Pé na estrada – Terço na mão

 

Menino Jesus de Praga
               

Com a chegada de dezembro chegam às férias, o verão… Ah “é verão, sei lá. Dá uma vontade boa de se dar, tempo bom de ser feliz”, é tempo bom de viajar, né, gente? Existe algo melhor para se refazer do que pôr uma mochila nas costas e se jogar no mundo?  Pois foi pensando nisso, que esse mês resolvemos dá a partida para um novo espaço na nossa revista. Queremos interagir com você, leitor. Sabe aquela viagem que você fez e que descobriu, mesmo que sem querer, uma igrejinha ou que visitou um santuário, uma catedral? Nessa visita você ouviu contar a história do santo padroeiro, que quase ninguém conhece por aqui? Então!? Ânimo! Conte tudo para a gente e nós publicaremos nessa coluna.

Estreamos com a viagem de Giselle Lopes, que nos contou sobre Praga. Vale a pena embarcar nessa viagem com ela.

 

– Praga é capital da República Tcheca, um “jovem” país redemocratizado em 1993 (mais jovem que muitos de nós né?!). É uma cidade rica em história, que passou pelo nazismo e comunismo e, após tantos períodos de repressão, acabou tendo uma decadência no número de religiosos atingindo hoje uma população de 70% de ateus. Como muitos locais na Europa, essa cidade é cheia de templos religiosos, mas com a grande população de ateus, as igrejas “perderam” seu espaço e muitas começaram a ter suas edificações usadas para outras finalidades, como óperas, restaurantes e boates. Chocados!? Eu admito que fiquei, mas por que então, indicamos uma visita a esse local? Porque essa cidade abriga a linda Igreja de Nossa Senhora da Vitória onde está abrigada a famosa imagem do Menino Jesus de Praga e, obviamente, que não passaríamos por dezembro sem falar da devoção ao nosso querido menino Jesus.

                Existem várias histórias acerca dessa bela imagem, mas uma das mais aceitas é que a estátua do Menino Jesus, que atualmente é venerada no santuário de Nossa Senhora da Vitória, é uma réplica do século XVI de uma estátua original confeccionada em um mosteiro do sul da Espanha. A imagem foi adquirida por Isabela Manrique de Lara y Mendoza, uma nobre espanhola e como legado da família chegou até a princesa Polyxena de Lobkowitz. Quando Polyxena ficou viúva, doou a estátua ao mosteiro dos Carmelitas Descalços, num momento de grandes dificuldades financeiras da igreja e ficou aos cuidados do padre Cirilo. A imagem ficou acolhida no oratório do mosteiro, próximo à igreja de Nossa Senhora da Vitória, em 1628. Em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, o mosteiro foi saqueado por soldados protestantes e os frades carmelitas fugiram.

                Durante anos acreditou-se que a imagem do Menino Jesus estivesse destruída, mas ela ficou sob as ruínas do oratório. Em 1637, após retornar a Praga, o padre Cirilo a encontrou apenas com as mãos quebradas. Nesse momento, ele ouviu o Menino Jesus dizer-lhe: “Tende piedade de mim, e eu terei piedade de vós. Restituí-me as mãos e eu vos darei a paz. Quanto mais me honrardes, mais vos abençoarei.” Após a restauração da estátua, atribuem-se diversas curas milagrosas às bênçãos do Menino, assim como a proteção da cidade, quando foi sitiada novamente pelos suecos em 1639. Em 1741, a imagem foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

                Linda história não? Se ela não for o suficiente para valer a visita, ainda temos uma grande surpresa para acolher os corações brasileiros nesse lugar. A imagem de Nossa Senhora Aparecida, em lugar de grande honra.

                E aí, partiu Europa para ver de perto essas belezas? Pois eu deixo essa dica aos mochileiros de plantão… A cidade de Praga.

Giselle Lopes – Pascom Loreto.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais