engajados na Igreja. O EJC vem tentando resgatar os que estão longe e ajudar os que estão na caminhada a seguir em frente, junto a Jesus”, concluiu Tamara Ribeiro, participante do Movimento.
Nesse ano, aproveitando o sínodo dos bispos de 2014, cujo tema é exatamente sobre a família, nada mais justo que falando tanto dessa palavra, seja um tema pertinente a caridade, uma vez que ano que vem será celebrado o Ano Arquidiocesano da caridade. Como Jesus nos ensinou, mais importante que ler a Palavra é colocá-la em prática, exercendo a fé e espalhando a caridade em todo o mundo.
Apesar da Novena de Natal do EJC ser fechada aos participantes do Movimento e suas famílias, todos podem e devem fazer a Novena, juntando a família, os amigos, vizinhos e até mesmo aqueles que não participam da vida da comunidade. Os livretos da Novena estão disponíveis na secretaria da paróquia e é autoexplicativo. O importante é desde o advento, termos o pensamento firme no propósito de receber Jesus com o coração aberto às mudanças que Sua presença nos convida a realizar e não esquecer que como Ele mesmo nos disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei entre vós” (Mt 18,20), assim aproveite para estar mais próximo Dele nesse Natal, participando da Novena de Natal.