Preparação para o Natal

Participação dos Jovens nas Novenas

 

Natal é tempo de celebrar com quem amamos o nascimento no nosso Senhor Jesus Cristo, o Salvador.

Uma forma de nos prepararmos para viver o Natal de forma mais profunda, mais voltado para a proposta de simplicidade de Jesus e, ao mesmo tempo, celebrá-lo em família, é a participação nas Novenas de Natal. A cada ano temos novos temas e abordagens diferentes, sejam com caráter mais irreverente ou mais sério, realizar a Novena a cada Natal é um compromisso cristão.

Mas a Novena, embora pela tradição, seja um momento familiar, cada vez mais é realizada por grupos diversos, em especial por grupos de amigos. Afinal, amigos de verdade acabam se tornando família.

No Loreto, temos o exemplo do EJC, uma família de jovens que se uniu em Cristo, como o nome já diz (ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO) e assim, todo ano celebram o nascimento de Jesus, juntos. É um compromisso e dever tão presente na vida do grupo, que todo ano são realizadas as Novenas da Natal, revezando as casas e o mais importante, unindo-se às famílias que os acolhem.

“A novena é importantes pelo fato de, nós jovens, termos um maior contato com o nascimento e sabermos o verdadeiro sentido do Natal. A novena na minha casa foi de muita alegria, pois pude receber pessoas muito especiais na minha vida e pude ver que amigos sempre vão estar do nosso lado, no Natal e em nossos corações”, disse Pedro Américo, que já recebeu a novena de Natal em sua casa.

Regina e Sergio Villie, membros da Paróquia, sempre presentes em atividades do EJC disseram que “Celebrar a Novena de Natal, em nossa “Igreja Doméstica” com a juventude, é sempre um momento singular. É podermos, em comunidade, proclamar que Jesus é a Palavra eterna do Pai que desceu do céu e se encarnou no seio de Maria Virgem. É recebermos o próprio Jesus através dos jovens que, sempre sedentos das coisas do alto, se aconchegam a nós. Como gostaríamos que todas as famílias de nossa comunidade abrissem suas portas para acolher os adolescentes e jovens em todas as suas necessidades. Estamos sempre aprendendo com eles. “Os anos enrugam a face, mas perder o ideal com a juventude, enruga a alma…” (Dom Rafael Cifuentes). Através da presença desta garotada, que busca uma espiritualidade saudável, nos revigoramos, e, nesta partilha de vida, os maiores beneficiados somos nós.”

Um grupo de jovens tão heterogênio, que dá exemplo a muitos “experientes”. Além da Novena, o Movimento já participou de Autos de Natais e outras atividades na Paróquia Nossa Senhora de Loreto. “É bom ver jovens tão engajados na Igreja. O EJC vem tentando resgatar os que estão longe e ajudar os que estão na caminhada a seguir em frente, junto a Jesus”, concluiu Tamara Ribeiro, participante do Movimento.

Nesse ano, aproveitando o sínodo dos bispos de 2014, cujo tema é exatamente sobre a família, nada mais justo que falando tanto dessa palavra, seja um tema pertinente a caridade, uma vez que ano que vem será celebrado o Ano Arquidiocesano da caridade. Como Jesus nos ensinou, mais importante que ler a Palavra é colocá-la em prática, exercendo a fé e espalhando a caridade em todo o mundo.

Apesar da Novena de Natal do EJC ser fechada aos participantes do Movimento e suas famílias, todos podem e devem fazer a Novena, juntando a família, os amigos, vizinhos e até mesmo aqueles que não participam da vida da comunidade. Os livretos da Novena estão disponíveis na secretaria da paróquia e é autoexplicativo. O importante é desde o advento, termos o pensamento firme no propósito de receber Jesus com o coração aberto às mudanças que Sua presença nos convida a realizar e não esquecer que como Ele mesmo nos disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei entre vós” (Mt 18,20), assim aproveite para estar mais próximo Dele nesse Natal, participando da Novena de Natal.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM