Peregrinação Internacional


                Em varias ocasiões ouvimos amigos falarem maravilhas das peregrinações pelos lugares santos.

                Resolvemos fazer a nossa primeira experiência numa peregrinação envolvendo o leste europeu e a Itália.   Éramos 40 pessoas entre paroquianos, alguns amigos de longa data, e colegas de excursão que viraram amigos.

                Em todos os locais fomos acompanhados por guias, que nos propiciaram um aproveitamento maior dos lugares por onde passamos. É impossível relatar tudo o que vimos e as emoções que sentimos, vou tentar colocar para vocês alguns aspectos do roteiro que fizemos e os locais que passamos.

                Começamos o périplo por Praga, na Republica Tcheca. Chegamos à cidade e aproveitamos o tempo livre para conhecer a cidade à noite, com um sem numero de atividades. No dia seguinte fizemos um tour guiado e conhecemos o famoso relógio astronômico de Praga, que é um dos mais antigos do mundo e marca a hora astronômica, a centro-europeia, a tcheca antiga e a babilônica. A proposta para Praga era conhecer a igreja de N.Sa. Vitoriosa, que é um dos lugares de peregrinação mais famosos da Republica Tcheca, lá se encontra a imagem do Menino Jesus de Praga, que é esculpida em cera, que representa Jesus Cristo na sua etapa infantil. Há na Igreja, atrás do altar principal, um museu com varias vestimentas oferecidas. Lá participamos de nossa primeira celebração.

                No dia seguinte nos deslocamos para a cidade de Dubrovinick, na Croácia, banhada pelo Mar Adriático. A cidade velha é cercada de muralhas, num percurso de cerca de 2 km, e é possível percorre-la em sua totalidade. Após um tour pela cidade tivemos nossa celebração na Igreja de Santo Inácio.

                No dia seguinte os mais afoitos tiveram a oportunidade de um mergulho nas águas geladas do Adriático. Nossa próxima parada foi Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina. A cidade é famosa como centro de peregrinações pelas aparições da Nossa Senhora Rainha da Paz a algumas pessoas. A Virgem Maria fez a sua primeira aparição no local hoje denominado “Colina da Aparição”.  Ela trazia consigo pedidos de paz, perdão e reconciliação. Fizemos uma caminhada até o local de aparição da Virgem, um caminho bastante íngreme, e com muitas pedras pelo caminho. Ao longo da subida estão as estações da Via Crucis e subimos rezando o terço. No local da aparição foi erigida uma estatua da Virgem e vários peregrinos subiam o caminho de pés descalços. Celebramos numa pequena capela próxima a Igreja principal onde, no lado direito, está uma Imagem da Nossa senhora Rainha da Paz. Visitamos ainda a Casa de Recuperação de Irmã Elvira, uma freira que se dedica a recuperação de viciados. A casa tem instalação no Brasil em Salvador. Lá assistimos a uma palestra com dois ex-viciados.       

                No caminho para Loreto, nossa próxima parada, passamos por Split, na Croácia, onde pegamos um ferry-boat para Ancona, na Itália.

                Logo quando chegamos a Loreto se vê um avião da força aérea italiana, lembrando que Nossa Senhora de Loreto é a padroeira dos aviadores. Lá nos sentimos em casa e pudemos conhecer a Santa Casa, como nos foi descrita por várias vezes.

                Dentro da casa há uma imagem da Virgem com o Menino, ela é feita de cedro-do-líbano, a imagem é negra, pois ao longo dos anos a fuligem das velas, deu essa coloração. Nossa celebração foi no próprio Santuário.

                De Loreto partimos para Assis para visitar a Basílica de Santa Maria Degli Angeli, dentro dela encontra-se uma pequena igreja chamada Porziuncola, que é o lugar onde São Francisco ia fazer as suas orações e onde descobriu a sua vocação. Daí seguimos para Cassia, para conhecer a Basílica de Santa Rita; dentro do Santuário estão os restos mortais de Santa Rita de Cassia.  

                Finalmente chegamos a Roma, nesta época do ano (julho), estava cheia de turistas. Visitamos o museu do Vaticano, a Capela Sistina, e a porta santa. Com ajuda da guia conhecemos alguns detalhes tanto do museu quanto das pinturas da Capela que passaram despercebidos em outras oportunidades. Visitamos também a Basílica de São Pedro.

                Encerramos nossa visita a Roma, conhecendo a casa dos Barnabitas, que está localizada na Igreja de São Carlos. Nela pudemos ver o quadro de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, que foi pintado por Scipione de Gaeta. Após a celebração partimos para o Aeroporto de Roma, rumo ao Brasil, mas as emoções não terminaram aí, fizemos uma maratona, em termos de velocidade, por dentro do aeroporto de Frankfurt para conseguirmos chegar a tempo no portão da nossa conexão.

                João Adauto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM